O iPhone é capaz de reconhecer sons no ambiente que podem representar um princípio de incêndio. O recurso, disponível a partir do iOS 14, foi desenvolvido para auxiliar pessoas com algum tipo de deficiência auditiva. A função usa a tecnologia da Siri para ouvir sons do ambiente e, em caso de perigo, gerar uma notificação na tela que avisa o usuário. A Apple, no entanto, aconselha não utilizar o recurso como única forma de evitar situações de emergência.

Além de identificar possíveis incêndios, a ferramenta é capaz de reconhecer sons de sirenes, que podem indicar procedimentos de segurança. O usuário também pode configurar o recurso como apoio para desenvolver para atividades de uma casa, como sons de eletrodomésticos ou buzinas de carros. A seguir, confira como ativar a detecção de incêndio no iPhone.

Como ativar a detecção de sons de incêndio no iPhone

Passo 1. Para começar, abra os "Ajustes" do iOS no ícone correspondente. Em seguida, toque na opção "Acessibilidade".

Passo 2. Acesse "Reconhecimento de Som" e ative o recurso na chave de ativação, como mostra a imagem abaixo

Passo 3. Acesse a opção "Sons". Nesse momento, ative o recurso "Fumaça" usando a chave seletora.

Passo 4. Ative o reconhecimento de som da Siri. Para isso, toque no botão correspondente que aparece em pop-up na tela do celular. Feito isso, basta ativar os alarmes "Fumaça" e "Incêndio" para finalizar o procedimento.

Alternar tipos de detecções de som na Central de Controle do iPhone

Passo 1. Abra a Central de Controle do iPhone e mantenha o dedo pressionado sobre o ícone do recurso. Em seguida, o sistema apresentará uma tela de seleção que permite ativar e desativar diferentes tipos de reconhecimento de som no aparelho. Na Central de Controle também é possível desativar total

... mente a função tocando sobre o ícone do reconhecimento de som.

Nota de transparência: Amazon e TechTudo mantêm uma parceria comercial. Ao clicar no link da loja, o TechTudo pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação. Os preços mencionados podem sofrer variação.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo