Phasmophobia é o mais novo fenômeno entre os games de terror. Com download para PC, o jogo alcançou as primeiras colocações na plataforma de streaming Twitch e na loja digital Steam, em que é vendido pelo preço promocional de R$ 25,10 (valor que deve aumentar após o lançamento oficial do título, em 2021). O game, desenvolvido pelo estúdio Kinetic Games, é um multiplayer que coloca jogadores contra diferentes tipos de fantasmas durante uma investigação sobrenatural. Nas linhas a seguir, saiba tudo sobre Phasmophobia, como gameplay, requisitos mínimos para baixar, história e mais.

Quer comprar jogos, consoles e PC's com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O que é Phasmophobia?

O game dá aos participantes a missão de entrar em um local assombrado com um time de até quatro pessoas, como é feito em programas de TV sobre caçadores de fantasmas, e coletar evidências que comprovem a atividade paranormal no lugar. Um novo fantasma é gerado aleatoriamente com diferentes nomes, habilidades e características em cada nova partida. Enquanto fazem a investigação, os jogadores precisam explorar o comportamento dos fantasmas para obter provas, como fotos, impressões de mãos, gravações de voz e mais. Tudo isso sempre sob o risco de acabar morto pela assombração.

Ao final de cada investigação, quando realiza bem o seu trabalho, o jogador sobe de nível e ganha dinheiro para comprar equipamentos. Há, também, objetivos opcionais que geram maiores recompensas, como descobrir o tipo exato de fantasma que assombra o local, testemunhar atividade paranormal ou tentar limpar as energias do local.

Quando foi o lançamento?

Phasmophobia ainda não foi lançado oficialmente, mas está disponível pelo serviço de Acesso Antecipado do Steam desde 18 de setembro de 2020. Essa versão permite usufruir de todo o conteúdo já presente no jogo, e permite ao usuário fazer parte da produção do título, dando sugestões aos desenvolvedores. Comprando agora, o jogador garante a versão completa do game já em seu lançamento, em 2021. Vale frisar que a data de estreia de Phasmophobia pode ser alterada de acordo com o desenvolvimento.

Em que plataformas está disponível?

Por enquanto, Phasmophobia está disponível apenas para PC. Usuários podem jogá-lo também em realidade virtual, com suporte aos principais visores no mercado, como o Valve Index, HTC Vive, Oculus Rift e Windows Mixed Reality. No momento, a produtora Kinetic Games não mencionou a possibilidade de versões para consoles, e parece estar focada em terminar a versão completa do jogo para computador.

Falar com fantasmas

Uma das funções mais interessantes no game é a possibilidade de falar com os fantasmas para fazê-los reagirem. O jogador pode irritar e invocar os espíritos chamando por seus nomes repetidamente, e é possível fazer perguntas e até mesmo xingá-los para obter respostas. O game utiliza o reconhecimento de voz da assistente virtual Cortana e oferece suporte para todos os idiomas reconhecidos por ela, entre eles, o português.

Qual a definição de insanidade?

Um dos elementos mais difíceis de entender no jogo é o medidor de sanidade, que pode ser visto nos monitores do caminhão da equipe. Vários elementos podem diminuir a sanidade de um usuário, como passar muito tempo no escuro ou testemunhar uma atividade paranormal. Quanto mais baixo o nível de sanidade, maior a possibilidade de um fantasma aparecer e matar o jogador. O nível de sanidade pode ser recuperado por meio de pílulas e locais iluminados.

Os fantasmas se divertem?

Quando um jogador morre durante a partida, seu rádio de comunicação fica mudo e não pode mais falar com o resto do time. O usuário abatido, que ret

... orna ao game como um fantasma, pode andar pelo plano espiritual e até mesmo ver o fantasma que o grupo procura, mas no momento não há realmente uma função para ele. Entre uma das novidades que a produtora Kinetic Games pretende adicionar ao jogo, está justamente algum tipo de função para participantes que morrem durante as partidas.

Ataques de Hackers?

Como aconteceu com Among Us, a súbita popularidade de Phasmophobia fez do game alvo para ataques de hackers, que buscam assustar jogadores e streamers na Twitch. Ao utilizar hacks e modificações no jogo, esses hackers têm conseguido entrar em salas privadas, colocar mais de um fantasma por partida, mover objetos e até mesmo inserir assombrações no lobby, área que deveria ser segura. A produtora Kinetic Games já está ciente do problema e tem lançado consertos para combater os usuários mal-intencionados.

Quais são os requisitos mínimos do jogo?

Os requerimentos de Phasmophobia são um pouco altos quando se considera o visual comum do game, mas há um aviso da produtora de que os requisitos mínimos podem não estar corretos. Os dados listados são voltados à versão do game para realidade virtual, o que demanda maior poder de processamento. Por conta disso, é possível jogar Phasmophobia em uma configuração inferior não utilizando um visor.

Qual o melhor game de terror? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo