Fazer Cerca ou Portão em Minecraft é possível em poucos passos. O game, que conta com vários blocos com características curiosas, oferece a Cerca como um dos mais simples e poderosos. Inicialmente, ela pode não parecer tão especial, mas, se usada da maneira certa, é um dos poucos blocos com um limite de altura incomum, feito especialmente para bloquear a passagem de inimigos ou de animais.

Ela também consegue criar áreas especiais dentro do jogo, para que seus bichanos fiquem salvos e não desapareçam. Veja, a seguir, como criar Cerca no Minecraft, disponível no Xbox One, PlayStation 4 (PS4), Nintendo Switch e PC, com versão mobile para Android e iPhone (iOS).

Quer comprar jogos, consoles e PC's com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Cercas podem ser produzidas unindo quatro blocos de Madeira a dois Gravetos em uma Bancada. Quando colocar um bloco de Cerca sozinho, ele ganha aparência de um poste e pode até ser empilhado para fins de decoração. É somente quando o jogador posiciona um segundo bloco ao lado que a estrutura de uma Cerca começa a se formar.

É importante dizer que diferentes tipos de madeira produzem diferentes tipos de Cerca, cada uma com um visual próprio. Todas elas, no entanto, conseguem conectar-se uma com a outra. A exceção à regra é somente a Cerca de Tijolos do Nether, composta por quatro Blocos de Tijolos do Nether e dois Tijolos do Nether.

A altura das Cercas, embora visualmente pareça ser de um bloco, é, na verdade, de um bloco e meio. Por isso, jogadores e criaturas não conseguem atravessá-la. Quando empilhadas, elas sempre ocupam a mesma quantidade de blocos, com mais meio bloco no topo. Duas Cercas têm altura de dois blocos e meio, assim como três, de três blocos e meio. Vale dizer, por fim, que não são todos os animais que encontram nas Cercas um real empecilho. Raposas, por exemplo, são especialmente habilidosas em saltar por cima delas.

Como fazer Cerca no Minecraft

Passo 1. Reúna quatro blocos de Madeira e dois Gravetos em uma bancada para criar três Cercas;

Passo 2. Posicione-as uma do lado da outra para formar uma estrutura;

Passo 3. Utilize diferentes tipos de madeira para obter visuais diferentes;

Passo 4. Interaja com uma Cerca enquanto carrega um animal ou barco, utilizando um laço para amarrá-los;

Passo 5. Utilize cercas com objetos planos em cima para criar mesas ou crie variados itens de decoração.

Como fazer Portão no Minecraft

Para facilitar o acesso à área cercada, é possível criar um Portão, que é basicamente uma junção de cerca que funciona como uma porta. Ele pode ser aberto ou fechado com o botão de interação. Para criá-lo, é preciso usar quatro Gravetos e dois blocos de Madeira. Assim como as Cercas, os Portões mudam seu visual de acordo com a madeira utilizada. Por algum motivo, não há a limitação de conexão com a Cerca de Tijolos do Nether, já que Portões de madeira se conectam normalmente a ela.

Como salvar animais dentro de Cercas

Cercas e paredes pode

... m criar espaços para salvar seus conteúdos, o que as torna essenciais para fazendas. Normalmente, animais desaparecem em Minecraft quando o jogador está longe. No entanto, caso estejam dentro de uma Cerca, isso não ocorrerá. Para que a Cerca conte como um local fechado, é preciso que todos os blocos estejam conectados, mesmo que haja um Portão e sua área interna deve ser de no máximo 20x20 blocos. Mais do que isso, o jogo considera que eles estão em espaços abertos e, por isso, podem desaparecer.

Qual foi o seu maior feito em Minecraft? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo