O GuiaBolso é um aplicativo para ajudar no controle financeiro pessoal, com funções para quem quer ficar de olho em gastos excessivos e estipular metas de economia. O programa permite categorizar despesas, criar gráficos de desempenho, além de funções simples como consulta de saldo, extrato e fatura de cartão. Veja como tirar proveito de suas funções no celular ou tablet para gastar menos por mês e melhorar a sua saúde financeira.

Fuja da crise: conheça aplicativos para ajudar a controlar seus gastos

O serviço de monitoramento de finanças é gratuito e está disponível para iOS, Android e web.

Aprenda a usar o GuiaBolso para gerir suas finanças (Foto: Divulgação)

Configurando sua conta bancária

Os primeiros passos de utilização do GuiaBolso envolvem a criação de uma conta com e-mail e senha, como em outros serviços online, mas pede também o cadastro da sua conta bancária para disponibilizar consultas e ajudar a planejar suas finanças. Para isso, você deve digitar sua senha de Internet do banco, que será usada para o app alimentar o app com seus dados.

Informe a senha para conectar a conta do seu banco (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Os desenvolvedores garantem que a senha fica protegida, pois é enviada com segurança para o banco para obter a leitura da conta. O GuiaBolso não acessa mais do que seu extrato e fatura de cartão, portanto não pode realizar transações nem mexer no dinheiro.

É possível escolher quantas contas bancárias você tiver, de qualquer banco.

Consultando saldo e extrato

Assim que o app obter seus dados bancários, irá mostrar na tela um resumo das suas finanças. Um toque no topo da página mostra seu saldo e extrato completo, incluindo as saídas e entradas do mês – no canto superior, é possível trocar o mês de consulta. Você pode visualizar cada transação do extrato exatamente como é representada no banco, contendo valores e descrições.

Visualize seu saldo e extrato (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Um toque em uma transação, ao contrário do site do banco, dá mais informações ao usuário. Por exemplo, é possível ignorar a transação para que não apareça no seu extrato, mudar a categoria em que o app a encaixou ou inserir tags para busca rápida de gastos no campo de pesquisas universal acessado pelo ícone de lupa.

Acesse os gastos para ver data, categoria ou para retirá-la do extrato (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Categorizando despesas

... /p>

A categorização das despesas é uma das principais funções do app porque irá alimentar uma série de relatórios que irão lhe fazer compreender melhor para onde está indo seu dinheiro mensalmente. Por isso, ela também é a função que merece mais atenção no primeiro uso. Gaste o tempo que for necessário para trocar gastos de categorias e deixar tudo na caixinha certa.

Explore as categorias e organize seus gastos corretamente (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

É comum, por exemplo, que o GuiaBolso categorize uma compra de mercado como compras gerais, algo que pode ser alterado manualmente de maneira simples, mas que, se não for feito, vai impactar no seu planejamento – se você definir uma meta de compras pessoais no mês, não irá querer que o app considere também as compras de supermercado.

Quebre gastos em categorias diferentes (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Na tela inicial, vá até “Gastos do Mês” e navegue categoria por categoria, trocando itens em desacordo com a realidade. Você verá o gráfico principal atualizado em tempo real na medida em que você move gastos de uma categoria para outra, dando uma visão mais verossímil das suas finanças.

Fazendo seu planejamento

Após definir suas categorias de forma correta, é hora de criar um planejamento para o próximo mês – o gráfico de gastos do mês passado irá lhe ajudar muito nessa tarefa, por isso é ideal que ele já esteja ajustado. Toque no símbolo de “mais” e adicione novas metas para despesas com mercado, bares e outras.

Estabeleça metas de gastos e até de renda por mês (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

É possível até planejar uma meta de renda, caso você seja um profissional liberal e tenha renda variável. Assim, é possível pensar em quais categorias você irá gastar mais e saber com mais confiança quanto deve sobrar para aplicar em uma viagem importante ou investimento no banco.

Verificando seu desempenho

Conforme o uso do GuiaBolso for ficando mais recorrente, você poderá acompanhar o seu desempenho no cumprimento de metas por meio do menu “Saúde financeira”. Lá, o aplicativo estabelece uma pontuação para a relação entre rendas e gastos, então, quanto maior for sua pontuação, em melhores condições estará sua conta bancária.

Aplicativo compara sua saúde financeira com outros usuários (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Junto com a pontuação, o app também fornece uma espécie de ranking em que avalia a sua saúde financeira em comparação com o restante dos usuários, dando-lhe um incentivo para melhorar sempre. A função oferece até um gráfico de desempenho geral, em que você pode visualizar a variação do desempenho no passar do tempo – basicamente, os meses em que sobrou mais ou menos dinheiro na conta.

Confira seu desempenho mensal no gráfico (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Outras funções

O GuiaBolso é completo não só por oferecer integração com bancos e planejamento pessoal, mas também por disponibilizar funções extras como o “Radar de CPF”. Com ele, você pode manter uma vigilância constante sobre dívidas no seu nome, sabendo de antemão quando uma conta sai do controle e seu CPF vai parar nos órgãos de regulação de crédito. O serviço é gratuito.

Consulte CPF, impeça prints e bloqueie o app com senha (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Há ainda algumas funções do app em si que ajudam a manter a privacidade das suas informações, especialmente se o programa está instalado em um dispositivo compartilhado. Por meio das configurações, é possível desativar os prints de tela e até definir uma senha de acesso com quatro dígitos. Dessa forma, você garante que só você vai visualizar os dados da conta bancária – afinal, uma vez que a senha do banco é fornecida, os dados passam a ser atualizados automaticamente sem requerer nova autenticação.

Quais são os cinco melhores celulares Android baratos? Veja no Fórum do TechTudo

 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo