Já imaginou receber uma notificação quando seu café estiver pronto? A desenvolvedora Desiree Santos projetou uma cafeteira que utiliza software e hardware livre para tuítar sempre que o cafezinho já estiver pronto para tomar.  O aparelho é da empresa Thoughtworks, que está chamando a atenção dos participantes do 16º Fórum Internacional Software Livre (FISL), que acontece em Porto Alegre até o dia 11 de julho. 

Como assistir as palestras do FISL 16 online

A cafeteira usa Arduíno e bibliotecas livres para se conectar à internet. (Foto: Ana Maria Muller Mor)

“A ideia é exemplificar a internet das coisas usando [o hardware] Arduíno. Nós programamos um horário em que o café começa a ser feito e automaticamente o aparelho publica uma mensagem no Twitter”, explica Santos.

Além de utilizar o hardware livre Arduíno como plataforma principal, são usadas bibliotecas livres para operar um cronômetro e a conexão com a Internet. O aparelho publica o aviso na conta do Twitter @cafehackertw com mensagens pré-programadas de acordo com a atividade a ser realizada. É possível alterar o horário com uma aplicação interna desenvolvida pela equipe da empresa.

Por enquanto, porém, a cafeteira não está a venda

... , já que o aparelho é apenas um experimento de robótica e Internet das Coisas. Porém, com o projeto já desenvolvido, os apaixonados por café podem aguardar em um futuro próximo que alguma empresa disponibilize a tecnologia no mercado.

Tem vírus no Linux? Descubra essa e outras curiosidades no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo