Você sabia que existe um idioma especial do Facebook? É o Facebookês, língua usada por quem trabalha na rede social do Mark Zuckerberg. “Game day”, ”Little Red Book” e  “Vending machines”, entendeu alguma coisa? Confira agora algumas expressões desse dialeto muito louco.

Como esconder as suas páginas curtidas no Facebook

1) T.N.R. 250

O termo é uma abreviação de “The Nouveau Riche 250″ (Os novos ricos, em francês). A frase se refere aos primeiros 250 funcionários do Facebook que ficaram milionários depois que a rede social entrou para o mercado de ações.

Conheça gírias usadas pelos empregados do Facebook (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

2) Bootcamp

É um curso introdutório de seis semanas que todo funcionário do Facebook precisa passar após ser contratado. Nesse tempo, eles aprendem como funciona a rede social, como interagir com um software gigantesco e como trabalhar em equipe. Após passar por esse período, cada um pode escolher em qual equipe de programação quer trabalhar.

Os novos funcionários ficam seis semanas conhecendo o funcionamento do Facebook (Foto: Reprodução/Facebook)

3) Faceversary

O Facebook comemora todo o ano o dia que os funcionários começaram a trabalhar na empresa. Para incentivar a festa, a loja do campus vende balões, e a data é listada nas páginas dos funcionários, da mesma forma que os aniversários de nascimento.

4) Game day

Todo ano, o Facebook faz uma gincana enorme com os funcionários. Eles são separados em times e participam de competições de jogos em um parque local.

Evento reúne funcionários do Facebook em grande gincana (Foto: Reprodução/Facebook)

5) Epic

Esse é o nome da maior cafeteria no campus da rede social.

Cafeteria é também a maior existente no campus do Facebook (Foto: Reprodução/Facebook)

6) Livin’ the Dream

É o nome de outro café do campus, renomeado em homenagem a um dos primeiros chefs contratados pela rede social, Josef Desimone. Ele morreu em um acidente de moto em 2013.

... senvolvedora (Foto: Reprodução/Facebook)" height="722" width="695">Café do campus foi batizado em homenagem a chef da companhia (Foto: Reprodução/Facebook)

7) Little Red Book

Em 2012, depois que atingiu a marca de 1 bilhão de usuários, o Facebook criou pequenos livros vermelhos para distribuir aos funcionários. O folheto contém a missão da rede social, uma cronologia com momentos engraçados que ocorreram na empresa e mensagens para incentivar os colaboradores. A última página também possui um alerta: “se não criarmos algo que mate o Facebook, alguém o fará”.

Livro do Facebook mostra conquistas e marcos da plataforma (Foto: Reprodução/Ben Barry)

8) 20

O 20 é o nome de um dos prédios mais recentes do campus. Desenhado pelo arquiteto Frank Gehry, 20 possui um parque verde no teto, liberado para todos os funcionários, além de cafés, cozinhas e salas de conferência.

Prédio do Facebook possui jardim no teto para confraternização (Foto: Reprodução/Facebook)

9) Gravity Room

Essa sala especial fica na mesma área do escritório do Instagram. Ela foi projetada para dar a ilusão de subverter a gravidade e permitir que os visitantes façam fotos divertidas. Na verdade, a mesa e a cadeira ficam na parede lateral, enquanto o chão foi desenhado para parecer uma parede.

Mark Zuckerberg e o CEO do Instagram, Kevin Systrom, na sala de gravidade (Foto: Reprodução/Instagram)

10) Hacker Square

É o nome dado à praça central do campus, que pode também ser vista por aviões pousando em São Francisco, nos Estados Unidos. É o local destinado para eventos e onde os funcionários podem se encontrar.

Praça é usada para encontro de funcionários e eventos (Foto: Reprodução/Facebook)

11) The crane

Uma área da Hacker Square que possui um guindaste. Geralmente, o espaço é usado como palco para palestras ou para dar início a hackatons.

Área da Hacker Square é usada para ministrar palestras (Foto: Reprodução/Facebook)

12) The Aquarium

É o nome dado a uma sala de conferência onde Mark Zuckerberg se encontra com os executivos. O lugar ganhou esse apelido por causa das janelas de vidro que permitem que as pessoas de fora possam ver o que está acontecendo. Como a movimentação fora da sala era muito grande, Zuckerberg pediu para instalarem uma placa proibindo que os visitantes tirasse fotos.

13) Hacker Way

Esse é o nome da rua principal do campus do site, onde fica localizada a sede do Facebook.

Rua marca o endereço oficial da sede do Facebook (Foto: Reprodução/Facebook)

14) Analog research lab

É o nome dado ao laboratório do Facebook para ações fora da plataforma da rede social. A equipe é responsável por criar os pôsteres motivacionais que ficam espalhados pelo campus, além de artes que não envolvam meios digitais.

Laboratório cria mensagens para divulgar no campus do Facebook (Foto: Reprodução/Facebook)

15) Daily active people

O termo se refere aos usuários ativos no Facebook por dia. A rede social procura reforçar que os internautas são pessoas, usando pôsteres no campus.

Qual sua rede social favorita? Comente no Fórum do TechTudo.

16) Vending machines

A sede do Facebook possui várias máquinas de vendas. A diferença é que, além de comida e bebida, os funcionário da empresa podem comprar acessórios para computadores, como carregadores e teclados.

17) Purple Tie

O Facebook tem uma parceria com a lavanderia Purple Tie para oferecer lavagem de roupa a preços mais baixos para os funcionários. Quem usa o serviço pode ser identificado facilmente devido às sacolas roxas.

Empregados do Facebook podem lavar roupa diretamente na sede (Foto: Reprodução/Facebook)

Via Business Insider



>>> Veja o artigo completo no TechTudo