Muitas crianças têm ou usam celulares e tablets Android. No entanto, existem alguns riscos em usar os gadgets sem a supervisão de adultos, como acesso a conteúdo impróprio, compra de aplicativos e mais funções inadequadas para o público infantil. Confira cinco dicas para configurar o dispositivo para seus filhos usarem em qualquer lugar e sem preocupação.

Trabalho de casa de 'programadora' de 10 anos vira game na App Store

Tablet Princesas, da Tectoy, é voltado para crianças (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)


1. Criar nova conta de usuário

Diversos tablets e smartphones Android permitem a criação de dois ou mais usuários diferentes. Assim, é possível restringir certos aplicativos impróprios, redes sociais e mais, deixando apenas aqueles infantis, com função de desenho, vídeos. Ou seja, são contas diferentes, com apps separados, enquanto a dos adultos fica protegida por senha.

Criar nova conta de usuário para seu filho, separada da sua (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

O ajuste é feito pelo próprio sistema, sem precisar baixar nada. Para isso acesse as configurações do Android e depois o item de usuários para adicionar um novo. Siga os passos deste tutorial para conhecer todos os detalhes dessa ação.

2. Restrições da Google Play

Caso você queira deixar seu filho com acesso a Google Play, para baixar novos aplicativos infantis quando quiser, há algumas medidas de segurança necessárias. Primeiro, é fundamental estabelecer um filtro no serviço, para não mostrar apps impróprios. O recurso é ajustado pelo nível de maturidade do usuário. Veja como ativar a função no Android pelo tutorial.

Aplicar modos de segurança do usuário no Google Play para senha e conteúdo impróprio (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Já a função de “Controle dos pais” permite selecionar o tema os apps e separar por classificação etária, desde livre até 18 anos. Ele também pode ser acessado pelas configurações do app e requer senha pessoal.

Outra medida necessária para evitar problemas é a solicitação de senha toda vez que for comprar um aplicativo. Assim, a criança não realiza o pagamento por engano, causando dor de cabeça para os pais. A configuração é feita no próprio app da Google Play, no item de controles do usuário. Veja como ativar a função de senha permanente para compras na loja de apps neste tutorial.

3. Filtro no YouTube

Algumas crianças gostam de ficar assistindo vídeos do YouTube pelo celular dos pais. Uma dica interessante é ativar o filtro de conteúdo impróprio ou adulto no serviço. A ação é feita pelo app do YouTube no Android, de forma simples e rápida.

Ativando o modo de segurança no YouTube (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Para isso, acesse as configurações, depois o item geral e por fim busque pela opção de modo de segurança. Todos os detalhes do ajuste podem ser vistos ne

... ste tutorial. Pensando nos pequenos usuários, há também o YouTube Kids, com interface especial para acesso das crianças.

4. Aplicativos infantis

Estão disponíveis diversos aplicativos infantis, que criam um ambiente especial e protegido para a criança brincar, sem acessar itens indevidos no Android. Esses recursos costumam incluir função de colorir desenhos, musicas e até vídeos, em opções gratuitas e pagas.

Aplicativos com interfaces para crianças (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

O app Modo Criança é uma das opções, com jogos e vídeos para os pequenos, assim como o PlayKids, Turma da Galinha Pintadinha e mais. Já o app Family Center cria uma interface protegida no Android, segura para as crianças naveguem sem abrir as fotos dos pais ou demais aplicações.

5. Apps para bloquear recursos com senha

Caso não seja possível criar uma nova conta de usuário no seu celular ou tablet, uma opção para manter suas redes sociais e galerias seguras aos olhares das crianças é instalar um app de senha pessoal. Assim, o pequeno usuário não vai conseguir acessar aplicativos impróprios, com conteúdos pessoais, ler mensagens ou enviar e-mails por engano durante o uso.

Adicione senhas para mensageiros, redes sociais, galerias de fotos e mais no Android (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Uma boa opção é o WhatsApp Lock, para mensageiros. Já para as imagens e vídeos,há algumas boas opções de apps privados. É possível também manter as mensagens de texto (SMS)  longe do acesso de seus filhos e bloquear recursos diversos como Google Play, ligações, configurações do Android e mais com o aplicativo LockDown.

Quais são os cinco melhores smarts Android baratos? Veja no Fórum do TechTudo

 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo