O Fifa 16 marcou presença durante a edição de 2015 da Brasil Game Show. O produtor Samuel Rivera, da EA Sports, concedeu uma entrevista ao TechTudo para falar um pouco sobre os desafios de produzir a série de futebol anual da companhia, e sobre como o game tem evoluído ao longo do tempo.

Acompanhe ao vivo todas as novidades da BGS 2015

Além de afirmar que o Fifa 16 é o melhor jogo já produzido na série, Rivera também falou do grande desafio de tornar o jogo sempre mais complexo e semelhante ao esporte na vida real. “Nós queremos que todos possam jogar, e oferecemos as ferramentas necessárias para isso. Pode ser que Fifa 16 seja mais complicado em um primeiro momento para quem nunca jogou antes, mas é porque tentamos tornar o game parecido com o futebol de verdade”, explicou.

Samuel Rivera no estande do Fifa 16 na BGS 2015 (Foto: Cassio Barbosa/TechTudo)

Apesar de mais complexo, o objetivo da EA Sports é não deixar ninguém de fora da nova edição do Fifa. Assim, se há mais ferramentas para serem utilizadas em jogo, a equipe de desenvolvimento busca maneiras de incluir também os novatos. Um exemplo recente é a inclusão do Fifa Trainer – novo recurso presente em Fifa 16 que mostra os comandos indicados para cada situação.

Segundo Rivera, todo o esforço faz com que, a cada novo jogo, a reação do público seja mais calorosa. E como Fifa 16 não foi diferente. De acordo com o produtor, a companhia sempre acompanha os comentários em fóruns e sites e, quando alguém faz críticas à série, é interessante notar como os próprios fãs iniciam um debate para entender por que alguém não gostou dos jogos.

Quais são as novidades mais esperadas da BGS 2015? Comente no Fórum do TechTudo!

Público aproveita o estande de Fifa 16 para testar o jogo (Foto: Cassio Barbosa/TechTudo)

Novidades na série

O produtor aproveitou também para falar sobre outras novidades, como a inclusão dos times femininos em Fifa. Apesar de receber alguns comentários negativos após o seu anúncio, Rivera comentou que a reação geral dos fãs do game com o novo recurso foi positiva.

Em Fifa 16, apenas 12 seleções femininas foram inclusas, mas a ideia é expandir o número de equipes disponíveis nas edições futuras. No entanto, tudo isso ainda depende de questões de licenciamento.

... /695x521/s.glbimg.com/po/tt2/f/original/2015/10/08/20151008110214_copy.jpg" alt="Fifa 16 (Foto: Diego Borges/TechTudo)" height="521" width="695" title="Fifa 16 (Foto: Diego Borges/TechTudo)">Fifa 16 marca presença na BGS 2015 (Foto: Diego Borges/TechTudo)

O mesmo problema também é usado para explicar a incerteza sobre a presença de competições futuras da Fifa, como a Eurocopa e a Copa do Mundo, seja dentro da série original ou por meio de jogos.

Já para outras mudanças, como a inclusão ou mudança de comandos, por exemplo, Rivera ressalta a importância dada pela companhia às opiniões dos usuários em fóruns sobre o jogo e comentários. Desse modo, se você deseja alguma mudança, já sabe como ter a sua opinião ouvida.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo