Pokémon Go ainda não foi lançado oficialmente no Brasil, porém jogadores ao redor do mundo já estão descobrindo fórmulas e segredos do game que serão úteis para fãs brasileiros. Um dos mais recentes exemplos é sobre os locais em que cada tipo de Pokémon pode surgir. Confira a lista para se preparar e descobrir quais monstros podem estar ao seu redor.

Pokémon Go tem lançamento suspenso no Brasil e está sem previsão

Pokémons Normais

Como o próprio nome diz, Pokémons do tipo Normal aparecem praticamente em qualquer lugar e isso inclui até mesmo a sua casa. Apesar de serem comuns, isso não quer dizer que todos eles sejam fáceis de encontrar, alguns são do tipo Normal porém aparecem apenas raramente.

Pokémon normais podem ser encontrados praticamente em qualquer lugar de Pokémon Go, até na sua casa (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro)

Disponíveis em Pokémon Go: Pidgey, Pidgeotto, Pidgeot, Rattata, Raticate, Spearow, Fearow, Jigglypuff, Wigglytuff, Meowth, Persian, Farfetch’d, Doduo, Dodrio, Lickitung, Chansey, Kangaskhan, Tauros, Ditto, Eevee, Porygon e Snorlax.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Pokémon de Fogo

Os monstrinhos do tipo fogo gostam obviamente de áreas “quentes”, porém não fica bem claro qual o critério que Pokémon Go utilizava para determinar quais locais são quentes. Eles costumam aparecer, no entanto, em áreas residenciais, locais com clima seco e ocasionalmente na areia de praias, provavelmente devido às altas temperaturas que elas podem chegar.

Pokémons de Fogo podem aparecer na areia da praia em Pokémon Go devido ao calor (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro)

Disponíveis em Pokémon Go: Charmander, Charmeleon, Charizard, Vulpix, Ninetales, Growlithe, Arcanine, Ponyta, Rapidash, Magmar e Flareon

Pokémons de Água

Este é um tipo de Pokémon que foi bastante alardeado sobre sua localização, como exemplo das próprias funções de localização que Pokémon Go teria. Os monstrinhos do tipo água ficam próximos a grandes corpos de água, os quais incluem rios, lagos e praias.

Pokémons de água ficam perto de grandes rios e outros corpos de água em Pokémon Go (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro)

Disponíveis em Pokémon Go: Squirtle, Wartortle, Blastoise, Psyduck, Golduck, Poliwag, Poliwhirl, Poliwrath, Tentacool, Tentacruel, Slowpoke, Slowbro, Seel, Dewgong, Shellder, Cloyster, Krabby, Kingler, Horsea, Seadra, Omanyte, Omastar, Kabuto, Kabutops, Goldeen, Seaking, Staryu, Starmie, Magikarp, Gyarados, Lapras e Vaporeon

Pokémons de Grama

Se você morar em áreas muito urbanas pode ser difícil conseguir capturar alguns Pokémons de Grama. Eles surgem em locais como fazendas e florestas, porém em locais mais urbanos também existe uma pequena chance de que você os encontre em parques e jardins.

... idas ao parque podem render muitos pokémons de Grama em Pokémon Go (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro)" height="390" src="//s2.glbimg.com/GplGO9dQ0tP4VoZ-6SJj_6ah5Mg=/695x0/s.glbimg.com/po/tt2/f/original/2016/07/18/pokemon-go-locais-tipos-grama-parque-sao-lourenco-curitiba.jpg" width="695">Agradáveis idas ao parque podem render muitos pokémons de Grama em Pokémon Go (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro)

Disponíveis em Pokémon Go: Bulbasaur, Ivysaur, Venusaur, Oddish, Gloom, Vileplume, Bellsprout, Weepinbell, Victreebell, Exeggcute, Exeggutor, Tangela, Paras e Parasect.

Pokémons de Pedra

A lógica por trás da localização desse tipo de pokémon é que eles aparecem em locais onde há muitas pedras. Entre esses locais obviamente estão as pedreiras, porém elas não são localidades muito práticas para capturar monstros. Eles também aparecem em locais mais fáceis de encontrar, como estacionamentos, estação de trem e rodovias. Ocasionalmente também em grandes construções, como Shoppings.

Pokémons de Pedra aparecem em pedreiras em Pokémon Go, mas isso não é nada prático (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro)

Disponíveis em Pokémon Go: Geodude, Graveler, Golem, Onix, Rhyhorn, Rhydon, Omanyte, Omastar, Kabuto, Kabutops e Aerodactyl.

Pokémons de Solo

Apesar de semelhantes aos Pokémons de Pedra em conceito, os Pokémons de Solo aparecem em locais bem diferentes. Eles têm preferência por locais com lama e terra, como córregos, playgrounds e estradas de terra. Às vezes eles também aparecem em garagens e áreas urbanas em geral.

Pokémons de Solo gostam de aparecer em estradas de terra em Pokémon Go (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro)

Disponíveis em Pokémon Go: Sandshrew, Sandslash, Diglett, Dugtrio, Geodude, Graveler, Golem, Onyx, Cubone, Marowak, Rhyhorn, Rhydon, Nidoqueen e Nidoking

Pokémons Insetos

Os insetos dividem algumas características com os Pokémon de Grama e aparecem com facilidade em florestas, mas também em outros pequenos locais arborizados. Qualquer lugar com um pouco de grama, como um parque, um jardim ou um playground, pode ser uma boa opção para capturá-los.

Parques também possuem pokémons do tipo Inseto em Pokémon Go, além de sempre ter alguns de Grama (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro)

Disponíveis em Pokémon Go: Caterpie, Metapod, Butterfree, Weedle, Kakuna, Beedrill, Paras, Parasect, Venonat, Venomoth, Scyther e Pinsir

Pokémons Elétricos

Inicialmente é um pouco difícil capturar Pokémons elétricos, pois eles costumam aparecer em áreas industriais, que normalmente não fazem parte da rotina da maioria dos jogadores. No entanto, foi descoberto que eles costumam aparecer também em escolas e campus de universidades, o que facilita bastante.

Campus de Universidades são ótimos locais para capturar pokémons Elétricos em Pokémon Go (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro)

Disponíveis em Pokémon Go: Pikachu, Raichu, Magnemite, Magneton, Voltorb, Electrode, Electabuzz e Jolteon.

Pokémons Dragão

Por ser um tipo mais especial de Pokémons devido a sua raridade na primeira geração de criaturas, monstros do tipo dragão só podem ser encontrados em locais famosos de cada região. Essa lista inclui principalmente pontos turísticos de destaque, o que significa que você pode capturar muitos deles se decidir viajar.

Há poucos pokémons do tipo Dragão em Pokémon Go e eles estão nos pontos mais importantes das cidades (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro)

Disponíveis em Pokémon Go: Dratini, Dragonair e Dragonite.

Pokémons Fada

Os monstros do tipo Fada têm regras de localização bem parecidas com os do tipo Dragão e concentram-se principalmente em locais famosos e pontos turísticos. No entanto, é possível encontrá-los em raras ocasiões também em proximidade a locais como igrejas e cemitérios.

Pokémons do tipo Fada gostam de ficar próximos a igrejas em Pokémon Go (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro)

Disponíveis em Pokémon Go: Clefairy, Clefable, Jigglypuff, Wigglytuff e Mr. Mime.

Pokémons Lutadores

Um dos tipos mais interessantes em matéria de localização, os Pokémons lutadores se concentram em locais onde há um certo culto ao corpo, esportes ou lutas. Isso significa que Pokémons do tipo lutadores aparecem perto de grandes academias, centros esportivos e grandes estádios, algo que combina bastante com eles.

Pokémons Lutadores se reúnem em estádios e academias em Pokémon Go de uma forma que faz bastante sentido (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro)

Disponíveis em Pokémon Go: Mankey, Primeape, Machop, Machoke, Machamp, Hitmonlee, Hitmonchan e Poliwrath.

Pokémons Venenosos

É um pouco difícil determinar os locais exatos em que Pokémons venenosos se encontram, pois às vezes eles se sobrepõe com tipos de Agua e Solo. Eles surgem em locais onde a terra é úmida e pantanosa, como lagoas, além de ocasionalmente surgirem em áreas industriais e dentro de grandes prédios.

Pokémons venenosos se reúnem em lagoas e áreas pantanosas, as quais normalmente são poluídas (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro)

Disponíveis em Pokémon Go: Bulbasaur, Ivysaur, Venusaur, Oddish, Gloom, Vileplume, Weedle, Kakuna, Beedrill, Venonat, Venomoth, Bellsprout, Weepinbel, Victreebel, Ekans, Arbok, Nidoran (Fêmea), Nidoran (Macho), Nidorina, Nidoqueen, Nidorino, Nidoking, Zubat, Golbat, Grimer, Muk, Koffing, Weezing, Tentacool, Tentacruel, Gastly, Haunter e Gengar

Pokémons Fantasmas

Ainda há muitos mistérios a respeito de Pokémons fantasmas, pois há algumas informações não confirmadas sobre eles. O que se sabe com certeza é que eles aparecem ocasionalmente nos arredores de igrejas. Entre relatos não confirmados, alguns usuários dizem que eles aparecem em estacionamentos à noite.

Cuidado quando for estacionar à noite em Pokémon Go, pois os pokémons Fantasmas se divertem (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro)

Disponíveis em Pokémon Go: Gastly, Haunter e Gengar.

Pokémons de Gelo

Apesar de raros no Brasil, Pokémons de Gelo podem ser capturados em locais onde haja neve de verdade para se ver, como no sul do país. Já para o resto da nação, eles podem surgir ocasionalmente também em certas áreas que possuam grama e que fiquem próximas a corpos de água, mas não com a mesma facilidade.

Há poucos pokémons de Gelo em Pokémon Go e ter que capturá-los onde há neve no Brasil seria muito difícil (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro)

Disponíveis em Pokémon Go: Jynx, Dewgong, Cloyster e Lapras.

Pokémons Psíquicos

Muito raramente é possível encontrar alguns pokémons Psíquicos em áreas com grama, como o clássico Abra, e eles aparecem também em áreas residenciais à noite, o que nem sempre é interessante. Porém, há um local mais fácil para encontrá-los, estranhamente eles gostam de ficar em hospitais e nos seus arredores.

Por algum motivo os pokémons Psíquicos gostam de hospitais em Pokémon Go (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro)

Disponíveis em Pokémon Go: Abra, Kadabra, Alakazam, Drowzee, Hypno, Exeggcute, Exeggutor, Slowpoke, Slowbro, Jynx e Mr. Mime.

Pokémons Voadores

Os monstrinhos de bolso do tipo Voador são comuns em fazendas e florestas, mas surgem também em menor quantidade em áreas que contenham grama, como playgrounds, parques e jardins. A vantagem de procurar por um tipo Voador é que a maioria deles possui também um tipo secundário, o que torna mais fácil capturá-los em áreas diversas.

Pokémons do tipo Voador podem ser encontrados em certos parques em Pokémon Go (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro)

Disponíveis em Pokémon Go: Charizard, Pidgey, Pidgeotto, Pidgeot, Spearow, Fearow, Farfetch’d, Doduo, Dodrio, Butterfree, Zubat, Golbat, Scyther, Aerodactyl, Gyarados e Dragonite.

Pokémons de Metal

Há apenas dois pokémons de Metal em Pokémon Go, o ímã Magnemite e sua evolução Magneton, porém no futuro mais deles podem ser adicionados. Eles às vezes aparecem dentro ou ao redor de grandes prédios, mas suas aparições mais comuns são em estações de trem e em locais próximos aos trilhos.

Há poucos pokémons de Metal em Pokémon Go e com tantos Magnemites, é fácil imaginar como eles evoluem rápido (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro)

Disponíveis em Pokémon Go: Magnemite e Magneton

Pokémons de Trevas/Sombrios

O famigerado tipo “Dark” cuja tradução pode ser Trevas, Sombrio e outras variantes, ainda não existe em Pokémon Go, mas curiosamente, jogadores já encontraram evidências de sua existência no código do game. Quando forem adicionados Pokémons desse tipo, eles surgirão em certos locais com escuridão, como dentro de teatros e cinemas.

Disponíveis em Pokémon Go: Nenhum

Quando Pokémon Go será lançado no Brasil? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo