Aplicativos de receita como Tudo Gostoso, Tastemade ou OrganizEat deixam a prática de cozinhar mais fácil no dia-a-dia. Eles fornecem novos cardápios e também ajudam a organizar e divulgar suas próprias receitas no celular. Os aplicativos estão disponíveis para download grátis para Android e iPhone (iOS).

Os apps ainda trazem explicações com recursos multimídia, como imagens e vídeos, para a execução das receitas. Alguns serviços também deixam usuários acrescentarem comentários com indicações para ajudar outros cozinheiros na preparação. Confira a seguir cinco opções de aplicativos de receita para usar no celular.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. DeliRec

Conhecida como a rede social dos amantes da gastronomia, o DeliRec ganhou muitos usuários durante a pandemia. Ele está disponível para Android e iPhone com funções vão desde encontrar novas receitas e inovações culinárias até compartilhar pratos autorais com amigos. O DeliRec requer criar um cadastro de acesso com senha e login para usar o app.

Logo de início, na página principal, são exibidos os perfis de chefes de cozinha profissionais, denominados “Super Chefs”, em que é possível visualizar receitas deles. Abaixo desta parte estão as receitas de diversos pratos separados por categorias como acompanhamentos e molhos, aves, frutos-do-mar, entre outras alternativas.

Também existe uma aba voltada à publicação de receitas autorais, em que pode ser descrito o preparo com uso de textos e recursos multimídia. Um recurso interessante é a possibilidade de favoritar as receitas preferidas para acessá-las posteriormente no menu “Gostei”.

2. Tudo Gostoso

O Tudo Gostoso possui mais de 170 mil receitas para quem busca por novos pratos. Ele está disponível grátis para celulares Android e iPhone, e também tem uma versão web. O aplicativo tem tutoriais com o preparo de receitas voltadas à cozinha fit, sobremesas, massas e muito mais. Não é preciso fazer login para acessar o conteúdo, porém só é possível salvar suas receitas preferidas e enviar seus pratos autorais com um cadastro registrado na plataforma. Um ponto negativo do Tudo Gostoso é que ele possui propagandas.

Na página inicial são exibidas receitas de destaque. Ao lado, há uma aba com as seções divididas por tipo de gastronomia com ideias de pratos que podem ser feitos de modo rápido ou sugestões de receitas de alimentação saudável. Para buscar um prato específico no Tudo Gostoso, basta usar a barra de pesquisa no canto superior direito da tela. As receitas autorais podem ser enviadas pelo ícone de adição, localizado no canto inferior direito da página inicial.

3. Tastemade

O Tastemade se diferencia dos demais apps por ter foco no compartilhamento de receitas no formato audiovisual. É possível assistir a programas de comidas, tutoriais de pratos e vídeos da gastronomia de outros locais, feitos especialmente por cozinheiros selecionados pela plataforma. Outro diferencial do Tastemade são as séries com assuntos específicos de culinária, como “Comida de Cinema”, “Prato do Dia”, “Coisas que Nunca Comi” e outras seções.

A página inicial é formada por categorias, mas é possível pesquisar por um assunto específico na barra de pesquisa na parte superior, à direita, na tela. O cadastro não é obrigatório para usar o Tastemade, mas o login traz algumas vantagens, como definir as configurações do app e salvar conteúdos favoritos a partir do ícone do coração abaixo do vídeo.

4. OrganizEat gestor de receitas

Para quem deseja anotar e organizar suas receitas preferidas pode contar com as funcionalidades do app gratuito OrganizE

... at. Ele deixa salvar o passo-a-passo dos pratos por meio de três recursos: de forma escrita, com o link de um site ou ainda adicionando uma foto da receita. O aplicativo oferece categorias para agrupar os diversos tipos de prato, com a opção também de acrescentar novas seções. Elas são apresentadas na página inicial do aplicativo.

Para usar o OrganizEat é preciso ter um cadastro, apesar da plataforma ficar disponível mesmo sem login. Além das receitas autorais, o aplicativo apresenta uma aba de “Inspirações e Ideias”, em que é possível descobrir novos pratos. Eles também são encontrados na barra de pesquisa na parte superior da tela principal. Outras funcionalidades do app são anotar um plano de refeição e adicionar uma lista de compras. A versão completa do app só está disponível com o pagamento de uma taxa.

5. Cookpad

O aplicativo Cookpad foi criado para o compartilhamento de receitas caseiras entre cozinheiros em uma comunidade virtual. Para ter acesso ao serviço, é preciso criar um login com a sua conta do Facebook, do Google ou por e-mail. A página inicial é dividida nas abas “Inspirações” e “Seus Contatos”. Todo o conteúdo é gratuito e disponível em português.

Para adicionar uma receita ou dica culinária, toque no ícone de adição na barra inferior da tela principal. O conteúdo pode ser enviado em texto ou no formato audiovisual. A ferramenta, então, apresenta as informações que devem ser acrescentadas para descrever o preparo das receitas. Também é possível pesquisar por categorias específicas na barra de pesquisa na parte inferior da tela no ícone da lupa. Nesta aba são exibidos alguns resultados de buscas populares feitas pelos usuários da plataforma.

Qual o melhor celular para usar como entregador de comida? Descubra no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo