O Twitter é uma das redes sociais preferidas dos brasileiros, seja para mobilização, conversa ou publicação de memes. Disponível para Android, iOS e Windows Phone, a rede possui diversas formas de compartilhamento de tuítes, seja dentro do microblog ou em outros aplicativos, como o WhatsApp. Saiba como funciona cada uma delas.

Twitter: como copiar o link de um tuíte no celular Android e no iPhone

- Retweet (Android, iOS e Windows 10 Mobile)

Viu um tuíte e gostaria de compartilhar com todos os seus seguidores? É exatamente essa a função do Retweet (ou Retuíte, em português). Nele, o conteúdo compartilhado aparecerá em seu perfil, com os créditos da postagem original. Para usá-lo, basta tocar sobre o botão com duas setas circulares na parte de baixo do tuíte.

Retweet permite que o usuário compartilhe uma postagem no seu perfil com ou sem comentários (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Há duas formas de compartilhar um tuíte. O “Retweet” apenas fará com que os seus seguidores vejam a postagem original. Já em “Comentar o Tweet” será possível adicionar comentários, dentro do limite de 140 caracteres, à publicação original.

- Mensagem Direta (Android e iOS)

Para quem deseja enviar um tuíte apenas para um amigo e de forma privada, a solução é usar as mensagens diretas. Na prática, elas funcionam uma caixa de email ou um app mensageiro, permitindo conversas entre o usuário e seus seguidores. Na última atualização, tanto o iOS como o Android ganharam botões específicos para compartilhamento por “DM”, como o recurso também é conhecido.

Twitter para Android e iOS pode ter tuíte compartilhado por mensagem direta (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Para fazer isso, basta tocar no ícone de envelope indicado na mensagem acima. Feito isso, o Twitter pedirá para que você digite o nome da pessoa, ou das pessoas, para quem deseja enviar o Twitter. Por fim, basta digitar uma mensagem e tocar sobre o botão “Enviar”;

- Compartilhar no WhatsApp, Facebook ou outro aplicativo (Android, iOS, Windows 10 Mobile)

Para quem deseja compartilhar um conteúdo fora do aplicativo do Twitter, a rede social oferece integração com outros aplicativos. No Android, basta abrir o Tweet que deseja enviar e tocar obre o ícone de compartilhar indicado abaixo. Feito isso, basta escolher o app para qual deseja enviar o conteúdo. Por exemplo, o WhatsApp.

Twitter pode
... ter conteúdo compartilhado em outros aplicativos (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Já no caso do iOS e Windows 10 Mobile, é preciso abrir o tuíte e tocar sobre um botão de reticências localizado abaixo dele. Em seguida, basta escolher a opção “Compartilhar” ou “Compartilhar por” e, por fim, o aplicativo para qual será enviado o conteúdo.

Twitter para iPhone e iPad tem botão diferentes para compartilhamento em apps (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

O compartilhamento com outros apps pode ser usado ainda com perfis, hashtags, momentos e pesquisas na rede social. Para isso, basta acessar o conteúdo e procurar pelo botão de compartilhamento ou o menu “reticências”

Qual a sua rede social favorita? Comente no Fórum do TechTudo.

- Como copiar link do tuíte (Android, iOS e Windows 10 Mobile)

Twitter para Windows 10 Mobile possui opção de copiar link de tuíte (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Caso você deseje apenas copiar o link para aquele tuíte, é possível fazer isso facilmente no app nativo da rede social. No Android e Windows 10 Mobile, basta abrir a mensagem e tocar no botão de reticências e escolher a opção “Copiar link”. Já no iOS, é preciso tocar nos três pontos, escolher a opção “Compartilhar com” e, por fim, tocar sobre “Copiar link para o Tweet”.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo