O Pinterest e o Instagram são redes sociais indicadas para quem deseja encontrar boas ideias em fotos. Por meio delas, é possível achar dicas e novidades em posts sobre decoração, roupa, alimentação, esportes, viagem, tatuagem e diversos outros assuntos. Além disso, é possível seguir marcas e influenciadores digitais para saber a opinião de especialistas e também acompanhar todas as tendências de temas do seu interesse.

O TechTudo comparou os principais recursos das redes sociais. Descubra a seguir qual é a plataforma mais indicada para encontrar fotos que podem servir de inspiração.

Número de usuários

De acordo com o site CNET, o Pinterest alcançou, em setembro de 2017, a marca de 200 milhões de usuários ativos mensais, ultrapassando, assim, o Snapchat que tem 173 milhões. A rede social, no entanto, não conseguiu chegar à posição de destaque do Instagram, que conta com 700 milhões de pessoas.

Pesquisar ideias

Tanto o Pinterest quanto o Instagram são vistos por muitos usuários como uma forma de buscar referências e inspirações em moda, decoração, vida saudável e outros temas. Em ambos, você pode seguir amigos, marcas, personalidades e influenciadores para ficar por dentro das tendências em assuntos que tem interesse. Dessa forma, é possível ter um feed personalizado com todas as postagens desses grupos.

O Instagram tem como diferencial as ferramentas para encontrar ideias, como os Stories (fotos e vídeos disponíveis por 24 horas), a busca por hashtags mais populares, além da possibilidade de seguir esses termos, e a aba "Explorar", que exibe as publicações que receberam bastante interação na rede social e podem agradar ao usuário.

Apesar disso, o Pinterest ganha nesse quesito, já que oferece a opção de escolher, desde o primeiro acesso, os assuntos que você tem mais interesse. Assim, as postagens vão aparecer no seu feed de acordo com o seu gosto. A aba "Pesquisar" é mais organizada e tem mais opções se comparada ao rival: "Tendências", "Animais", "Viagem", "Humor", "Tecnologia", "Comida e bebida", "Decoração", "Esportes", "Entretenimento", "Estilo Feminino", "Estilo Masculino", entre outras.

Além das publicações, a rede social também exibe hashtags relacionadas à cada uma das categorias. O Pinterest também tem o recurso de fazer pesquisa por imagem: basta tirar uma foto com a câmera do celular, selecionar uma imagem salva no smartphone ou escolher uma das imagens sugeridas pelo app para acessar um resultado correspondente à sua pesquisa e palavras-chave. Dessa forma, a busca por novas ideias fica mais fácil.

... QEAAwACAQUAAAAAAAAAAAERACExQWFREIGR0fH/2gAIAQEAAT8QWBLKCR2yKsd3u8UkdFUVBRs3zKCMiBN7p0p9s/iYaZx45ihJ8l2o8Zw5iVYWztArxp8mBlb6FnPJSfk+iV5JLolQvoDbrxgxCOSKA2hfcL5wDHFYsvI0fples//Z">

Filtros para pesquisar ideias em imagens no Pinterest e Instagram (Foto: Reprodução/ Carolina Ribeiro)

Salvar posts

O Instagram permite guardar uma postagem que o usuário gostou. Para isso, basta tocar no botão localizado no canto direito, logo abaixo da imagem ou do vídeo. Após a ação, o símbolo ficará preto, o que quer dizer que a postagem está armazenada na aba "Tudo". Caso queira criar uma pasta, vá até "Coleções", toque no ícone de mais (+) e escolha um nome. Ela ficará salva na sua coleção e somente você poderá acessá-la.

O Pinterest, entretanto, se destaca nesse quesito, pois possui uma ferramenta mais fácil e intuitiva. Há duas formas de armazenar uma publicação na rede social: toque no Pin e, depois, em "Salvar" ou clique no botão "Salvar", no canto inferior direito da tela. Outro diferencial, se comparado ao concorrente, é a facilidade de criar uma pasta para salvar a postagem. No Instagram, é necessário acessar outra tela para fazer o procedimento e, por consequência, seguir mais passos para concluir o processo.

Para criar uma pasta no Pinterest, é preciso selecionar uma pasta pré-definida pelo aplicativo ou fazer uma nova pasta em "Criar Pasta", tudo na mesma tela. Vale destacar que, diferentemente do Instagram, o usuário tem a opção de deixar a pasta aberta, com acesso livre para qualquer pessoa, ou mantê-la privada.

Salvar posts no Pinterest e Instagram (Foto: Reprodução/ Carolina Ribeiro)

Compartilhar posts em outras redes

O Instagram tem uma limitação em relação compartilhamento de posts em outras redes sociais. Além de permitir o envio de fotos ou vídeos para os amigos, o aplicativo traz apenas outras duas opções: WhatsApp e Facebook Messenger. Também existe a possibilidade de copiar o link para compartilhar em outras plataformas, o que pode dar um pouco mais de trabalho. Já o compartilhamento no Pinterest é compatível com outros programas, como WhatsApp, Facebook, Messenger, Gmail e até o rival Instagram.

Compartilhar posts no Pinterest e Instagram (Foto: Reprodução/ Carolina Ribeiro)

Conclusão

Na disputa pelo posto de melhor rede para achar ideias em fotos, o Pinterest tende a se sair melhor do que o Instagram. Nele, o usuário pode achar posts interessantes com filtros mais detalhados e variados, além de ter uma maior organização para achar os assuntos de preferência. A plataforma também se destaca por salvar publicações de outras pessoas de forma mais fácil e oferecer mais opções de compartilhamento em outras redes sociais. Apesar do concorrente ter ferramentas mais eficazes, o Instagram leva a melhor em um aspecto: o app tem mais pessoas usando o seu serviço.

Via Cnet

Instagram não carrega fotos: como resolver? Descubra no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo