Uma nova brincadeira envolvendo o WhatsApp chegou aos Trending Topics do Twitter nesta segunda-feira (22) e deixou usuários do mensageiro bastante confusos. O meme fazia referência ao suposto WhatsApp 2, que seria uma nova versão do app presente em mais de 98% dos celulares brasileiros.

A edição atualizada do mensageiro teria um visual diferente, além de novas atualizações e funções extras muito aguardadas por usuários. No Twitter, até a conta oficial do WhatsApp entrou na brincadeira, postando o meme "Nazaré confusa" por não entender a origem da corrente.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Segundo o Google Trends, plataforma que monitora tendências e pesquisas na web, o interesse em "O que é WhatsApp 2" teve um aumento repentino na última semana. No entanto, as buscas sobre o tema já haviam tido pico de interesse em julho e em setembro do ano passado.

A brincadeira, apesar de antiga, ficou bastante popular entre o domingo (21) e esta segunda-feira (22), e chamou a atenção de usuários do Twitter. Alguns deles reviveram outros memes passados, como o do WhatsApp Premium, que supostamente bloquearia mensagens para os contatos que não atualizassem o aplicativo para o WhatsApp 2.

Outros usuários chegaram a especular que o WhatsApp 2 se tratava de uma APK modificada do WhatsApp, similar ao WhatsApp GB e WhatsApp Plus, por exemplo. Também houve quem comparasse o meme com o golpe do WhatsApp Gold, que ficou bastante famoso e chegou a fazer vítimas em 2016 com a promessa de liberar funções exclusivas no mensageiro para quem clicasse em links suspeitos.

O youtuber Felipe Neto fez piada da corrente e listou algumas funções que desejava ver no mensageiro. Por coincidência, o tão pedido acelerador de áudio está de fato sendo testado pelo WhatsApp no momento, segundo relatos publicados pelo site especializado WABetaInfo na última semana.

Além disso, um bug no ano passado tirou momentaneamente o status "online" de todos os usuários. O WhatsApp também acompanha mensagens muito encaminhadas com um ícone de lupa para pesquisar o conteúdo no Google e conferir sua veracidade.

O Twitter oficial do WhatsApp também fez parte da corrente:

Meme levanta questões de segurança

A brincadeira, apesar de inofensiva, pode atrair a atenção de usuários para os mods de WhatsApp. Essas modificações não-oficiais costumam oferecer recursos que não estão presentes no aplicativo original, como a possibilidade de visualizar mídias excluídas e o acesso simultâneo a mais de uma conta em um mesmo celular, por exemplo. No entanto, essas versões "clonadas" do WhatsApp podem oferecer uma série de riscos ao celular, uma vez que não ficam disponíveis nas lojas do Google e da Apple.

... iv>

Além disso, para baixá-las, é necessário desativar uma configuração de segurança do dispositivo e permitir downloads por meio de fontes desconhecidas. Nesse sentido, não é possível verificar a segurança e garantir a autenticidade desses servidores. Vale lembrar que o WhatsApp também não permite o uso de outras versões do aplicativo, e usuários que não cumprirem com a regra podem ter sua conta no mensageiro banida de forma definitiva.

WhatsApp: qual função ainda falta no app? Opine no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo