O Virtual DJ é um software que permite mixar músicas como um DJ profissional. Uma das aplicações do programa é a possibilidade de usar a pré-escuta, ou seja, ouvir uma música diferente da que está sendo tocada para trocá-la quando quiser. Para isso, é necessário que algumas configurações sejam feitas.

Aprenda a mixar músicas no Virtual DJ como um DJ profissional

O primeiro ponto é saber qual placa de som está instalada em seu computador. O recurso só pode ser acessado por placas de som multicanal, ou com uma placa de som USB. Nas versões pagas do programa (VirtualDj Basic e VirtualDj Pro Full), também é possível usar duas placas ou hardware especializado para DJs.

Como configurar o Virtual DJ para pré-escuta (Foto: Reprodução/André Sugai)

Usando Placa de Som 5.1/6.1/7.1

Passo 1. Conecte um par de alto-falantes estéreo na saída frontal e o fone de ouvido na saída traseira do computador. Abra o VirtualDj e vá em "Configurações" e "Configurações de Áudio". Coloque “Saída” como "Alto-falante + Headphone";

Configuração permite uso de Pré-Escuta no VirtualDj (Foto: Reprodução / Laura Martins)

Passo 2. Deixe a colune de “Entrada” sem nenhuma opção marcada, ou clique em “Microfone” se quiser usar um. Na tabela na parte inferior da tela, em “Soundcard” escolha a placa de som que deseja utilizar e clique em “Aplicar”.

Notebook com placa de som USB básica

A maior parte dos notebooks tem somente uma saída para fone de ouvido. Aqueles que têm duas saídas funcionam – em sua maioria – com o mesmo sinal de áudio (usado para mais pessoas escutarem a mesma coisa). Nesses casos, não é possível usar o pré-escuta.

A forma mais fácil de resolver esse problema é usando uma placa de som USB para usar o fone de ouvido. 

Os passos de configuração são os mesmos da opção interior, com uma diferença. Na caixa “Sound Card” é preciso colocar em “Master” a placa de som interna do computador. Já em “Headfones”, escolha a placa de som USB. Os alto-falantes devem ser conectados à saída de som do notebook e os fones de ouvido à placa externa.

Placa externa pode aumentar capacidade do computador (Foto: Reprodução / Laura Martins)

Separação Monofônica

O VirtualDJ também permite utilizar um cabo divisor Y (também conhecido como divisor P2 estéreo para mono), que separa o som Mono nos canais direito e esquerdo. Porém, a qualidade do som pode cair.

Passo 1. Conecte o cabo no computador e os alto-falantes na saída Left (canal esquerdo) e os fones de ouvido na saída Right (direito) do cabo divisor. Na tabela branca na tela de configurações de áudio, escolha as seguintes opções:

1) Source - Mast

... er: canal esquerdo; Fones de ouvido: canal direito.

2) Sound Card -  Mono Separated (escolher a placa de som do seu computador).

Escolha canal mono ao usar cabo divisor (Foto: Reprodução / Laura Martins)

Na hora de comprar o cabo divisor, lembre-se que os cabos mais comuns separam o som estéreo em duas saídas também estéreo (para conectar, por exemplo, dois fones de ouvido). Com eles, não é possível separar os áudios.

Qual o melhor serviço de streaming de música? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo