O Google reduziu a lista de aplicativos obrigatórios para dispositivos Android. Agora, smartphones desenvolvidos com o sistema operacional não precisarão ter apps como Google Play Games, Livros, Google Notícias, Clima e Google+ e outros programas que costumavam estar pré-instalados.

Veja como instalar os novos papeis de parede do Android Marshmallow

Atualmente, embora o Android seja um sistema em código aberto, para ter acesso a softwares importantes como a Play Store e o Gmail, as fabricantes devem incluir outros apps do Google em seus celulares. 

Google elimina alguns aplicativos do pacote obrigatório de apps do Android (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Essa condição obrigava as fabricantes a ocupar o armazenamento interno de seus dispositivos com aplicativos que não poderiam ser apagados pelos usuários. Esses apps são conhecidos como "bloatwares" e costumam ser bem impopulares. A novidade, portanto, deve garantir mais espaço livre nos smartphones Android. 

Apesar de não serem mais obrigatórios no pacote de serviços do Google para o Android, aqueles que se acostumaram a usar as ferramentas, podem obtê-las sem problemas através da Google Play.

Já começou

A novidade já est�

... � em prática no novo Galaxy Note 5, por exemplo, que foi lançado sem o app do Google+ pré-instalado no sistema. Apesar da iniciativa do Google, nada impede que as fabricantes continuem a lotar seus sistemas com aplicativos que antes eram "obrigatórios". 

Como remover vírus do Android? Descubra no Fórum do TechTudo

Via Android Central



>>> Veja o artigo completo no TechTudo