O Nubank é um cartão de crédito livre de taxas e sem toda a burocracia habitual exigida pelos bancos. A proposta do serviço, criado por uma empresa brasileira, é ter a praticidade na usabilidade. Ainda assim, pessoas podem ter dúvidas sobre a segurança no aplicativo.

O que é Nubank? Conheça o cartão de crédito para celulares

O cartão de crédito é totalmente controlado pelo celular do cliente. Mas será que o Nubank é seguro? Confira a seguir se a assinatura é confiável, assim como formas de manter a proteção das informações no programa.

Nubank não cobra anuidade e nenhuma outra tarifa, mas é confiável? (Foto: Divulgação/Nubank)

Posso confiar no Nubank? 

O Nubank é completamente controlado pelo smartphone, através do app para Android ou iOS. Apesar disso, mesmo com o caráter virtual, o cartão segue as legislações impostas pelo Banco Central do Brasil.  Para completar, a desenvolvedora garante que as informações são as maiores prioridades e que, por isso, contam com alto nível de criptografia para garantir a proteção dos dados dos clientes.

 Como me proteger dentro do app? 

Apesar de ser confiável, há cuidados básicos para se tomar em qualquer aplicativo e, assim, evitar futuras dores de cabeça. O TechTudo traz uma lista com dicas para você ter segurança ao usar o Nubank. Confira a seguir.

1. Download oficial 

A dica mais importante é baixar apenas a versão original do aplicativo. Para ter certeza de que fará download da edição oficial, vá até o site oficial do cartão, ou diretamente às lojas oficiais, como App Store, para iPhone, e Google Play Store, para Android. Nessas plataformas, há a certeza de que o software foi verificado contra comportamento malicioso. No Google Play, por exemplo, existe checagem automática dupla. Isso ocorre quando quando o programa é enviado e, mais tarde, quando é instalado. 

Seja pela Play Store ou pela loja do iOS, baixe o Nubank oficial (Foto: Reprodução/Pond5)

2. Não enviar dados por SMS 

Criminosos se adaptaram à tecnologia com diversos recursos para enganar pessoas. Uma das formas de fazer isso é através de mensagens de texto ou ligações. Há casos de SMS fraudulentos, com brindes, sorteios ou solicitação de dados. Bancos e outras empresas raramente irão pedir dados por torpedo. É importante estar sempre alerta a mensagens suspeitas. Por isso, procure maneiras de saber se o recado vem mesmo do Nubank e evite ceder informações pessoais para estranhos. 

Qual é o melhor sistema operacional para celular? Comente no Fórum do TechTudo 

... éditos (Foto: Luciana Maline/TechTudo))" title="Pacotes de dados SMS podem consumir seus créditos (Foto: Luciana Maline/TechTudo) (Foto: Pacotes de dados SMS podem consumir seus créditos (Foto: Luciana Maline/TechTudo))" width="695" height="463">É importante não enviar dados por SMS, principalmente para estranhos (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Além disso, é importante ter cuidado ao clicar em links contidos em e-mails ou SMS. O seu banco nunca enviará solicitações de dados importantes ou a senha completa, por exemplo.

3. Tenha sempre um bom antivírus no smartphone 

Muitos usuários ainda não têm ideia da importância de ter um antivírus no smartphone, tablet ou PC. No caso do Nubank, que realiza operações virtualmente, ter o aparelho protegido é ainda mais essencial. Assim como computadores, celulares carregam enorme quantidade de informações que precisam de proteção. Com isso, veja uma lista de programas antivírus para o smartphone.

4. Leia bem os termos de permissões e privacidade do aplicativo 

Antes de instalar um aplicativo, é útil conferir os termos de privacidade (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Por mais trabalhoso que seja, é muito importante ler os termos de privacidade e permissões do app, principalmente em casos como o Nubank. Nos documentos, as empresas detalham quais recursos e funções do dispositivo serão usadas, assim como as informações que serão consultadas. Ao ler os termos, você toma conhecimento daquilo que a empresa pode fazer com a conta, sem que você se sinta enganado depois. A dica é fazer isso sem pressa e reservar alguns minutos para ler tudo antes de aceitar qualquer coisa.

5. Evite redes de Wi-Fi públicas

Redes Wi-Fi públicas são menos seguras que conexões domésticas ou de dados (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Acessar o Wi-Fi livre nos estabelecimentos é muito conveniente, mas tenha cuidado para o uso não virar dor de cabeça. Ao usar redes públicas, suas informações ficam muito expostas. Então, por mais tentador que seja consultar o saldo ou fazer transações, evite ao máximo isso quando estiver conectado a redes abertas. Se você precisar muito de fazer algo na conta, primeiro desative o Wi-Fi e conecte-se à Internet da operadora de telefonia. 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo