C6 Bank e Banco Inter são bancos digitais com aplicativos para Android e iPhone (iOS). As chamadas fintechs estão cada vez mais populares, e costumam ser mais vantajosas do que os bancos tradicionais por oferecem soluções mais simples, menos burocráticas e serem isentos de taxas e tarifas.

Alguns bancos digitais que podem se mostrar mais vantajosos do que outros, seja por oferecerem programas de benefícios como cashback ou melhores opções de investimentos. Pensando nisso, o TechTudo trouxe um comparativo entre as contas digitais do Banco Inter e C6 Bank. Na lista abaixo, você pode conferir quais são os serviços, tarifas e diferenciais de cada conta e decidir qual é o melhor banco para você.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Serviços bancários

O C6 Bank e o Banco Inter são instituições de pagamentos, popularmente chamadas de bancos digitais. As duas organizações possuem contas-correntes 100% digitais e gratuitas, e também ofertam cartões de crédito e débito sem taxas de manutenção, tarifas de mensalidade ou anuidade. Além disso, as soluções digitais oferecem os mesmos serviços das instituições tradicionais. A partir delas, correntistas podem efetuar saques gratuitamente pela rede de caixas eletrônicos do Banco24Horas, efetuar TEDs gratuitas e ilimitadas ou fazer transferências via Pix. Outros benefícios são fazer depósito na conta digital a partir de boletos, efetuar pagamentos pelos aplicativos e explorar opções de investimentos.

Apesar das semelhanças, os bancos digitais também possuem suas diferenças. Uma delas são as variedades de cartões oferecidas. O Banco Inter oferece cartões de crédito nas opções Gold, Platinum, Black e o Standard SPFC, que garante vantagens exclusivas para torcedores são paulinos. Já os cartões do C6 Bank são de débito, débito e crédito e Carbon — o último, exclusivo para clientes com mais de R$ 150 mil em investimentos no banco. O banco também permite personalizar o plástico emitido pela companhia, com diferentes opções de cores e edição do nome impresso no cartão.

A bandeira dos cartões do C6 e do Inter é Mastercard, o que garante que correntistas participem do programa de vantagens Mastercard Surpreenda. Além disso, usuários dos cartões de crédito do banco Inter podem receber cashback ao realizar compras com o plástico. Já os correntistas do C6 Bank participam automaticamente do Átomos, programa de pontos do próprio banco. Gratuito e sem validade, o programa permite resgatar dinheiro na conta ou em produtos e serviços de estabelecimentos parceiros.

Abrir uma conta no Banco Inter ou C6 e solicitar um dos cartões é um procedimento simples que pode ser feito pelos apps no Android ou iPhone, ou pelos respectivos sites das companhias. Normalmente, os documentos necessários para concluir a abertura de conta-corrente são os mesmos, e incluem o número do CPF, RG, e-mail, endereço e número de telefone.

Aplicativos e interface

Os aplicativos das instituições são intuitivos e fáceis de usar. O app do Banco Inter, por exemplo, traz todos os principais atalhos na página inicial. É possível conferir saldos, extratos e realizar pagamentos em poucos toques e de forma descomplicada. Além disso, outras opções de transações também estão disponíveis ao acessar o menu lateral do app, em que é possível verificar opções de investimentos, realizar recargas de celular e conferir terminais eletrônicos próximos a você para realizar saques.

O app do C6 Bank, além de ser bastante intuitivo, também possui os principais ícones de operações bancárias logo na página inicial. Você pode verificar o extrato da conta com um único toque na tela, e aplicar fi

... ltros para verificar gastos por período ou por categoria de compra. Ao deslizar os atalhos para a esquerda, é possível conferir opções de investimentos, realizar pagamentos de boletos e transferências bancárias, fazer um Pix e acessar informações sobre o programa de vantagens Átomos.

Tarifas do C6 Bank e Inter

Os dois bancos digitais não possuem tarifas de abertura ou taxas de manutenção de conta-corrente. Além disso, os cartões de débito e crédito mais básicos do Banco Inter e do C6 Bank não têm anuidade ou mensalidade, nem cobram tarifas de adesão. As transferências também são ilimitadas e gratuitas, assim como os saques nos terminais eletrônicos do Banco24Horas. Também não são cobrados valores para emissão de boletos de depósito.

As tarifas praticadas pelos bancos digitais são referentes apenas a outras opções de cartões de crédito oferecidas, e alguns investimentos realizados pelas plataformas. No C6, o cartão de crédito Carbon com bandeira Mastercard Black tem mensalidade de R$ 85. No entanto, esse valor pode ser reduzido dependendo dos gastos com o cartão no mês e do total investido no banco digital.

Diferenciais do C6 Bank e Banco Inter

O C6 Bank oferece serviços como o C6 Taggy, uma tag de pedágio grátis, e o C6 Kick, um recurso que permite transferir dinheiro sem taxas através de mensagens no celular. Além disso, o banco digital oferece um programa de fidelidade gratuito, o Átomos, em que correntistas podem acumular pontos para trocar por produtos e serviços ou descontos em dinheiro na fatura. Outro benefício é a Conta Global, uma conta internacional que permite guardar saldo em dólar ou euro e que possui taxas menores.

Já o Banco Inter possui um programa de cashback próprio, que dá parte do dinheiro de volta para correntistas que usarem os serviços do banco, entre eles efetuar compras nos cartões de crédito, cadastrar as chaves Pix, investir pelo aplicativo, entre outras opções. Outro diferencial do Banco Inter é a conta Kids, que pode ser aberta para crianças e adolescentes menores de 18 anos.

¹Taxa zero para cartões de débito e múltiplos (débito e crédito).

²Não são cobradas tarifas de manutenção para os cartões, mas são impostos limites mínimos de valores investidos para solicitar as versões Platinum e Black no Banco Inter.

Com informações de C6 Bank (1 e 2) e Banco Inter (1 e 2)

Banco Inter é bom? Deixe sua opinião no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo