O resultado do estudo da Electronic Frontier Foundation (EFF), ?Who Has Your Back? ("quem te d? cobertura", em uma tradu??o literal) colocou o WhatsApp como o servi?o mais inseguro da atualidade. No relat?rio, a funda??o avalia diversas empresas do ramo da tecnologia com respeito a transpar?ncia e prote??o dos dados dos usu?rios, e o mensageiro mostrou que n?o ? nenhum exemplo de seguran?a.?

Por que a bateria dos smartphones acaba t?o r?pido? Entenda

WhatsApp foi considerado?o servi?o de tecnologia menos seguro (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

As empresas s?o avaliadas em cinco crit?rios: transpar?ncia das pol?ticas de reten??o de dados; informa??o para os usu?rios quando autoridades requerem seus dados; pr?ticas de seguran?a adequadas; divulga??o de pedidos de remo??o de conte?do; e, por fim, oposi??o p?blica ? backdoors utilizados por ag?ncias governamentais. Quando a empresa cumpre algum dos itens, ela ganha uma estrela dourada. O WhatsApp conseguiu se enquadrar apenas em uma delas.

WhatsApp foi o servi?o com a pior nota do relat?rio (Foto: Reprodu??o/EEF)

As empresas que receberam a pior avalia??o foram WhatsApp e a operadora americana AT&T. No outro lado, dentre as mais seguras e que se enquadraram em todos os aspectos avaliados, encontram-se Adobe, Apple, Dropbox, WordPress e Yahoo. Segundo a EEF, os crit?rios de avalia??o est?o bem mais r?gidos agora.

Vale ressaltar, ainda, que esta ? a primeira vez que o WhatsApp ? avaliado na pesquisa. A empresa explica que o mensageiro teve um ano completo para se adequar ?s diretrizes de seguran?a. Ma

... s mesmo assim n?o fez nada para se adequar.

WhatsDog: como monitorar os amigos no WhatsApp? Veja no F?rum do TechTudo?

Para se tornar mais seguro, o mensageiro deveria pedir publicamente por mandatos antes de revelar informa??es de usu?rios, criar uma pol?tica mais forte para avisar as pessoas sobre pedidos governamentais de dados, divulgar suas pr?ticas de reten??o de detalhes pessoais e publicar um guia de aplica??o de leis e um relat?rio de transpar?ncia, explica a EEF.

Via EEF

?



>>> Veja o artigo completo no TechTudo