As baterias dos notebooks ficam “viciadas” com o tempo e isso leva ao surgimento de problemas na sua duração e carregamento. Se o seu aparelho já está nessa situação, poupar e monitorar o desempenho da sua bateria podem ser importantes recursos. Para te ajudar, o TechTudo irá ensinar a usar os programas Battery Bare Smarter Battery. Os softwares irão fazer os serviços para você conseguir aproveitar melhor a sua bateria.

Overclock e Underclock: entenda diferença entre os processos

Alguns problemas podem te ajudar a aproveitar sua bateria melhor (Foto: Thiago Barros/TechTudo)

Battery Bar

O aplicativo com interface em português irá te ajudar a monitorar o funcionamento da sua bateria. 

Passo 1. Vamos começar pela instalação. Baixe o Battery Bar no TechTudo Downloads. Abra o software e clique em “Próxima”. Continue no botão de “” Eu Concordo”;

Inicie a instalação do BatteryBar (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Na tela seguinte, selecione “Próxima” e conclua em “Instalar”;

Continue o processo de instalação do programa (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. Aguarde o fim do processo e clique em “Próxima” e depois em “Terminar”;

Conclua a instalação do BatteryBar no notebook (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 4. Note que será adicionado um ícone de bateria na barra de tarefas do computador, no canto direito. O recurso mostra se o notebook está sendo carregado corretamente ou quando está funcionando só na bateria. Arraste o mouse no ícone para ver informações completas de capacidade da bateria, desgaste, tempo de vida e porcentagem do carregamento.

Ícone de monitoramento será adicionado no notebook (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Assim, com esse monitoramento constante e discreto na tela do notebook, você consegue saber quando a carga estiver acabando (com horário aproximado), tempo médio de duração e mais para se planejar durante o dia.

Consigo colocar uma nova placa de vídeo no meu notebook? Comente no Fórum do TechTudo.

Smarter Battery

O aplicativo é um utilitário para monitoramento da bateria de notebooks e netbooks. Apresentando mais dados do que o utilitário padrão do Windows, o programa mostra informações importantes como a quantidade de carga da bateria em miliampere-hora (mAh) e  soluções para que o usuário possa calibrar a bateria e aumentar o seu ciclo de vida.

Passo 1. Baixe o Smarter Battery no TechTudo Downloads. Ao abrir o pro

... grama com dois cliques, selecione o botão de “Next” na tela e depois novamente em “Next”;
Inicie a instalação do Smarter Battery no notebook (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Na tela seguinte marque o item “Create a desktop icon” para ajudar a encontrar depois o programa e continue em “Next”. Conclua em “Install”;

Conclua a instalação do software no notebook (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. Ao final será executado o programa, também com um atalho em formato de bateria no canto direito. A tela mostra informações da bateria no ícone de “Relatório no topo”. Veja a potência, porcentagem de carregamento e mais;

Veja o relatório com as informações da bateria (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 4. Para poupar a bateria durante o uso do notebook, clique no ícone de “folha”. O “Green Mode” reduz o brilho, cores e as configurações de vídeo para básicas, prolongando a duração da carga.

Ative o Green Mode para poupar bateria do notebook (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 5. Se preferir ver o progresso da carga durante os dias, clique no ícone de “gráfico” no topo e observe a montagem das análises. Assim, você sabe melhor da duração de caga recarga da bateria, tempo de uso e mais.

Veja o gráfico com o consumo da bateria do notebook (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Quer conhecer mais programas para ajudar a economizar e gerenciar a bateria do notebook? Então confira esse kit montado pelo TechTudo com mais softwares gratuitos. O procedimento foi elaborado em um computador com Windows 7.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo