Montar objetos com pe?as de Lego ? o passatempo favorito de muita gente. Mas o americano Jason Allemann foi al?m e construiu uma impressora que cria sozinha mosaicos usando blocos do brinquedo. Batizada de Bricasso, a inven??o tamb?m ? toda fabricada com Lego e pode, no futuro, se transformar em uma impressora 3D.

Aparelho que cria objetos em 3D pode superar impressoras tradicionais

Impressora de Lego criada por Jason Allemann (Foto: Divulga??o/JK Brickworks)

O objeto ? inteiramente produzido com o kit Lego Mindstorms EV3, que re?ne blocos tradicionais com sensores, motores, engrenagens e um processador program?vel. O conjunto conta com um scanner, que digitaliza a imagem que ser? transformada em mosaico. As informa??es s?o armazenadas no controlador EV3, permitindo fazer v?rias c?pias sem precisar repetir a digitaliza??o.

Depois de ler o modelo impresso, a Bricasso pega as pe?as de Lego e transfere para a placa de montagem. Os blocos de 1?1 cm ficam armazenados na torre transparente ao lado da impressora, onde podem ser guardados at? 450 placas de nove cores diferentes. Todo o processo de cria??o do mosaico demora em torno de 20 minutos.

No v?deo abaixo ? poss?vel conferir a vers?o final do segundo prot?tipo em funcionamento. Jason Allemann n?o vende o produto, pelo menos por enquanto

... , mas seu site ? aberto para contribui??es de apoiadores. O inventor considera a possibilidade de transformar o projeto em uma verdadeira impressora 3D.

Via JK Brickworks



>>> Veja o artigo completo no TechTudo