O Adobe Illustrator é um dos programa de edição mais populares da atualidade. Porém, como o software permite trabalhar com muitos detalhes, a ferramenta pode deixar o arquivo final grande demais. Quer reduzir o peso das suas artes sem comprometer a qualidade? Confira nove dicas que o ajudarão nessa tarefa.

Adoniran Barbosa ganha Doodle do Google no seu 105º aniversário

Adobe Illustrator (Foto: Divulgação/Adobe)

1. Opções de salvamento

Salve com compressão para gerar arquivos menores (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

A primeira dica é na hora de salvar o arquivo. Ao selecionar o formato padrão “.ai”, certifique-se que a opção “Create PDF Compatible File” está desmarcada e “Use compression” selecionada. Assim, você garante um arquivo mais leve sem perder qualidade.

2. Usando imagens em links

Use sempre imagens via link (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Há duas formas de usar imagens externas no Illustrator: incorporação ou apontamento de links. Se puder, escolha sempre a segunda, pois o arquivo final será leve, sem interferir no conteúdo. Para isso, basta manter a caixa de diálogo correta marcada na janela de importação de elementos.

3. Eliminando pixels desnecessários

Corte pixels desnecessários (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Por mais que o uso de imagens linkadas seja o melhor a fazer, em alguns momentos, você é obrigado a usar arquivos embedados diretamente no Illustrator. Isso deixa a arte final muito mais pesada, mas, ainda assim, é possível economizar espaço ao apagar pixels desnecessários. Usando o plugin Rasterino, é possível eliminar as "sujeiras" e, assim, diminuir o tamanho do arquivo.

4. Diminuindo a resolução de efeitos de rasterização

Diminua a resolução de imagens rasterizadas (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Ao rasterizar um objeto no Illustrator, você ganha automaticamente muitos bytes devido aos efeitos aplicados. Porém, é possível diminuir a resolução desses efeitos de forma imperceptível e, com isso, encolher o arquivo. Vá até o menu “Efeitos”, selecione “Document Raster Effects Settings” e diminua o número de DPIs.

5. Removendo pontos em excesso

Reduza os pontos da forma para economizar tamanho (Foto: Reprodução/Paulo Al
... ves)

 Qual é o seu editor de fotos favorito? Comente no Fórum do TechTudo. 

Você pode criar quantos pontos quiser em vetores do Illustrator. Mas, quanto mais o fizer, mais chances você tem de originar um arquivo grande demais. O programa da Adobe tem uma ferramenta nativa para isso, que fica no menu Object > Path > Simplify. Lembre-se de selecionar um ou mais objetos para habilitar o recurso.

Diminua a precisão de curvas e, com a opção de prévia ativada, veja quantos pontos você consegue diminuir rapidamente. Porém, se você preferir realizar essa tarefa manualmente, pode usar a função “Smart Remove Brush Tool”, do plugin VectorScribe.

6. Otimizando marcadores de largura

Diminua a quantidade de marcadores (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Usar traços com larguras variáveis ou fixas pode deixar uma arte do Illustrator grande demais, devido à grande quantidade de marcadores de largura. Com o plugin WidthScribe, é simples de otimizar o número de marcadores no documento. Vá até Object > Path > Optimise Width Markers e mova a barra de gradação para remover marcadores desnecessários.

7. Usando símbolos

Transforme elementos em símbolo para reutilizá-los (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Você pode sempre copiar e colar múltiplos elementos no Illustrator, mas isso sempre deixa o arquivo grande demais. Uma dica para contornar esse problema é salvar o elemento em forma de símbolo no menu Windows > Symbols.

Selecione a forma e crie um novo símbolo a partir dele, nomeando como você quiser. Imediatamente, ele estará disponível para uso na janela de símbolos em qualquer arquivo.

8. Minimizando o número de passos em combinações

Reduza os passos de objetos combinados (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

A função Blend é a ideal para combinar vários elementos em um só, mas também pode deixar rastros inúteis. Resolva isso facilmente diminuindo o número de passos de objetos combinados no menu Objetc > Blend > Blend Options. Mude o espaçamento para “Specified Steps” e diminua o valor do campo ao lado.

9. Trabalhando corretamente com cores

Faça ajustes de cor com o Phantasm (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Objetos complexos criados no Illustrator tendem a trazer elementos com múltiplas cores e transparências. E, se isso não for bem ajustado, pode ser uma forma de aumentar o tamanho da arte. Usando o plugin Phantasm, você consegue corrigir facilmente as cores, incluindo saturação, brilho, contraste e outros.

Após a instalação, vá até o menu Object > Filters > Phantasm e selecione o tipo de ajuste que deseja fazer.

Via Astute Graphics



>>> Veja o artigo completo no TechTudo