Depois do Facegl?ria, ? a vez do CaraLivro, que oferece um visual bem parecido com o velho Orkut e detalhes que lembram o Facebook. A plataforma, lan?ada na ?ltima quarta-feira (17), come?ou como brincadeira, sem qualquer pretens?o. O pr?prio nome "? uma tradu??o direta" do nome da rede social de Mark Zuckerberg. Com o tempo, a piada com a cresceu e agora abriga fotos, v?deos e mensagens. O TechTudo conversou com desenvolvedor Hank Lobo, que conta como foi que o CaraLivro nasceu.

Veja os termos de uso do FaceGl?ria e entenda o que pode e o que n?o pode

Rede social CaraLivro tem interface do?Orkut e inspira??o no Facebook (Foto: Reprodu??o/Isabela Giantomaso)

Depois do FaceGloria, vers?o religiosa do Facebook, mais uma rede social aparece como op??o para os internautas: o CaraLivro. O carioca Hank Lobo, respons?vel pela rede social, conta que a iniciativa come?ou em um jantar com os amigos: ?Durante uma conversa eu falei que iria colocar o 'primo pobre' do Facebook no ar no mesmo dia, foi uma brincadeira mesmo?, conta.

No entanto, a ideia do programador deu certo e v?rios internautas come?aram aderir ? nova rede social, acumulando em menos de uma semana quase 14 mil usu?rios. O pr?prio nome do site de relacionamentos ? uma par?dia do Facebook, em sua tradu??o literal como ?CaraLivro?. A transforma??o de Facebook para o 'visual Orkut' foi elaborada de prop?sito, ap?s pedidos dos usu?rios.

'Facebook ? uma ferramenta de an?ncios'

?A aceita??o est? sendo assustadora, eu tenho recebido centenas de e-mails, [mensagens de] inbox, DMs, s? n?o recebi ainda sinais de fuma?a?, brinca Lobo, que faz cr?ticas ao modelo de Zuckerberg.

?O Facebook j? foi uma ferramenta social, hoje ele ? uma ferramenta de venda de an?ncios. A inten??o ? que o CaraLivro seja simples e do jeito que cada um gosta. O site come?ou bem parecido com o Facebook, mas 90% dos pedidos que recebo s?o referentes ao Orkut?, completa.

Perfil do CaraLivro tem interface parecida com Orkut e a ideia ? deixar mais semelhante (Foto: Reprodu??o/Barbara Mannara)

Com isso, as previs?es futuras s?o de que a rede social fique cada vez mais parecida com o j? aposentado?Orkut, que saiu do ar no ano passado. As ferramentas devem agradar quem gostava da rede social do Google.

Segundo o desenvolvedor, o CaraLivro deve ganhar fun??o de scraps, comunidades, depoimentos, quem visitou o seu pe

... rfil, trocar as cores da interface, avalia??o de sexy, legal e confi?vel e at? aplicativo para celular.

O c?digo da plataforma est? em vers?o beta, mas o site j? pode ser acessado totalmente em portugu?s pelos usu?rios, com a cria??o de uma nova conta ou login pelo Facebook. ?Eu estou ciente de poss?veis problemas e estou trabalhando muito pra corrigir todos. Todas as dicas, pedidos e reclama??es s?o bem vindos?, explica.

Ainda de acordo com Lobo, a ideia ? expandir o site e substituir a vers?o beta pelo CaraLivro 1.0, com 100% do c?digo escrito pelo desenvolvedor, com previs?o para agosto deste ano.

Qual sua rede social favorita??Comente no F?rum do TechTudo.

?



>>> Veja o artigo completo no TechTudo