Depois de Apple e Google, chegou a vez da Microsoft de revelar o que tem guardado para o mundo dos smartphones. Entre as novidades podem estar os tops Lumia 950 e Lumia 950 XL, o tablet Surface Pro 4, a pulseira Band 2 e o esperado Windows 10 Mobile. O evento ocorre na terça-feira (6), em Nova York.

Lumia 950 e Lumia 950 XL aparecem ‘sem querer’ na loja da Microsoft

Para ficar por dentro de todas as notícias aguardadas, o TechTudo traz um resumo com os lançamentos que a Microsoft pode apresentar na conferência.

Microsoft fará evento no dia 6 de outubro com novidades para o Windows 10, Lumia e Surface (Foto: Divulgação/Microsoft)

Lumia 950

O Lumia 950 pode ser o primeiro top de linha da empresa lançado desde abril de 2014. Provavelmente com o Windows 10 Mobile, o smartphone deve apresentar tela de 5,2 polegadas QHD (2560 x 1440 pixels) e leitor de íris para desbloqueio. Há ainda o aguardado modo Continuum, que transforma o aparelho em um computador portátil.

Lumia 950 chegará com especificações top de linha e Windows 10 Mobile (Foto: Reprodução/Windows Central)

Nas configurações, há o processador de 64 bits Snapdragon 808, memória RAM de 3 GB e armazenamento de 32 GB, com expansão para até 2 TB via MicroSD. A câmera traseira PureView deve ter 20 megapixels com flash LED triplo e gravação de vídeos em 4K, além de estabilização OIS. A câmera frontal, por sua vez, terá 5 megapixels. Por fim, há a conexão USB-C e uma possível versão de dois chips.

Lumia 950 XL

Para os fãs de foblets, a Microsoft deve investir em uma versão maior do 950, equipado com tela de 5,7 polegadas QHD (2560 x 1440 pixels), Windows 10 Mobile, modo Continuum e leitor de íris. O aparelho terá câmera PureView de 20 megapixels com flash LED triplo, gravação em 4K e estabilização óptica de imagem (OIS).

Lumia 950 XL é um top de linha maior e mais poderoso equipado com o Windows 10 Mobile (Foto: Reprodução/Windows Central)

O 950 XL terá um processador melhor, o Snapdragon 810 de 64-bits. Há também a memória RAM de 3 GB e o armazenamento interno de 32 GB, expansível para até 2 TB via microSD. Assim como o "irmão menor", o smartphone terá entrada USB-C reversível e, possivelmente, versão dual-chip.

Surface Pro 4

Após o sucesso do Surface Pro 3, a fabricante deve apresentar um sucess

... or para o tablet. O Pro 4 deve chegar com um processador Intel Skylake, com potência muito maior do que os Core i5 e i7 da geração atual, e, ainda assim, dispensará ventoinhas contra o calor.

O gadget deve ter a mesma tela de 12 polegadas QHD (2560 x 1440 pixels) do Pro 3, porém será mais fino que a geração passada. O aparelho chegará com o Windows 10 de fábrica e uma caneta mais refinada, como a Apple Pencil. Além disso, contará com a capa-teclado do Pro 3.

Windows 10 Mobile

Após meses de testes, o Windows 10 Mobile deverá finalmente ser lançado. O novo sistema trará uma interface redesenhada, com papel de parede por baixo das live tiles, novos aplicativos nativos e o suporte a programas universais do Windows, assim como apps portados do Android e do iOS.

Windows 10 Mobile deve ter versão final anunciada e atualização detalhada (Foto: Elson de Souza/TechTudo)

O Windows 10 mobile também conta com a função USB OTG, que permite conectar pen drives ao telefone, pareamento com mouse e teclado sem fio, modo Continuum, entre outros. A expectativa é de que a Microsoft confirme quais aparelhos da linha Lumia receberão a atualização, assim como funções presentes e datas.

Microsoft Band 2

Após críticas ao design da primeira versão, a Microsoft Band 2 deve chegar com visual mais ergonômico e caprichado, lembrando o Samsung Gear Fit. Compatível com Android, iOS e Windows Phone, o wearable deve trazer um conjunto de sensores para atividades físicas e monitoramento de saúde. Por fim, a assistente Cortana deverá estar presente para pesquisa por voz e comandos.

Quais são as melhores opções de tablets baratos? Opine no Fórum do TechTudo

Microsoft Band 2 terá design mais ergonômico e atraente para usuários (Foto: Reprodução/Microsoft Insider)

Surface laptop

Rumores recentes indicam que a Microsoft pode lançar uma versão maior do Surface com 14 polegadas e que essa seria mais próxima de um notebook. O aparelho teria 16 GB de memória RAM e 1 TB de armazenamento, além de câmeras específicas de segurança para o Windows Hello. Já os acessórios como a capa-teclado e a caneta seriam refinados para oferecer mais precisão.

Acessórios

Para turbinar a linha de acessórios da marca, um dock voltado para o modo Continuum do celular deve ser anunciado, o que facilitará a conexão do celular com monitores e teclados. Para o Lumia 950 XL, uma caneta Stylus, como a S Pen do Galaxy Note 5, deve ser anunciada.

Outras possibilidades

Lumia 550

Embora o evento de terça-feira pareça ser focado em aparelhos tops, há a possibilidade de a empresa lançar um smartphone de entrada: o Lumia 550. Revelado em alguns vazamentos, o telefone, provavelmente, irá rodar o Windows 10 Mobile, terá tela de 4,7 polegadas HD (1280 x 720 pixels) e câmera traseira de 5 megapixels com flash, além de frontal de 2 megapixels.

Lumia 550 teve imagens divulgadas, mas lançamento ainda é incerto (Foto: Reprodução/EvLeaks)

Nas configurações, o celular deve trazer memória RAM de 1 GB e armazenamento interno de 8 GB, expansíveis em até 128 GB via microSD. Caso o lançamento não ocorra na próxima terça-feira (6), há a possibilidade de o telefone ser anunciado até o fim do ano, acompanhado do Lumia 750.

Windows 10 para computadores

O Windows 10 pode ser uma das estrelas da apresentação. A companhia pretende lançar uma atualização para o sistema em novembro e pode aproveitar a conferência para mostrar aos usuários o que vem por aí. A plataforma deve ganhar novidades pelo programa Windows Insider e, talvez, funcionalidades para rodar em conjunto com smartphones da fabricante, como ocorre entre o iOS e o Mac OS.

Windows 10 para Xbox One

Os consoles também devem marcar presença em Nova York. O Windows 10 deve chegar para o Xbox One, aparelho top da fabricante. A Microsoft já anunciou a chegada do novo sistema através dos programas de testes do dispositivo. Com isso, o evento pode ser usado para demonstrar funcionalidades que garantam a sincronia entre os dispositivos.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo