O Google lançou o “Alertas Públicos”, recurso que traz informações sobre desastres naturais e dicas de locais seguros na página de resultados do motor de buscas. Criada dez anos após o furação Katrina, a ferramenta pretende ajudar pessoas que estão em situação de risco.

A história por trás dos Doodles do Google; entenda como nasceu o projeto

O “Alertas Públicos” é um projeto do Google Crisis Response. Toda vez que o usuário pesquisar por uma tempestade ou tornado no site do gigante das buscas terá acesso a dicas de como se proteger durante a tempestade, além de previsões e outros dados de maneira mais rápida e prática.

Google lançou nessa quinta (27) o "Alertas Públicos" (Foto: Zíngara Lofrano/TechTudo)

Para fornecer informações mais precisas, essas dicas de segurança variam conforme a data da busca. Se for feita dias antes da tempestade acontecer, o Google mostrará um kit de emergência. Mas, isso muda caso a situação seja mais grave. Nesse caso, são liberados alertas para procurar um abrigo próximo.

Informações do Google são personalizadas conforme o local e a intensidade da tempestade (Foto: Divulgação/Google)

Qual o melhor aplicativo de GPS para celular? Comente no Fórum do TechTudo.

Os dados são oferecidos a partir de uma parceria com empresários e organizações públicas. É divulgado um mapa com a localização da tempestade e a distância do usuário.

A visualização de previsões sobre o desastre, como horário aproximado de chegada e velo

... cidade do vento são fornecidos pela National Oceanic And Atmosphetic Administration (NOAA).

Federal Emergency Menagement Agency (Fema) e Ready.gov liberam dicas de como se manter seguro em situações de risco, com dados personalizados conforme a gravidade da tempestade, além do tempo do tempo de chegada e duração.

Os mapas e os dados do Google são temporários. Assim, as informações aparecem nas buscas apenas quando há uma tempestade por perto.

Via Google



>>> Veja o artigo completo no TechTudo