Na indústria dos games, há um longo histórico de questionáveis peças de marketing, e, entre elas, estão alguns comerciais realmente bizarros elaborados para televisão. Do abstrato ao ridículo, um aspecto que a maioria dessas propagandas tem em comum é que, pela estranheza das apresentações, os videogames e jogos que deveriam ser anunciados acabavam ficando completamente em segundo plano. Nesta lista preparada pelo TechTudo, confira os dez comerciais mais esquisitos e inusitados do universo dos games.

Quer comprar consoles, jogos e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. PlayStation 3 e o bebê

No início da vida do PlayStation 3 (PS3), em 2006, o console enfrentava dificuldades para encontrar público, devido ao alto preço marcado em seu lançamento. Comerciais como o do bebê, no entanto, também não ajudavam a situação do videogame.

A peça em questão ficou bastante conhecida na época, considerada "bizarra" por mostrar um boneco com aparência de um recém-nascido. No vídeo, ele se movia sozinho, abria os olhos, estendia a mão e aí chorava em frente a um PS3 flutuante. Ironicamente, muitos anos depois esses mesmos bonecos foram usados no game Death Stranding, do PlayStation 4 (PS4), para causar efeito de estranheza.

2. Xbox: A vida é muito curta

Um comercial bastante famoso da Microsoft foi lançado na época do primeiro Xbox, em 2001. O vídeo acompanhava uma mãe em trabalho de parto, com o elemento surpresa de que seu bebê era subitamente catapultado pela janela, em um longo arco que o envelhecia cada vez enquanto ele atravessava os céus. O "voo" se encerrava quando ele já estava bem velho e caía diretamente em um túmulo. A frase "A vida é muito curta. Jogue mais", apresentada ao final da peça, tentava passar uma mensagem que, hoje, provavelmente não é o aspecto mais lembrado nesse comercial.

3. Crash Bandicoot ataca a Nintendo

Antes mesmo de Crash Bandicoot ter algum sucesso como mascote honorário da Sony no PlayStation original, ele já comprava briga com seus principais concorrentes. Neste comercial do primeiro game, de 1996, podemos ver o ator no papel do marsupial gritar contra um prédio que representa a base da Nintendo no Japão, uma das principais concorrentes na época. No vídeo, ele lançava provocações como "garoto encanador" e "homem do bigode", como se buscasse atrair Mario para uma briga na rua, até que um segurança pede para ele se retirar.

4. The Legend of Zelda: Um clipe para o passado

Muitos anos antes de termos games rítmicos, como Cadence of Hyrule para o Nintendo Switch, a Nintendo já tinha um comercial todo voltado para a música. Esta peça envolvia rap e coreografia e foi produzido para promover The Legend of Zelda: A Link to the Past no Japão. Estima-se que tenha sido lançado em meados de 1991, quando o game chegou ao mercado japonês. A propaganda, vale dizer, até fez sucesso entre fãs mais assíduos de The Legend of Zelda e da Nintendo.

5. Pole Position deixa marcas na sua alma

Alguns dos comerciais mais bizarros vieram da época em que os games tinham muito menos para mostrar em matéria de gameplay, como Pole Position, no Atari 2600 de 1983. Neste comercial, uma família é atacada por uma mão gigante, e cada um dos membros é colocado em um carro de Fórmula 1, pouco antes do veículo em que estavam explodir. Ao final, todos aparecem acidentados, e o narrador ainda fala algo como "deixa marcas de derrapagem na sua alma".

6. Super Smash Bros: chega de encanador bonzinho

Na época em que o primeiro Super Smash Bros. foi lançado, em 1999, era sur

... preendente ver personagens da Nintendo lutando um contra o outro. Por isso, os comerciais do jogo buscavam refletir essa estranheza. Nesta propaganda específica, eram mostrados personagens como Pikachu, Yoshi, Mario e Donkey Kong, saltitantes e felizes ao som de Happy Together, do The Turtles, até que, de repente, eram interrompidos por uma rasteira de Mario, o que dava início à pancadaria. Apesar dessa estranheza inicial de ver personagens da Nintendo em lutas, a franquia Super Smash Bros. se tornou uma das maiores do mundo dos jogos.

7. Xbox 360: Impasse

Este é um trailer da época de lançamento do Xbox 360, em 2005. Ele foi mostrado apenas em prévias, o que gerou rumores de que havia sido banido – sendo que, na verdade, a Microsoft apenas preferiu não veiculá-lo. Em "Standoff" (ou impasse, em português), várias pessoas nas ruas se encaram apontando dedo um para o outro por um longo tempo, até que começam a atirar umas nas outras, imitando games de FPS (first-person shooter). Quando consideramos outros exemplos mostrados nesta lista, talvez não houvesse motivo para evitar esse trailer.

8. Donkey Kong 64 e o ataque das frutas

Na época de lançamento de Donkey Kong 64 para o Nintendo 64, em 1999, uma das maiores novidades na jogabilidade era que os Kongs podiam disparar contra inimigos usando armas de frutas. Para demonstrar isso em um comercial, toda a situação é tratada como um plantão de notícias, em que era mostrada uma cidade completamente devastada por um ataque de frutas, com cascas de banana por toda parte.

9. Earthworm Jim e uma bacia de minhocas

O clássico e bizarro Earthworm Jim, para Super Nintendo e Mega Drive, ganhou um comercial à altura em 1994. Nele, uma senhora simpática narra alguns elementos do jogo, mas as coisas começam a ficar estranhas quando ela começa a pegar minhocas em uma bacia para comê-las. Depois, sua voz vai se tornando cada vez mais grave e macabra. Vale a pena lembrar que Earthworm Jim era um jogo bem estranho já em sua época, com um protagonista minhoca que usava um traje espacial e fazia coisas inusitadas, como catapultar vacas.

10. Xbox: mosquitos e música

Um outro comercial do primeiro Xbox, lançado em 2001 e mais complexo que o "A vida é muito curta", criou uma narrativa ainda mais bizarra. Em uma longa história sobre o dom da música supostamente ter sido dado aos animais da natureza, aprendemos que o zumbido irritante de mosquitos seria, na verdade, uma consequência da perda desse dom. A lição de moral, aqui, seria de que a raça humana deve jogar muito videogame para não perder seus dons naturais – como aconteceu com os mosquitos, no caso.

Com informações de Superjump, Gizorama e Game Rant

Você ainda joga games retrô nos consoles? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo