Durante a Canon EXPO, realizada em Paris, a Canon apresentou novos produtos e conceitos que dão uma ideia de para onde a empresa pretende ir com seus lançamentos. Entre essas novidades, uma impressora 3D a resina e um headset de realidade virtual batizado de MREAL, voltado à produtividade.

Câmera 3D também funciona como computador Ubuntu e Android

Em relação à impressora, a Canon demonstrou o funcionamento da máquina valorizando o sistema de extrusão usado para dar forma à resina. Segundo a Canon, a tecnologia é ideal para processos de manufatura de diversos ritmos, desde a impressão em pequena escala a uma fabricação de objetos em grande volume.

Impressora 3D da Canon foi desenvolvida para poupar tempo em processos de impressão de pequeno e grande volume (Foto: Divulgação/Canon)

O grande apelo da impressora é que ela reduz o tempo gasto na fase de acabamento, diminuindo o tempo necessário para a impressão. Segundo a Canon, essa economia pode ser melhor investida dedicando mais atenção em processos de desenho e inovação de produtos.

A impressora foi revelada como conceito e não se sabe se a Canon tem alguma intenção de lançá-la comercialmente. No momento, em relação ao mercado da impressão tridimensional, a empresa se limita a fornecer sistemas para outros fabricantes de impressoras do tipo.

O vídeo abaixo, em inglês, apresenta o funcionamento da impressora:

Headset MREAL

Outro produto interessante apresentado pela Canon durante a exposição foi o headset que, na definição da empresa, trata-se de um “headset de realidade misturada”, numa tradução livre do inglês.

Canon cria headset de realidade virtual para ser usado como ferramenta de trabalho (Foto: Divulgação/Canon)

Em vez de criar um óculos para entretenimento, a Canon desenvolveu o MREAL como uma ferramenta de produtividade. Segundo os criadores do headset, designers poderiam utilizá-lo durante o processo de criação de um novo produto para testar seu desenho e funcionalidades antes de criar os primeiros protótipos.

Qual a melhor câmera digital semi-profissional/superzoom/compacta? Opine no Fórum do TechTudo.

Com o óculos, seria possível manipular e interagir

... com o desenho para testá-lo num ambiente de realidade virtual antes de gastar recursos e matéria-prima em processos de fabricação de protótipos que podem acabar sendo descartados.

Com o design definido, o usuário poderia partir para a fase de fabricação do produto numa impressora tridimensional. Assim como a impressora, o headset MREAL ainda está em fase de desenvolvimento e não tem data para chegar ao mercado.

Veja o headset da Canon em ação no vídeo:

Via SlashGear e 3D Printing Industry



>>> Veja o artigo completo no TechTudo