Qual é o tipo de entrada do seu smartphone? Descobrir se o aparelho suporta micro USB, lightining ou USB-C pode fazer uma grande diferença na hora de comprar acessórios ou para a execução de tarefas. Confira abaixo um guia completo sobre as características de cada conexão.

Porta USB do PC não funciona? Saiba como resolver

Entrada para carregador microUSB no Lumia 635 (Foto: Tainah Tavares/TechTudo)

Micro USB

A conexão micro USB é a mais comum entre os smartphones e está presentes em aparelhos equipados com Android, BlackBerry e Windows Phone, além de celulares mais simples. Como o nome sugere, essa conexão funciona como uma versão menor da porta USB do seu computador e oferece funções de carregamento, transferência de dados e, com alguns adaptadores, espalhamento de imagens na TV.

Padrão micro USB é utilizado na linha Galaxy e em outros aparelhos Android e Windows Phone (Foto: Reprodução/Samsung)

As entradas micro USB podem ter duas velocidades: a versão 2.0 faz transferência em 480 Mbps, enquanto a conexão 3.0 transfere a 5 Gbps. Além disso, os aparelhos usam ainda o tipo micro-B de conexão, que possui um lado mais largo e outro mais achatado, exigindo que o cabo seja conectado na posição correta.

Prós: Considerado padrão universal de conexões; fácil para encontrar cabos compatíveis para carregar o aparelho; grande variedade de acessórios compatíveis.

Contras: Exige um lado correto para conectar; pode não ter alta velocidade de transferência;

Lightining

Apresentado pela Apple em 2012, o Lightining é a conexão padrão do iPhone, iPad e iPod Touch. O modelo substituiu o antigo cabo dock de 30 pinos por uma conexão menor e mais eficiente com apenas 8 pinos. Além de ser reversível e fácil de usar, o padrão possui compatibilidade com diversos acessórios, podendo ser utilizado para diferentes fins.

Cabo Lightining oferece uma conexão compacta e reversível para usuário (Foto: Divulgação/Apple)

O cabo Lightining é baseado no micro USB 2.0 e, portanto, oferece uma velocidade compatível com a maior parte dos smartphones do mercado. O padrão, no entanto, já levou a Apple aos tribunais por ser considerado protecionista e por ser incompatível com as demais fabricantes. De fato, a produção dos cabos segue um controle rígido da empresa da maçã e cabos “alternativos” podem ser rejeitados pelo aparelho.

Prós: Pequeno; reversível e fácil de encaixar; diversos acessórios compatíveis; alto controle de qualidade.

Contra: Incompatível com cabos de outras fabricantes; tem preço elevado; controle excessivo da Apple.

Usar carregador de outra marca estraga o celular? Descubra no Fórum do TechTudo

USB-C

Ainda desconhecido pela maioria dos usuários, o

... padrão USB-C tem chamado a atenção nas últimas semanas com lançamentos do Google e da Apple. O novo conector pode ser considerado uma evolução do padrão USB 3.0 e tem como grandes características o seu tamanho compacto e o fato de ser reversível, podendo ser encaixado em qualquer um dos lados.
USB-C está presente apenas em computadores no momento, mas deve chegar aos celulares (Foto: Elson de Souza/TechTudo)

Outra característica que chama a atenção é a velocidade do conector, que chega a 10 Gbps e é capaz de transmitir vídeos em 4K. Além disso, o USB-C pode ser utilizado para transferência de dados, saída de vídeo, conexão de acessórios e até mesmo carregamento de celulares e computadores. Com tamanhas vantagens, há a possibilidade que a Apple adote o padrão, como fez no Macbook e acabe de vez com os problemas de compatibilidade do iPhone.

Prós: Compacto; reversível e fácil de usar; alta velocidade de transferência; suporte a vídeo de altíssima resolução; carregamento de celulares e computadores;

Contras: Poucos aparelhos compatíveis na atualidade.

 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo