O Google lançou nesta quinta-feira (18) a prévia para desenvolvedores do Android 12, e já e possível espiar algumas das funções esperadas para a próxima versão do sistema operacional. Alguns recursos já tinham sido flagrados por sites especializados em vazamentos e rumores, enquanto outros foram confirmados com a liberação oficial do novo Android. Confira na lista a seguir sete funções que devem ser lançadas na próxima atualização. Vale ressaltar que algumas delas, até o momento, são rumores e podem ser excluídas, aprimoradas ou modificadas até o lançamento oficial do Android 12.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Nova interface

A prévia para desenvolvedores do Android 12 confirmou uma mudança geral na interface do novo sistema operacional. A barra de notificações e a tela de início ganharam um design renovado e novos destaques. Além disso, recursos como o Always On Display — que permite verificar notificações ou as horas mesmo com a tela desligada — e a tela de bloqueio também devem ter o visual repaginado.

Segundo uma captura de tela divulgada pelo site americano XDA Developers, o painel de configurações rápidas está bastante diferente e conta com menos opções na barra inicial. Como lembra o site, o Android 11 já havia reduzido o número de opções das configurações rápidas, que ficou ainda menor com o Android 12. Recursos como o agrupamento de alertas em pastas distintas de "Conversas" e "Notificações" foram mantidas.

Além disso, a atualização do sistema operacional também deve trazer novos widgets para personalizar o dispositivo, e devem ser aprimorados recursos como o "Girar automaticamente", o sistema de visualização Picture-in-Picture, as bolhas flutuantes de notificação e opções de acessibilidade para usuários com deficiência visual.

2. Compartilhar senha do Wi-Fi

O Android 10 trouxe a possibilidade de compartilhar as senhas do Wi-Fi a partir de QR Codes, garantindo rapidez na hora de repassar o código sigiloso para contatos e amigos próximos. O Android 12 deve aprimorar a funcionalidade, permitindo enviar o código QR com a senha do Wi-Fi por meio do Nearby Share — recurso similar ao AirDrop da Apple.

Assim, será possível repassar a senha do Wi-Fi para os amigos com ainda mais segurança e rapidez, principalmente porque o Nearby Share não requer contato direto com o usuário. O método deixa os caracteres secretos protegidos e torna ainda mais fácil compartilhar o código com várias pessoas, já que não é preciso escanear o QR Code.

3. Modo para uma mão

Uma função que vazou dias atrás e não foi flagrada ainda na prévia do Android 12 para desenvolvedores é o modo para uma mão. O recurso permite reduzir o tamanho do display do smartphone ao utilizá-lo com uma única mão, o que pode melhorar a usabilidade já que o polegar poderia deslizar pela tela com maior fluidez. A novidade, se chegar na versão estável do sistema, será particularmente útil para donos de celulares com telas muito grandes.

4. Modo para jogos

Outro rumor teoriza que o update implemente algo como um "modo para jogos". Ainda não está claro como o recurso deve funcionar, mas o site XDA Developers especula que a função seja, na verdade, capaz de controlar outras funcionalidades do celular, como ajustar a luminosidade da tela durante jogos, ou entrar no modo "Não Perturbe" enquanto acessar um game no smartphone, por exemplo.

5. Funções de privacidade

Novas funções de privacidade são esperadas para o Android 12. Recentem

... ente, o Google chegou a divulgar que o sistema operacional da companhia poderia ganhar uma função anti-rastreamento similar ao App Tracking Transparency da Apple. O update também deve trazer outro recurso bastante parecido com um já disponível no iPhone (iOS), que indica quando um aplicativo está usando a câmera e o microfone do aparelho.

O novo recurso do Android deve atribuir desenhos de câmera e microfone à barra de notificações sempre que um aplicativo acessar essas informações. Ao clicar sobre o status com os ícones desenhados, será possível verificar quais aplicativos estão usando a câmera e o microfone do aparelho no momento, além de quais acessaram os recursos recentemente. Outra função de privacidade identificada na versão para desenvolvedores permite desabilitar a câmera, o microfone e a localização do celular a partir das configurações do dispositivo.

6. Customização de temas

Entre os rumores está uma novidade que deve permitir maior customização do celular a partir de temas. Segundo informações do site XDA Developers, o Android 12 pode trazer a possibilidade de modificar as cores padrão do sistema. Acredita-se que o recurso também possa modificar as cores dos painéis e sugerir novas opções de cores ao adicionar wallpapers como tela de fundo no celular, o que substituiria o branco ou preto padrão para os temas claro e escuro.

Também há a possibilidade de customização de ícones de aplicativos que suportarem a ferramenta. No entanto, como alerta o próprio site, é possível que a customização não chegue ao usuário final do sistema operacional, já que os próprios apps costumam modificar e definir suas cores padrão do Android.

7. Hibernar aplicativos

A possibilidade de hibernar aplicativos é um rumor que chama atenção no Android 12. O recurso pode permitir que apps pouco utilizados entrem em um modo de hibernação e permaneçam "adormecidos", sem ocupar tanto a memória do dispositivo. Segundo informações do site XDA Developers, a funcionalidade pode liberar automaticamente espaço de armazenamento do celular, pois ela deve apagar a memória cache salva pelos aplicativos.

Com informações de XDA Developers (1, 2, 3, 4 e 5), GSMArena, Android Authority e 9to5Google (1 e 2)

Android ou iOS: qual o melhor? Deixe sua opinião no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo