Foi-se o tempo em que o Instagram era apenas usado para compartilhar imagens do dia a dia, da academia, dos amigos ou do seu animal de estimação, independente da qualidade. Cada vez mais, os cliques na rede social estão “profissionais”, sempre em busca da foto perfeita. Para ajudar, listamos dez dicas de como conseguir o clique ideal, com "um toque especial" para garantir mais curtidas e seguidores.

Instagram Direct ganha emojis maiores, câmera para selfie e mais

São eles: Composição, Centralização, Simetria, Exposição, Tamanho, Persistência, Sequências, Edições e Aplicativos Extras. Veja no vídeo um resumo rápido e também uma lista mais detalhada.

Dicas para deixar sua conta no Instagram mais bonita

1) Composição

Opte por fotos horizontais na hora de fotografar (Foto: Juliana Pixinine/TechTudo)

Ao fotografar, prefira imagens na horizontal, para aumentar suas possibilidades na hora de cortar a foto para o formato da rede social ou, se preferir, use um app de moldura e publique a foto sem cortes.

2) Centralização

Fotos centralizadas são ideais para o formato quadrado do Instagram (Foto: Juliana Pixinine/TechTudo)

Apesar de não ser recomendado na fotografia tradicional, as fotos com objetos centralizados são ideais para a composição quadrada do Instagram. Essa dica é ainda melhor se o objeto central for a parte mais forte da imagem, pois acaba se destacando naturalmente em relação ao resto da foto.

3) Simetria

Fotos simétricas combinam com o formato quadrado do Instagram (Foto: Juliana Pixinine/TechTudo)

Outra composição não tão comum às fotos profissionais e que se encaixa perfeitamente ao formato quadrado do Instagram é a simetria. Uma fotografia simétrica combina com o quadro da rede social.

4) Exposição

Sob Sol forte, tome cuidado com a exposição para a foto não "estourar" (Foto: Juliana Pixinine/TechTudo)

Para garantir a foto perfeita mesmo no Instagram, é preciso tomar cuidado com a exposição. Em fotos com a luz do Sol de verão, é provável que você precise alterar o tom e exposição de acordo com o que estiver sendo fotografado, para evitar que a imagem estoure, ficando muito branca.

5) Tamanho das fotos

Lembre-se sempre que as fotos no Instagram são vistas em smartphones, tablets e, no máximo, computadores e, ainda, a composição da imagem na rede social é pequena. Ou seja, aqui vale muito a dica "menos é mais". Uma foto com diversos elementos pode perder a qualidade, então leve sempre em consideração o tamanho da tela ao fotografar para a rede social.

6) Persistência

... eudo"> Tente, tente e tente de novo até conseguir o clique "perfeito" (Foto: Juliana Pixinine/TechTudo)

Um dos segredos para conseguir uma foto perfeita é a persistência. Tire fotos de diferentes ângulos, com exposições variadas e depois escolha a que ficou melhor para postar na rede social.

7) Mistura e Sequência

Um dos maiores erros no Instagram, é postar fotos repetitivas, sobre a mesma coisa. Isso torna o perfil cansativo e “espanta” os seguidores e, por isso, o ideal é variar as imagens, misturando temas e composições. Mesmo se sua conta na rede social for sobre um tema específico, como arte ou moda, o recomendado é não postar fotos muitos semelhantes em um curto espaço de tempo no feed.

8) Edição no Instagram

O próprio aplicativo do Instagram conta com várias ferramentas de edição (Foto: Reprodução/Juliana Pixinine)

O usuário pode optar por editar sua foto no próprio Instagram, já que a rede social traz ferramentas de edição, como brilho, contraste, saturação e nitidez, entre outras, além das mais de 20 opções de filtros. Ainda, há o Layout, app do Instagram com recurso de montagem de fotos.

9) Aplicativos extras

Câmera + possui vários recursos, filtros e molduras (Foto: Reprodução/Juliana Pixinine)

Apesar do Instagram ter vários recursos de edição, ainda deixa a desejar, se comparado aos aplicativos de edição de imagens. Entre eles, duas opções se destacam. Um é o VSCO Cam, gratuito para Android e iOS e outro é o Câmera +, pago e disponível somente para iOS. Ambos são muito usados por fotógrafos na hora de compartilhar imagens na rede social e deixam as imagens ainda mais especiais.

10) Compartilhamento

#love, #food e #tbt são algumas das hashtags mais populares no Instagram (Foto: Reprodução/Juliana Pixinine)

Você pode ter uma conta privada no Instagram, mas se quiser conquistar seguidores o ideal é deixar seu perfil público. Para fazer suas fotos serem notadas, além de conseguir uma boa imagem, use hashtags. Algumas das mais populares são #love, #food, #tbt e #instadaily; pesquise outras tags.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo