O Apple Music Connect, função de rede social do serviço de streaming, foi descontinuado na última quinta-feira (13). O recurso servia como uma plataforma de comunicação entre artistas e fãs, com postagens de textos e vídeos de bastidores, entre outros conteúdos exclusivos. A Apple não detalhou os motivos que levaram ao cancelamento, mas especula-se que cantores, cantoras e bandas não tenham aderido à proposta como a empresa esperava.

A partir desta sexta-feira (13), a plataforma não aceita novos posts, e as antigas publicações deixaram de aparecer na seção "Para Você" e em outras partes do serviço. Usuários poderão buscar posts manualmente até o dia 29 de março de 2019, data marcada para remoção total do conteúdo do Connect.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O Connect foi anunciado como um dos pilares do Apple Music em 2015. Na ocasião, a Apple se referiu ao recurso como um meio de agregar comunicações de artistas com os fãs em um só lugar. A ideia era tornar o Apple Music uma plataforma capaz de substituir tanto serviços rivais de streaming quanto redes sociais.

No entanto, apesar da publicidade inicial com nomes famosos como Drake e Pharrel Williams, artistas relutaram em abandonar plataformas como Facebook, Twitter e Instagram, deixando o Connect sem posts atualizados. Como consequência, a Apple vinha dando menos destaque à função ao longo tempo. Em 2016, um ano após o lançamento, o Connect deixou de ter uma aba dedicada no app do Apple Music e foi incorporado ao menu “Para você”.

iTunes Ping

O Apple Music Connect não é o primeiro fracasso da Apple em uma tentativa de rede social. Em 2010, a empresa lançou o iTunes Ping, um serviço que pretendia ser um ponto de encontro para usuários do iTunes no iPhone e iPod Touch. A plataforma foi encerrada dois anos mais tarde após baixa

... aceitação. No lugar, a Apple passou a permitir o compartilhamento de músicas no Facebook e no Twitter.

Como configurar aparelho da Apple? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo