A Samsung liberou recentemente o aplicativo S Health para os smartphones Android que rodem a versão 5.0 ou superior do sistema operacional do Google. Com a mudança, usuários com aparelhos de outras fabricantes também podem usar o aplicativo de saúde para controlar a alimentação, fazer exercícios ou checar a pressão arterial. Aprenda a utilizar o S Health com as dicas a seguir.

Samsung trabalha em tela mais resistente; entenda ‘Turtle Glass’

Primeiros passos

O S Health usa os sensores do celular, bem como a localização do usuário, para realizar tarefas como contagem de passos e cálculo de distância. Por isso, a primeira coisa a fazer após instalar o aplicativo é permitir que ele acesse essas informações.

Aprenda a utilizar o S Health, aplicativo de saúda da Samsung (Foto: Divulgação)

Para isso, marque as duas caixas de “Concordo” na primeira tela do app (1) e toque em “Seg.”. Em seguida selecione a opção “Pular”, caso seu dispositivo não seja um Samsung. Isso não comprometerá a funcionalidade do aplicativo, apenas deixará de oferecer o recurso de backup automático dos dados.

Telas iniciais do app S Health, da Samsung (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Seja mais ativo

Passo 1. Uma das principais funções do S Health está no menu “Seja mais ativo”, que permite estabelecer uma meta diária de minutos de exercício e acompanhar o progresso. Da primeira vez que executar o app, é a tela a seguir que será mostrada. Clique no botão “Adicionar” para usar este recurso.

Início da configuração do recurso "Seja mais ativo" (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 2. Você verá uma régua com marcadores indicando o tempo de exercício. O S Health recomenda 60 minutos, mas você pode diminuir esse período para o mínimo de 30 minutos ou aumentar para o máximo de 360.

Telas indicando mudança de meta para minutos de exercício diário (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 3. Note que existe um botão “Inform.”, descado na primeira imagem abaixo. Entrando nele, você obterá informações relevantes sobre o que aborda o recurso em questão. Por exemplo: em “Seja mais ativo”, o app mostrará recomendações de minutos de atividade física; em “Alimentação saudável”, exibirá recomendação de ingestão diária de calorias, e assim sucessivamente.

... ões (Foto: Reprodução/Raquel Freire)" height="400" width="695">Destaque para botão de informação e tela com recomendações (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 4. Agora toque em “Passos”, conforme destacado na primeira figura. A aplicação entrará na guia “Rastrear” (imagem 2) e começará a contar seus passos, marcando a quantidade de calorias perdidas e o tempo que você está gastando. Os passos dados pelo usuário aparecem à esquerda da barra, enquanto a meta aparece à direita (neste exemplo, foram dados 33 passos de uma meta de 6000).

Rastreamento de passos do S Health em execução (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 5. Para alterar a meta de passos, clique em “Mais”, no canto superior direito, e selecione “Definir objetivo”. Em seguida mova a régua até chegar na quantidade de passos que você pretende dar por dia. O S Health grava a alteração automaticamente, bastando que você volte para o menu anterior (clicando na seta no topo da tela) para que o novo objetivo seja salvo.

Alteração da meta diária de passos no S Health (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 6. Além da guia “Rastrear”, observam-se duas outras: a “Tendências”, onde são exibidos gráficos sobre seus minutos de atividade, e “Prêmios”, que mostra a relação de metas atingidas, quando elas existem.

Guias "Tendências" e "Prêmios" (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 7. Por fim, se quiser compartilhar suas estatísticas com amigos, personal trainer ou médico, volte à guia “Rastrear” e clique em “Compartilhar”. Há uma grande gama de aplicativos suportados, tais como Facebook, WhatsApp, Gmail, Facebook Messenger, entre outros.

S Health permite compartilhar rotinas de exercício via redes sociais (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Definindo seu perfil

Passo 1. Voltando à tela principal, você será induzido a incluir outros rastreadores importantes, como o de alimentação. Antes de fazer isso, porém, é interessante definir seu perfil, para que o serviço possa recomendar um consumo calórico. Toque no ícone de boneco ao lado do título S Health, confome indicado na imagem 1. Na janela a seguir, digite seu nome, faça upload de uma foto de perfil e informe gênero, data de nascimento, altura, peso e o nível de atividade. Clique em “Salvar”.

Preenchimento do perfil no app S Health (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Alimentação saudável

Passo 1. Em vez de seguir o tutorial apresentado pelo app, você pode ativar os recursos que julgar melhor. Para isso, toque em “Mais”, no canto superior direito da tela principal, e selecione “Gerenciar itens” (imagem 1). Depois ative os rastreadores que achar interessantes e toque na seta ao lado de “Gerenciar itens” para voltar à tela inicial. Embora vários rastreadores tenham sido ativados na figura 2, vamos ensinar a configurar o “Alimentos”.

Incluindo rastreadores através do gerenciador de itens (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 2. Na tela principal, mova a barra de rolagem para baixo até encontrar a opção “Alimentos” e pressione o botão “Adicionar”. Você será redirecionado à seção de alimentos, que exibirá um objetivo de consumo calórico baseado nas informações fornecidas no perfil. Caso queira alterar essa meta, toque no “Mais” e selecione “Definir objetivo”;

Destaque para calorias recomendadas e botão "Mais" na seção "Alimentos" (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 3. Escolha a meta de calorias diárias e toque na seta ao lado de “Definir objetivo” para voltar à tela anterior e começar a editar sua alimentação.

Alteração de meta de consumo calórico diário (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 4. Toque nas refeições que você já fez no dia para descriminá-las. Neste tutorial, começamos pelo café da manhã. Clique no ícone correspondente e busque os alimentos que você consumiu na lista. Ao encontrar, dê um toque para adicioná-los.

Início da inclusão de itens do café da manhã no S Health (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 5. Toque no ícone para editá-lo. Você pode escolher a quantidade de itens consumidos, a unidade e medição (no exemplo abaixo, quatro copos de café com açúcar de 50 ml cada). Se você costuma ingerir um determinado alimento várias vezes, toque na estrela para favoritá-lo. Deslizando a tela para baixo, conforme mostra a figura 2, você verá informações nutricionais, como percentual de gordura e carboidratos. Ao terminar de editar, toque em “OK” no topo da tela.

Seta aponta para botão "OK" no topo da tela (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 6. Continue incluindo os itens do café da manhã e, ao terminar, clique em “OK”. Repita o procedimento com o almoço, lanche da tarde e todas as outras refeições que tiver feito. Note que este espaço é destinado ao controle do que você efetivamente comeu, e não de uma dieta ideal.

Telas mostram gráfico após preenchimento de café da manhã e almoço (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Aplicativos parceiros

Passo 1. Entrando no botão “Mais” e selecionando “Aplicativos parceiros” é possível ver todos os apps que possuem integração com o S Health. O famoso Nike+ Running, Workout Trainer e Hydro Coach Pro são alguns apps que possuem recursos complementares ao serviço da Samsung.

 

S Health tem vários apps parceiros, como o Nike+ Running (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Acessórios

Passo 1. O S Health também possui integração com o smartwatch Samsung Gear S2. Quem tem o dispositivo pode fazer a conexão via Bluetooth entrando em “Acessórios”, através do menu “Mais”.

App da Samsung se conecta ao Gear S2 (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Configurações

Passo 1. Para fazer ajustes no S Health, entre no menu “Mais” e toque em “Configurações”. Lá é possível alterar dados da conta Samsung, senha, unidades de medida usadas pelo aplicativo e ativar/desativar recebimento de notificações, entre outras alterações.

S Health permite configurar unidades de medida, senha e outras informações (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Pronto. Com essas dicas você pode começar a usar o S Health no seu smartphone Android.

O que você espera do Galaxy S7? Comente no Fórum do TechTudo. 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo