Os novos motoristas agora podem contar com a ajuda dos apps de smartphones para dirigirem com mais tranquilidade. O fácil acesso à Internet móvel, principalmente através das conexões 3G e 4G, faz surgir inúmeros programas que ajudam no dia a dia dos recém habilitados. Waze, Car Locator e OndeParar são algumas das ferramentas indispensáveis para quem não quer ter problemas na hora de sair com o carro. 

Waze ou Here: qual é o melhor aplicativo de trânsito para usar no celular?

Os programas servem para ajudar motoristas a traçar rotas, encontrar estacionamentos próximos, controlar os gastos do veículo e até mesmo indicar onde você estacionou o carro. Confira os melhores aplicativos para te ajudar no trânsito.

Aplicativo Waze é ideal para quem precisa encontrar o melhor caminho (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

- Waze

O Waze é um dos aplicativos mais populares entre os motoristas (Foto: Divulgação)


O mais popular entre os aplicativos de trânsito é o Waze. Disponível para Android, iOS, Windows Phone e BlackBerry, ele traça rotas e faz o mapeamento do tráfego em tempo real, informando ao usuário o tempo e distância que faltam para chegar até o destino. O programa ainda indica postos de combustíveis com o melhor preço no seu trajeto. Nele o usuário pode informar e também visualizar notificações sobre acidentes, avisar sobre perigos, policiais na pista e outras ocorrências na rota. Além disso, o aplicativo também disponibiliza caminhos feitos por outros usuários.

- OndeParar

O App Onde Parar ajuda o motorista a encontrar o estacionamento mais próximo (Foto: Divulgação)

Encontrar vagas para estacionar nas grandes cidades é um dos maiores desafios dos motoristas. Com o aplicativo Onde Parar, o motorista encontra estacionamentos próximos e tem acesso a tabela de tarifas, horário de funcionamento, quantidade de vagas e forma de pagamento.

Os usuários também podem avaliar o serviço prestado e colaborar com a plataforma ao sugerir estabelecimentos concorrentes na mesma localidade. O aplicativo traça uma rota para ajudar o motorista a chegar até o estacionamento. Além disso, pessoas com necessidades especiais tam

... bém podem encontrar estabelecimentos onde existem vagas destinadas para seus veículos.

O usuário também pode filtrar os resultados da busca de acordo com a tarifa cobrada pelo local. É possível escolher entre preços por 30 minutos parado, uma hora, duas horas, 12 horas e até mesmo de diárias (24 horas).

O aplicativo é gratuito e está disponível para Android e iOS.

- MyCar Locator Free

MyCar Locator é um app que localiza onde o carro está estacionado (Foto: Divulgação)

Esqueceu onde estacionou o carro? O aplicativo MyCar Locator pode te ajudar. Além de indicar os estacionamentos mais perto, semelhante ao app Onde Parar, ele te lembra de onde você estacionou usando o GPS e te encaminha até o carro.
O aplicativo está disponível gratuitamente apenas para Android.

Car Locator

Car Locator é outro aplicativo que dá a localização exata do local onde o carro está estacionado (Foto: Divulgação)

Como sincronizar os favoritos do Waze entre diferentes gadgets? Veja no Fórum do TechTudo

O Car Locator tem a mesma função do  My Car Locator, porém ele está disponível para os usuários do Windows Phone. O aplicativo indica no mapa onde você estacionou o seu veículo e calcula o itinerário até ele. Com ele, você nunca mais vai perder o seu carro.

- Onde Parei?

O app Onde Parei também informa o local onde o carro está estacionado (Foto: Divulgação)

Disponível para iOS, o app Onde Parei? tem a mesma finalidade dos dois últimos citados acima. O aplicativo é em português e usa o sistema de localização do smartphone para marcar o local onde o carro foi estacionado. Além disso, ele mostra no mapa a distância que o motorista está do seu veículo e o trajeto até ele.

O aplicativo também notifica quando trocar o cartão de faixa azul de acordo com o tempo que ele está estacionado. E ainda permite fazer anotações ou tirar fotos dos pontos de referência do local.

O aplicativo é gratuito e está disponível também para dispositivos Android.

- Carrorama

Carrorama é um aplicativo que controla os gastos e as manutenções do carro (Foto: Divulgação)

O Carrorama é um aplicativo ideal para controlar todos os gastos que envolvem um carro ou moto, desde a manutenção até outras despesas. Ele oferece relatórios com gráficos de percentuais de todos os gastos: abastecimento de combustível, financiamento, seguro, impostos e até gastos com estacionamento, lavagem do veículo e pedágios. Controla a troca de óleo, balanceamento, freios, troca dos pneus e outros itens de manutenção.

Além disso, o motorista pode configurar alertas para as datas de pagamento das parcelas do financiamento ou vencimento da CNH. O app também ajuda a saber quanto o veículo consome de gasolina, etanol e diesel e possui uma agenda de contatos com telefones úteis: da concessionária, do borracheiro e até mesmo do DETRAN e do Corpo de Bombeiros.

O aplicativo é gratuito e está disponível para Android e iOS.

- EconoFlex

O aplicativo Econoflex compara o preço do etanol em relação à gasolina e informa se compensa abastecer com o combustível (Foto: Divulgação)

Gasolina ou etanol? Quando surgir a dúvida entre a diferença de preços dos combustíveis e você quiser ver qual vale mais a pena abastecer use o EconoFlex. O aplicativo faz as comparações dos preços e mostra qual dos dois é mais vantajoso e até qual o preço máximo do etanol compensa abastecer.

O aplicativo é fácil de usar, gratuito e está disponível para Android e iOS.

- Mãos no Volante

O app Mãos no Volante bloqueia ligações e mensagens enquanto o usuário dirige (Foto: Divulgação)

Todo mundo sabe o perigo de usar o celular enquanto dirige, mas alguns usuários não resistem à curiosidade quando escutam a notificação sonora ou não deixam de atender quando o celular toca. Para evitar esse tipo de atitude, o aplicativo Mãos no Volante bloqueia mensagens e ligações enquanto o usuário está dirigindo.

Para usar, basta agendar o tempo que gastará até o destino e o celular será automaticamente bloqueado. O usuário também pode configurar mensagens de resposta automática para quem desejar entrar em contato durante este período.

Disponível para Android, o app é gratuito e muito fácil de usar.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo