Super Mario, o mascote da Nintendo, é até hoje um dos personagens que mais recebe games nas plataformas da empresa, e o Nintendo 3DS não é exceção. No portátil o encanador estrelou duas aventuras eletrizantes e distintas, trouxe sua tradicional corrida com Mario Kart e ainda recebeu vários outros games.

Veja como jogar games do Super Nintendo gratuitamente no seu PC

A lista vai desde as duas séries de RPG do personagem, com Paper Mario e Mario & Luigi, passa por mais games voltados para o multiplayer como Mario Party, Mario Golf e Mario Tennis e conta até mesmo com participações inusitadas, como o game olímpico no qual Mario compete com o mascote da Sega, Sonic. Confira:

Super Mario 3D Land é a aventura mais épica do personagem no Nintendo 3DS (Foto: Reprodução/The Gamer Scene)

Super Mario 3D Land

A primeira grande jornada de Mario no Nintendo 3DS foi provavelmente a mais interessante, ao reunir elementos familiares tanto das aventuras do encanador em 3D quando em 2D, o que criou um novo híbrido que era diferente de ambos.

Super Mario 3D Land trouxe mundos em 3D mas sem caça a estrelas ao resgatar o simples objetivo de chegar ao final da fase em tempo. O game ainda inspirou uma sequência, Super Mario 3D World, para Nintendo Wii U.

New Super Mario Bros. 2

O mascote da Nintendo voltou aos seus moldes 2D pouco depois com New Super Mario Bros. 2, no entanto, isso não significa que o game não tenha introduzido grandes novidades. O foco da vez no jogo é dinheiro, mais precisamente as moedas de ouro.

Seu objetivo é conseguir o máximo delas que puder durante a aventura, com direito a novos power-ups que ajudam você nessa tarefa, como itens que transformam blocos e até mesmo inimigos em puro ouro.

Mario Kart 7

As corridas de Mario retornaram no Nintendo 3DS com o primeiro capítulo da série numerado, que depois seria seguido também por Mario Kart 8 no Nintendo Wii U. Uma das grandes diferenças dessa versão é que os Karts agora podem se transformar, com a ajuda de motores submarinos para andar embaixo da água e asas-deltas para sobrevoar a pista.

Além disso, o Nintendo 3DS permitiu finalmente um alto nível gráfico, equiparável às versões dos consoles.

Paper Mario: Sticker Star

A série de RPG com a versão de papel de Mario foi a primeira a ter um capítulo no Nintendo 3DS com Paper Mario: Sticker Star. Como o próprio título sugere, a ideia da vez é um foco em adesivos. Durante sua aventura você irá obter adesivos que dão super poderes para Mario lutar em batalhas e também para resolver quebra-cabeças.

O mais engraçado é que há adesivos de objetos completamente realistas inseridos no mundo cartunizado, como tesouras, ventiladores e mais, que são ainda mais poderosos.

Mario & Luigi: Dream Team

Nunca muito atrás da série de RPG Paper Mario, o RPG Mario & Luigi foi lançado um ano depois no portátil com uma ideia ainda mais louca. Dessa vez o foco está todo em Luigi, conforme a dupla de irmãos ganha o poder de adentrar os sonhos do encanador menos popular da Nintendo.

... eight: 100%;" class="youtube left">

Isso tudo enquanto o game mantém o charme dos anteriores, como seu sistema de batalha extremamente ativo no qual jogadores precisam controlar ambos os personagens e pressionar botões na hora certa para se defender e atacar.

Mario & Sonic at the London 2012 Olympic Games

Normalmente descartada por se tratar de uma coletânea de minigames aparentemente superficial, a série olímpica de Mario & Sonic pode ser uma das maiores surpresas do portátil.

Além de contar com o carisma de dois dos mascotes mais icônicos do mundo dos jogos, Mario & Sonic at the London 2012 Olympic Games traz minigames extremamente divertidos que tornam as modalidades esportivas mais competitivas do que nunca. Em agosto de 2016 haverá uma sequência nas Olimpíadas do Rio de Janeiro.

Mario Party: Island tour

A tradicional festa de Mario também traz uma coletânea de minigames de respeito no Nintendo 3DS que tenta consertar alguns defeitos apontados na longa série. Por exemplo, há uma extenso modo single player dessa vez, com chefes a se enfrentar, para que jogadores não fiquem entediados quando não há amigos por perto.

O game permite que 4 pessoas joguem nos minigames com apenas 1 cartucho localmente, porém a falta de um modo online nos dias atuais realmente desaponta.

Mario Golf: World Tour e Mario Tennis Open

Após pular uma geração no Nintendo DS, as séries Mario Golf e Mario Tennis retornaram no Nintendo 3DS, novamente pelas mãos da produtora Camelot. Apesar de serem esportes diferentes ambos os games partilham ideias em comum, com o foco em deixar os esportes ainda mais divertidos com elementos da série Mario e com a presença de toda a sua turma.

No entanto, os incríveis modos RPG que ambos os games tinham no GameBoy e GameBoy Advance foram removidos.

Puzzle & Dragons: Super Mario Bros. Edition

O popular game de quebra-cabeça Puzzle & Dragons Z ganhou um reforço de peso ao ser lançado no Nintendo 3DS.

Ele vem em um pacote duplo que além do jogo original traz também uma versão Puzzle & Dragons: Super Mario Bros. Edition, a qual substitui os elementos do jogo por personagens e inimigos da série Mario, com direito a uma aventura própria com um mapa para conquistar.

Você ainda joga games retrô nos consoles? Comente no Fórum do TechTudo!



>>> Veja o artigo completo no TechTudo