A AMD revelou oficialmente as especificações técnicas da aguardada R9 Nano. A placa, que havia aparecido numa apresentação da fabricante durante a E3, chega agora com configurações que a fazem, de longe, a placa de vídeo mini-ITX mais rápida do mundo. A nova R9 Nano começa a ser vendida em setembro por preços ainda não divulgados no mercado brasileiro.

Guia de placas de vídeo: saiba como comprar a melhor para o seu PC

O mais interessante na proposta da placa compacta é que gamers e entusiastas terão como montar Pcs muito pequenos, no formato mini-ITX, sem sacrificar a performance. 

Cercada de expectativa, a nova placa da AMD promete ser ideal para máquinas compactas e poderosas (Foto: Divulgação/AMD)

Usando GPUs construídas em torno da arquitetura Fiji, presente nas super placas Fury, lançadas pela AMD há alguns meses. Prova disso é que o processador gráfico da placa usa os mesmos 4096 núcleos stream encontrados na Fury X.

O grande diferencial da R9 Nano em relação às placas maiores é o foco maior em eficiência energética. A nova GPU deve dissipar, no máximo 175 watts de energia quando em alta demanda, o que é um contraste enorme em relação às placas de vídeo mais poderosas do mercado na atualidade, que ultrapassam com facilidade a casa dos 200 watts.

Apesar do tamanho, a R9 Nano tem o mesmo processador usado na irmã maior, a AMD Fury X (Foto: Divulgação/AMD)

Para por em perspectiva o quanto a placa é poderosa, mesmo sendo tão pequena, na estimativa da AMD, ela deve ser até 30% mais rápida do que uma R9 290X. Na comparação com a rival Nvidia, a R9 Nano venceria com facilidade uma disputa contra a versão mini-ITX da GTX 970, ao menos de acordo com os dados liberados pela fabricante.

Segundo a AMD, o baixo consumo de energia foi conquistado graças a um gerenciamento bastante agressivo dos recursos de aceleração de processamento da placa. Enquanto uma Fury em tamanho comum está praticamente o tempo todo de pé em baixo, a R9 Nano alterna estados de alta velocidade e de funcionamento econômico conforme a demanda.

... AMD defende a placa como a mais rápida do mundo no padrão mini-ITX (Foto: Divulgação/AMD)

Esse sacrifício representa em torno de 200 MHz da velocidade da placa. Enquanto a Fury normal vai funcionar o tempo todo perto de 1 GHz, a R9 Nano terá um clock que gira na casa dos 850 MHz na maior parte do tempo. Nos Estados Unidos, onde começa a ser vendida em setembro, a R9 Nano será encontrada por preços a partir de US$ 649 (R$ 2.310, em conversão direta).

Dúvidas para montar um PC gamer? Dê uma olhada no Fórum do TechTudo!

Via AMD e Tom’s Hardware

 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo