A SanDisk revelou planos de colocar no mercado versões de 6 e 8 TB de seus SSDs a partir de 2016. As informações foram confirmadas por Sanjay Mehrotra, CEO, durante uma conferência com investidores. Segundo o executivo, as novas unidades usarão processo de manufatura de NAND flash em 15 nm, com o início da comercialização dependendo da aprovação dos clientes.

Vale a pena investir em um notebook com SSD? Confira prós e contras

SanDisk atualmente comercializa linha Optimus com até 4 TB (Foto: Divulgação/SanDisk)

O mais interessante na novidade é que, gradativamente, SSDs começam a alcançar os HDs convencionais em espaço: atualmente, o maior disco rígido disponível é da Western Digital, com 10 TB. Ainda mais impressionante é o fato de que uma série de atrasos no desenvolvimento desses dispositivos provocou uma redução de custos no processo de fabricação, deixando aberta a possibilidade de que unidades de 16 TB sejam anunciadas no ano que vem.

SSD em conjunto com HD deixa o Windows mais rápido? Veja opiniões no Fórum do TechTudo

Ainda segundo Mehrotra, a SanDisk vai manufaturar os dispositivos usando uma tecnologia da Toshiba em que os chips onde os dados são armazenados ainda seguem a orientação bidimensional tradicional. Além de reduzir custos, essa abordagem deve garantir que as primeiras versões dos novos SSD não tenham problemas de confiabilidade.

Apresentação da SanDisk em conferência já fala em SSDs de 16 TB (Foto: Divulgação/SanDisk)

A SanDisk já comercializa versões com até 4 TB de es

... paço que são destinadas a um seleto grupo de consumidores. Trata-se de grandes datacenters, que precisam de muito espaço para dados e alta velocidade e, acima de tudo, podem pagar o preço elevado da tecnologia. O processo para obtenção de um disco SSD de 4 TB é tão complexo que a SanDisk testes rigorosos precisam ser realizados antes da aplicação dos discos.

Via KitGuru, Softpedia e WCCF Tech

 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo