Soccer Super Star é um jogo de futebol lançado em 25 de março para download grátis em celulares Android e iPhone (iOS). Embora tenha chegado há pouco tempo no Brasil, o game já estava entre os mais baixados da Google Play Store, na última quarta-feira (31), e aparecia no terceiro lugar na lista da App Store. Considerado uma opção para o FIFA Mobile 21 em smartphones, o título tem jogabilidade simples de “flick and shoot”, em que o jogador desliza o dedo na tela para desenhar o caminho da bola. Conheça mais sobre o Soccer Super Star a seguir.

Quer comprar consoles, jogos e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Vale dizer que o game tem tradução em português, além de um modo carreira que permite progressão entre clubes e seleções. Soccer Super Star é gratuito, mas apresenta inúmeros anúncios, alguns até mesmo na hora de liberar funções importantes do jogo.

Modo carreira

O jogo tem apenas um modo de jogo singleplayer, em que o jogador escolhe um atleta e um time. Os clubes representados em Soccer Super Star não são oficiais e levam os nomes das cidades com suas respectivas variações de cor (por exemplo, há o “São Paulo branco” e o “Porto Alegre tinto”). Nas imagens, inclusive, é possível ver que o desenvolvedor provavelmente confundiu o nome da cidade de Curitiba com o clube Coritiba.

Após escolhidos o personagem, o time e o uniforme, é iniciada a primeira temporada, que envolve etapas simples, como treinos, por exemplo, e jogos posteriores. No decorrer da temporada, o jogador pode ser convocado para a seleção do seu país de origem (que deve ser escolhido no início do game), tendo, assim, a possibilidade de disputar torneios internacionais.

Ao final da temporada, uma promoção é feita, e o seu personagem muda de time. Para isso, o game permite que você escolha o destino entre “clubes” europeus, que, a exemplo dos brasileiros, são representados por nomes de cidades, com suas respectivas cores.

Gameplay

Soccer Super Star é um jogo de futebol com estrutura mais simples – se comparado com FIFA Mobile 21, claro. Para começar, não há partidas exatamente completas, já que a ação gira em torno de lances pré-definidos (todos de ataque), em que o jogador é colocado no controle de algum integrante do time. É preciso apenas traçar o caminho da bola na mecânica “flick and shoot” para conectar os passes e avançar no lance em direção ao gol.

A inteligência artificial dos adversários não é muito sofisticada, especialmente no início da gameplay. Você pode, por exemplo, conectar passes com a bola basicamente passando por cima de todos os adversários, com um goleiro bastante receptível a finalizações de qualquer distância.

O objetivo final de todos os lances é o gol, mas é possível ganhar uma, duas ou três estrelas por nível. Para ganhar três, além de finalizar com sucesso, o jogador deve procurar conectar estrelas no próprio cenário. Um jogador com estrela precisa receber a bola no lance, e a presença de uma estrela dourada no gol sinaliza onde a bola deve cair para liberar o 100% de cada partida.

Em caso de erro da jogada (seja com bola para fora ou contenção bem sucedida da defesa), o jogo oferece um mecanismo de voltar no tempo da ação para que você possa tentar novamente o passe ou chute que deu errado. O mecanismo, no entanto, exige que você assista a anúncios de 30 segundos.

Customização, gráficos e som

O jogo oferece algum nível de personalização, que depende de pacotes obtidos após a coleta de uma certa quantidade de estrelas. Esses itens podem liberar cortes e cores de cabelo diferentes, além de barba, óculos, viseiras e chuteira do jogador.

... Esses pacotes podem demorar um pouco para serem liberados. O jogador que tiver pressa, no entanto, pode acelerar o processo acompanhando mais anúncios.

O jogo oferece gráficos em 3D de boa qualidade para celulares e rodou de forma estável nos testes feitos pelo TechTudo, com um Galaxy S10 Plus de Android 11. Há uma boa variação de efeitos sonoros, embora o game não tenha nenhum tipo de narração e comentário durante os lances. Em termos de configurações, não há muitos ajustes disponíveis: é possível apenas desativar sons e músicas, além de desligar funções de vibração do game.

Qual seu game de esporte preferido? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo