Com mais de 400 milhões de usuários em todo o mundo, o Instagram tornou-se uma das redes sociais de fotos e vídeos mais populares do momento. Com um design simples em várias telas, o app é fácil de usar, mas tem algumas funções “escondidas” que acabam passando despercebidas e podem deixar sua vida mais fácil e suas fotos ainda mais bonitas. Veja a seguir uma lista de sete ferramentas nativas do Instagram e muito úteis que você quase não usa no aplicativo.

Dez dicas para deixar suas fotos no Instagram com 'toque especial'

Instagram (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

1. Oculte filtros que você não usa

O Instagram possui diversos filtros para otimizar suas imagens. Porém, é comum termos aqueles que usamos mais e os que não ficam bem nas nossas fotos. Se esse é o seu caso, e você quer ocultar um filtro para que ele não apareça sempre, basta pressiona-lo com o dedo e arrastar para o centro.

Clique na ferramenta e desmarque os filtros que você não gosta (Foto: Gabriella Fiszman/ TechTudo)

Uma outra forma de fazer isso, é ir até o final dos filtros e clicar no ícone “Gerenciar”. Ele vai abrir uma página na qual você pode desmarcar todos os filtros que não quer mais que apareçam quando você for postar uma foto ou um vídeo.

Outra forma de fazer isso e pressionando o filtro que quer ocultar e depois arrasta-lo para o centro e soltar (Foto: Gabriella Fiszman/ TechTudo)

2. Esconda fotos que te marcaram

É muito comum ser marcado em fotos nas quais você não gostou de como saiu ou que não quer que todo mundo veja. No Instagram, você tem a opção de ocultar aquela imagem para que ela não apareça no álbum de fotos em que você foi marcado. Para isso,  vá na foto que você quer ocultar e clique nela para que apareçam as marcações. Depois, aperte sobre o seu nome de usuário e marque a opção “Ocultar do meu perfil”. Feito isso, basta apertar em “Concluir” para salvar a ação.

Clique em "Ocultar foto do perfil"(Foto: Gabriella Fiszman/ TechTudo)

Outra forma de fazer isso é clicando nos três pontinhos que aparecem embaixo da foto. Aperte em “Opções de fotos” e depois em “Ocultar do meu perfil”.

... echTudo)" height="495" width="695">Outra forma de fazer isso é clicando nos três pontinhos (Foto: Gabriella Fiszman/ TechTudo)

3. Veja o que os seus amigos estão curtindo

O Instagram te informa também sobre as fotos que os seus amigos curtiram pela rede social ou os comentários que fizeram por aí. Para isso, clique em “Atividade” e depois “Seguindo”.

Veja o que os seus amigos estão curtindo no Instagram (Foto: Gabriella Fiszman/ TechTudo)

4. Veja fotos que você curtiu no passado

Relembre fotos que você já curtiu (Foto: Gabriella Fiszman/ TechTudo)

Sempre que desejar, você pode ver e relembrar aquelas fotos que já curtiu na rede social. Para fazer isso, entre no seu perfil e vá na ferramenta ao lado do seu nome de usuário. Ao fazer isso, o Instagram vai te encaminhar para uma página de “Opções”. Por fim, clique em “Publicações que você curtiu”.

5. Seja notificado com novas publicações de uma pessoa

Um recurso bem legal do Instagram e que poucas pessoas conhecem é a possibilidade de ser notificado quando aquele seu seguidor preferido fizer uma nova publicação. Você pode fazer isso para diferentes perfis da rede social. Para isso, entre na página desse usuário, e clique nos três pontinhos (“…”) que aparecem ao lado do nome de usuário. Depois, basta apertar em “Ativar notificações de publicação” e você será avisado sempre que o usuário publicar algo novo.

Seja notificado toda vez que uma determinada pessoa poste uma foto (Foto: Gabriella Fiszman/ TechTudo)

6. Mande mensagens privadas 

O Instagram também permite enviar mensagens particulares para outras pessoas, semelhante a função inbox do Facebook – o recurso é chamado de Instagram Direct.  Você pode ver sua caixa de mensagens ou enviar novas assim que abre o aplicativo. Na página principal, clique na caixa que aparece no canto superior direito. Ao fazer isso, você verá as mensagens já existentes e pode mandar novas também. Basta clicar no ícone de + em cima.

O Instagram Direct funciona como o Inbox do Facebook (Foto: Gabriella Fiszman/ TechTudo)

7. Envie publicações para outros usuários

É muito comum navegar pelo Instagram e ver uma publicação que você gostaria de compartilhar com alguém, seja porque te lembrou a pessoa, porque você se identificou ou porque simplesmente achou legal. Para isso, clique na seta ao lado do ícone de comentários. Depois, escolha o usuário que você deseja compartilhar aquela publicação. Você ainda tem a opção de escrever alguma mensagem junto. Vale dizer que isso tudo acontecerá de forma privada, e só você e a outra pessoa poderão ver as mensagens.

Veja como mandar uma publicação para um usuário do Instagram (Foto: Gabriella Fiszman/ TechTudo)

Agora você já sabe como aproveitar ainda mais a rede social de fotos e usufruir ao máximo do que ela oferece.

Curtiu? Veja mais dicas para deixar suas fotos ainda mais bonitas



>>> Veja o artigo completo no TechTudo