É possível desenhar no Photoshop com mouse ou mesa digitalizadora. O software apresenta recursos que possibilitam fazer pinturas digitais, como as ferramentas de forma, caneta e caneta de forma livre permitem que o usuário explore sua criatividade ao desenhar.

O editor da Adobe permite desenhar desde figuras simples, como uma linha, até polígonos mais complexos, como uma estrela. Já na barra de opções, é possível encontrar as variações de cada uma dessas ferramentas e definir o traço que se adequa ao seu desenho. A seguir, confira como desenhar no Photoshop com mouse.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Como desenhar no Photoshop com a ferramenta de caneta

O Photoshop oferece, basicamente, quatro tipos da ferramenta Caneta, para que o usuário possa escolher a que melhor corresponda as suas necessidades. Para obter formas mais complexas, é possível aliar as ferramentas de caneta às ferramentas de forma.

A caneta de curvatura e a padrão são usadas para traçar segmentos retos ou curvos. A diferença entre as duas encontra-se na maneira de desenhar. A padrão é utilizada para traços de grande de precisão, já a de curvatura permite mais intuitividade. A caneta de forma livre se assemelha com o desenho em um pedaço de papel. É possível desenhar caminhos com mais liberdade. Já a caneta magnética é usada quando há necessidade de desenhar traços que se ajustem às arestas de uma imagem pré-definida pelo usuário.

Passo 1. Para acessar a ferramenta de caneta, clique no símbolo de caneta no painel de opções, ou digite "P" no teclado;

Passo 2. Para exibir as variações da ferramenta, clique com o botão direito do mouse no ícone de caneta, ou utilize o atalho "Shift+P". Agora, é só escolher a opção que mais se adequa ao seu traço.

Como desenhar no Photoshop com a caneta de curvatura

A caneta de curvatura é indicada para traçar segmentos retas com maior facilidade e, também, desenhar curvas mais suaves. Caso seja necessário criar, editar ou eliminar pontos do segmento, não é preciso trocar de ferramenta.

Passo 1. No painel da ferramenta Caneta, selecione "Ferramenta Caneta de Curvatura";

Passo 2. Clique em qualquer lugar do documento para criar o primeiro ponto de ancoragem do segmento;

Passo 3. Para concluir o primeiro segmento, clique onde desejar e crie o segundo ponto de ancoragem;

Passo 4. O primeiro segmento do caminho será sempre uma reta. Caso deseje continuar a traçar retas, clique uma vez em cima do segundo ponto de ancoragem. Caso prefira um caminho curvo, clique uma vez;

Passo 5. Clique no documento para desenhar o próximo segmento do caminho. Ao manter o botão do mouse pressionado, é possível otimizar a curva. Observe que o segmento anterior será automaticamente ajustado para que a curva seja mais suave. Caso queira alterar a posição de um ponto de ancoragem, é só arrastá-lo até o local desejado;

Passo 6. Para deletar um ponto de ancoragem, clique nele e, em seguida aperte a tecla "Delete". O traçado será mantido, e a curva, automaticamente, será ajustada aos pontos restantes. Ao finalizar o desenho, aperte a tecla "Esc".

Como desenhar segmentos retos com opção padrão da caneta

Passo 1. Selecione a opção padrão da ferramenta caneta para traçar segmentos retos;

Passo 2. Clique no documento para criar o primeiro ponto de ancoragem;

Passo 3. Clique para definir o segundo ponto de ancoragem e desenhar o primeiro segmento do caminho;

Passo 4. Continue a demarcar os pontos de ancoragem necessários para seu desenho. Observe que o últi

... mo ponto demarcado é representado por um quadrado preenchido, o que significa que ele está selecionado;

Passo 5. Para finalizar a demarcação da figura desenhada, leve a ferramenta de caneta padrão sobre o primeiro ponto marcado. Quando fizer isso, um círculo aparecerá ao lado do ícone de caneta. Então, é só clicar.

Como desenhar segmentos curvos com opção padrão da caneta

Passo 1. Com a ferramenta padrão selecionada, clique para criar o primeiro ponto de ancoragem e mantenha o botão do mouse pressionado. O ponteiro da ferramenta se tornará uma seta. Para definir a inclinação da curva a ser desenhada, arraste e, depois, solte o botão do mouse;

Passo 2. Crie o segundo ponto de ancoragem ao clicar no local do documento desejado. Para criar um curva em "C", arraste a linha na direção oposta da anterior. Caso prefira uma curva em "S", arraste a favor da linha anterior. Continue a demarcar pontos de ancoragem para criar uma série de curvas;

Passo 3. Quando estiver satisfeito, finalize a demarcação da figura. Para isso, leve a ferramenta de caneta padrão sobre o primeiro ponto marcado. Quando fizer isso, um círculo aparecerá ao lado do ícone de caneta. Então, é só clicar;

Como desenhar no Photoshop com a ferramenta de caneta de forma livre

Diferentemente das outras opções da ferramenta caneta, na livre, os pontos de ancoragem são adicionados automaticamente. É como desenhar numa folha de papel com lápis, só que, nesse caso, por meio de um programa de edição de imagem.

Passo 1. Selecione a opção de caneta de forma livre;

Passo 2. Clique em algum lugar do documento, mantenha o botão do mouse pressionado e desenhe. Os pontos de ancoragem aparecerão automaticamente quando você deixar de pressionar o mouse.

Como desenhar no Photoshop com a ferramenta de caneta magnética

Uma variação da ferramenta caneta de forma livre é a magnética. Ela é utilizada para ajustar o demarcador às arestas de uma imagem selecionada pelo usuário. Sua função é semelhante à da ferramenta de laço magnético.

Passo 1. Selecione a opção de caneta de forma livre. Para transformar a caneta livre em magnética, vá até a parte superior do quadro e selecione a opção "Magnético";

Passo 2. Clique no local da imagem em que deseja criar o ponto de fixação. Depois, mova o ícone de caneta magnética ao longo da aresta que deseja traçar para adicionar pontos de fixação à borda. Para finalizar a demarcação, clique na tecla "Enter" no Windows ou em "Return" no macOS.

Como desenhar formas no Photoshop

Além dos múltiplos tipos de caneta, é possível utilizar as ferramentas de forma para desenhar no Photoshop. O usuário encontra vários tipos de formas para desenhar: retângulo, retângulo arredondado, elipse, triângulo, polígono, linha e forma personalizada.

Passo 1. Para acessar as opções de forma, clique com o botão direito do mouse no ícone da ferramenta na barra de opções;

Passo 2. Na parte superior da tela, você encontra várias opções para definir a forma que deseja desenhar. Em "Modo", pode-se escolher entre forma, caminha ou pixels. Já em "Preenchimento", é possível escolher a cor da forma, ou se ela será preenchida por um gradiente. É possível escolher a cor, a largura e o tipo da borda da forma em "Traçado". "L&A" serve para definir a largura e altura.

Em "Operações de caminho", escolha como as formas irão interagir. Já em "Alinhamento de Caminho", defina de que modo a forma estará alinhada e distribuída. Para escolher a maneira de ordenamento e empilhamento, use a opção "Disposição de Caminho". Por fim, em "Formas adicionais e opções de caminho", acesse atributos mais complexos, como cor de exibição na tela;

Passo 3. Para desenhar uma forma, selecione, primeiramente, o formato. Depois, clique em qualquer lugar do documento e arraste. Uma camada com a figura será criada automaticamente. Para que a forma fique proporcional, mantenha a tecla "Shift" pressionada durante esse processo. Caso queira editar a forma desenhada, vá até "Editar", depois, clique em "Transformação livre". Também é possível usar atalhos. No Windows, "Ctrl + T". Já no macOS, "Command + T".

Veja também: Como criar um elemento vazado no Photoshop

Como desenhar linhas no Photoshop com a ferramenta de forma

Passo 1. Selecione a ferramenta de linha nas opções de forma;

Passo 2. Clique em qualquer lugar do documento. Mantenha o mouse pressionado e arraste. Caso queira que a linha fique reta, pressione "Shift" durante o processo. Quando estiver satisfeito com o desenho, é só deixar de pressionar o mouse.

Como desenhar um círculo no Photoshop

Passo 1. Para desenhar um círculo no Photoshop, selecione a ferramenta de elipse;

Passo 2. Clique em qualquer lugar do documento. Mantenha o mouse pressionado e arraste. Caso queira desenhar um círculo, pressione “Shift” durante o processo. Quando estiver satisfeito com o desenho, é só deixar de pressionar o mouse.

Como desenhar uma estrela no Photoshop com a ferramenta de forma

Passo 1. Selecione a ferramenta de polígono;

Passo 2. Clique em qualquer parte do documento para abrir a caixa "Criar Polígono" e selecione a opção de "Estrela". Em largura e altura, defina o tamanho da estrela que deseja desenhar;

Passo 3. Clique em "OK", e a figura de estrela aparecerá no documento.

Aproveite as dicas e saiba como desenhar no Photoshop e explorar melhor cada ferramenta apresentada pelo programa.

Com informações de Adobe

Além do Photoshop e o Gimp, qual é o melhor editor de imagens? Deixe sua opinião no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo