Nesta semana comparamos dois smartphones poderosos: Nexus 5, da LG e Google, e o Galaxy S5, da Samsung. Ambos foram lan?ados como tops de linha e ainda apresentam bom desempenho. Mas qual deles ? o melhor nos dias de hoje? Leia este comparativo e descubra.

Como saber se um Galaxy S5 ? original? Veja dicas e n?o caia em golpes

Galaxy S5 ou Nexus 5: veja qual smart levou a melhor no comparativo do TechTudo (Foto: Arte/TechTudo)

Design: Galaxy S5

O Nexus 5 tem uma apar?ncia discreta, por?m elegante, com sua traseira emborrachada onde est? escrito o nome da linha. Pesando 130 g e com dimens?es de 137,9 x 69,2 x 8,6 mm, o modelo apresenta boa pegada. Algumas op??es de design, como o alto-falante na parte inferior do aparelho, desagradam boa parte do p?blico, especialmente, porque a sa?da de ?udio ?, com frequ?ncia, coberta pelas m?os acidentalmente.

Design do Galaxy S5 recebeu cr?ticas, mas tem vantagens sobre o do Nexus 5 (Foto: Luciana Maline / TechTudo)

O Galaxy S5 tamb?m recebeu cr?ticas em rela??o ao acabamento, sobretudo, por causa do corpo de pl?stico caracter?stico da Samsung. A presen?a da borda met?lica, por?m, d? um ar levemente mais elaborado que o do Nexus. Lan?ado cinco meses ap?s o concorrente, o S5 tamb?m traz em seu corpo leitor biom?trico e sensor de batimentos card?acos, caracter?sticas que n?o tornam o aparelho mais bonito, mas causam impacto visual.

O smart da Samsung tem 142 x 72,5 x 8,1 mm e pesa 145 g ? um pouco maior e mais pesado que o concorrente, mas ainda ? f?cil de segurar e transportar. E possui a grande vantagem de ter certificado IP67, o que o torna resistente ? poeira e ?gua (pode ficar submerso por at? 30 minutos, em uma profundidade de 1 metro). Por essas raz?es, o Galaxy S5 ganha no quesito design.

Tela: Galaxy S5

A tela dos dois celulares ? muito parecida. A do Nexus tem 5 polegadas, resolu??o de 1.080 x 1.920 pixels e densidade de 445 ppi. J? a do Galaxy S5 mede 5,1 polegadas, possui 1.080 x 1920 pixels de resolu??o e a densidade ? de 432 ppi.

Tela Super AMOLED do Galaxy S5 ? superior a IPS+ do Nexus 5 (Foto: Isadora D?az/TechTudo)

Como se n?o bastassem as especifica??es quase id?nticas, ambas s?o revestidas pelo Gorilla Glass 3. O crit?rio de desempate ? a tecnologia do display: enquanto o Nexus traz um True IPS HD Plus, o S5 vem com o Super AMOLED. Os dois t?m vantagens e desvantagens, mas o AMOLED economiza mais energia e apresenta cores mais n?tidas.

C?mera: Galaxy S5

Neste quesito, o Galaxy S5 ganha disparado. S?o 16 megapixels na traseira (5.312 x 2.988 pixels) e sensor de 1/2.6?. O dispositivo conta com flash LED e

... recursos como foco autom?tico com detec??o de face, disparo duplo, dupla captura para v?deo e foto, geotagging, foco por toque, detec??o de rosto e sorriso e HDR. A c?mera principal tamb?m grava em 4K (2160p a 30 quadros por segundo), enquanto a secund?ria, de 2 megapixels, faz v?deos em Full HD (1080p).
C?mera do Galaxy S5, de 16 megapixels, grava v?deos em 4K (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

A c?mera traseira do Nexus 5 tem 8 megapixels (3.264 x 2.448 pixels) e grava v?deos em 1080p. Ela tem menos recursos tamb?m: geotagging, foco por toque, detec??o facial, foto panor?mica, HDR e dupla grava??o. O dispositivo frontal tem 1,3 MP.

Armazenamento: Galaxy S5

Os dois smartphones v?m em varia??es de 16 e 32 GB de armazenamento interno. A diferen?a ? que o S5 tem entrada para cart?o microSD de at? 128 GB, enquanto o Nexus n?o possui a porta. Por isso, ponto para o Galaxy.

Sistema Operacional: Nexus 5

Em termos de sistema operacional, os smartphones do Google sempre saem na frente. O Nexus 5 j? recebeu a atualiza??o para o Android Lollipop 5.1.1, enquanto o oponente ainda est? com a vers?o 5.0. Fora isso, o Nexus tem a vantagem de ser um Android ?puro?, sem aquele monte de apps da Samsung para ocupar espa?o e diminuir o desempenho do device.

Com Android 5.1.1 "puro", Nexus 5 tem melhor sistema operacional (Foto: Isadora D?az/TechTudo)

Desempenho: Galaxy S5

Ambos os dispositivos apresentam ?timo desempenho e rodam com fluidez. A experi?ncia final do usu?rio n?o ? sinsivelmente diferente entre um e outro, mas ? preciso pontuar que o Galaxy tem especifica??es levemente melhores. O outrora top da Samsung vem com processador quad-core Snapdragon 801 de 2,5 GHz, 2 GB RAM, GPU Adreno 330 e bateria de 2.800 mAh. El trabalha com redes 3G e 4G e tem como op??es de conectividade Wi-Fi, bluetooth 4.0, NFC, infravermelho, microUSB 3.0.

Grande atrativo do Nexus 5 ? seu Android puro (Foto: Paulo Alves/TechTudo)

O aparelho fabricado por Google e LG trabalha com um Snapdragon 800, tamb?m de quatro n?cleos, com velocidade de 2,3 GHz. GPU e mem?ria RAM s?o id?nticas, mas a bateria tem capacidade um pouco inferior: 2.300 mAh. Nas op??es de conectividade, a diferen?a est? a aus?ncia do infravermelho e na vers?o mais antiga da porta microUSB, que aqui ? a 2.0.

Usar carregador de outra marca estraga o celular? Veja no F?rum TechTudo

Pre?o e disponibilidade: Empate

Por ser mais recente, o Galaxy S5 ? mais f?cil de encontrar. Mas ele tamb?m ? mais caro que o rival: enquanto o smart da Samsung sai por cerca de R$ 1.500, o da LG tem pre?o m?dio de R$ 1.200. Portanto, neste quesito, fica mais a crit?rio do gosto pessoal entre ?procurar mais para pagar menos? ou ?encontrar o produto na primeira loja que entrar?.

Conclus?o: Galaxy S5

Na disputa com o Nexus 5, Galaxy S5 sai vencedor (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Se voc? pode pagar um pouco mais e quer recursos inovadores, a escolha ? o Galaxy S5. Superior em quase todos os aspectos, o smart da Samsung ainda faz frente a muitos aparelhos que chegaram no mercado depois dele. ? claro que o pre?o e a experi?ncia com o sistema operacional que o Nexus 5 proporcionam agrada a muitos usu?rios, especialmente aqueles que preferem performance ? funcionalidades mil.

O Galaxy S5 se saiu melhor na an?lise do TechTudo (Foto: Arte/TechTudo)


>>> Veja o artigo completo no TechTudo