The Witcher 3 é o mais novo título da empresa polonesa CD Projekt Red. Embora seja um game bonito e com uma campanha grande, os jogadores de PC sofrem com seus altos requisitos de sistema. Neste tutorial, confira algumas dicas do que pode ser feito para deixar o jogo mais leve, como desfragmentar o disco do computador e atualizar o driver da sua placa de vídeo.

Minecraft e Worms são jogos que rodam em quase todo computador; veja lista

Requisitos do sistema

Antes de prosseguir com o tutorial, confira abaixo os requisitos mínimos e recomendados para jogar The Witcher 3 no computador:

Veja como deixar The Witcher 3 mais leve no PC (Foto: Divulgação/CD Projekt Red)
 Processador Intel Core i5-2500K de 3,3 GHz / AMD Phenom II X4 940 
Vídeo  NVIDIA GeForce GTX 660 / AMD Radeon HD 7870 
Memória  RAM
6 GB 
Sistema operacional de 64 bits  Windows 7, Windows 8 ou Windows 8.1 
DirectX  11 
Espaço no HD  40 GB 

Requisitos recomendados

Processador  Intel Core i7 3770 de 3,4 GHz / AMD FX-8350 de 4 GHz 
Vídeo  NVIDIA GeForce GTX 770 / AMD Radeon R9 290 
Memória RAM  8 GB 
Sistema operacional de 64 bits  Windows 7, Windows 8 ou Windows 8.1 
DirectX  11 
Espaço no HD  40 GB 

Atualize o driver da sua placa de vídeo

Ao ter um novo lançamento programado, empresas com a Nvidia e AMD desenvolvem drivers para que suas placas de vídeos entreguem o melhor gráfico possível aos seus clientes. Assim, é possível aproveitar o máximo de desempenho de suas peças.

Atualize o driver da sua Placa de Vídeo (Foto: Reprodução/Adrenaline)

Caso sua placa de vídeo seja Nvidia, acesse a Página de Downloads da Fabricante e atualize os drivers da sua placa para a última versão disponível. Mas se a placa for da AMD, o usuário pode também atualizar seus drivers acessando sua Página de Downloads de Drivers.

Faça um Overclock

Muitas pessoas ficam receosas ao ouvirem a palavra Overclock. A técnica consiste em fazer seu hardware rodar a uma velocidade maior do que a foi projetada. Porém, ela é associada por muitos como uma forma mais rápida de queimar suas peças. Apesar disso, há maneiras seguras e baratas de realizar um overclock na sua máquina sem que ela sofra danos.

MSI Afterburner é um dos softwares mais seguros para fazer Overclocking (Foto: Reprodução/Youtube)

Um dos programas mais usados para realizar a técnica é o MSI Afterburner e, embora possua esse nome, não é necessário ter uma placa de vídeo da MSI, pois ele funciona com a grande maioria das placas. É interessante usar durante o processo de Overclock um pro

... grama de Benchmarking Teste de Desempenho, em tradução livre -, como o Heaven ou 3DMark.

Desfragmente o seu disco

Um disco cheio de arquivos fragmentados impacta diretamente no desempenho do seu jogo. A demora em localizar dados ao ler o disco faz com que o game precise de mais desempenho para entregar o resultado rapidamente. Além disso, pode resultar em uma queda da performance em casos graves. Sistemas Operacionais como Windows possuem uma ferramenta de desfragmentação de disco nativa do sistema, mas você pode baixar programas de terceiros que realizem tal tarefa, como Smart Defrag ou Auslogics Disk Defrag.

Diminua as configurações de vídeo

The Witcher 3 permite ao jogador desabilitar e modificar uma série de recursos gráficos para deixar a experiência o mais agradável possível ao jogador. Contudo, alguns recursos podem ser desabilitados ou diminuídos para quem deseja a maior performance possível.

The Witcher 3: acesse o menu Postprocessing para alterar configurações gráficas (Foto: Reprodução/Paulo Vasconcellos)

Primeiramente, acesse o menu de “Options (Opções)” e selecione a opção “Postprocessing (Pós-processamento)”. Aqui, há as seguintes opções que você deve desabilitar ou diminuir ao máximo possível:

 Sharpening Faz com que os personagens e cenários do jogo pareçam mais naturais e realistas. Desativá-lo fará com que eles pareçam mais rígidos 
Anti-aliasing  Faz com que os objetos pareçam lisos, mas acrescenta um filtro de enevoado para que fiquem mais bem apresentados 
Ambient Occlusion  Faz com que o cenário do jogo receba uma iluminação global e dá mais realismo. Se deseja uma perfomance melhor, o conselho é desabilitá-lo. 
 Blur Adiciona um efeito enevoado a todos os objetos do jogo, dando um ar mais natural, especialmente durante efeitos de partículas, como chuva, ventania, neblina e fogo 
 Motion Blur Efeito de enevoado é aplicado durante o movimento, como quando Geralt corre ou cavalga em Carpeado 

Abaixo de “Postprocessing” há o menu “Graphics (Gráficos)”, que também possui opções que impactam no desempenho do jogo. Desabilite ou diminua as seguintes opções abaixo:

The Witcher 3: acesse a opção "Graphics" para modificar outras opções gráficas (Foto: Reprodução/Paulo Vasconcellos)
Vsync Um dos maiores consumidores de desempenho do PC. Tecnologia que realiza um alinhamento vertical dos pixels, fazendo com que a textura dos objetos do jogo fique mais realista e melhor “encaixada” 
Maximum Frames per Seconds  Também conhecido como FPS, configura quantos quadros por segundo você deseja que sejam transmitidos na tela.Uma das opções que mais influencia no jogo, pois quanto mais alto o FPS, mais fluida é a movimentação e animação
NVIDIA Hairworks Presente em placas Nvidia, ele faz com que a placa de vídeo consuma mais processamento para deixar o movimento e modelagem de cabelos, pelos e vegetação mais realistas
Display Mode Modo de ajuste do jogo na tela do PC. Por padrão, o game fica configurado em Full Screen, mas caso queira diminuir consideravelmente o lag, altere a opção para “Bordeless Window (Janela sem bordas)” 

Modificar essas opções faz, com certeza, The Witcher 3 rodar melhor em seu computador. No entanto, se ainda assim sentir lentidão e lag durante sua partida, volte ao menu “Graphics” e selecione “Graphic Presets (Gráficos predefinidos)” a opção “Low (Baixo)”

O que você está achando de The Witcher 3? Comente no Fórum do TechTudo!



>>> Veja o artigo completo no TechTudo