O Google anunciou nesta quinta-feira (18) a primeira prévia do Android 12 para desenvolvedores, edição do sistema que busca reunir feedback de programadores ao atualizarem seus aplicativos para a nova versão do Android. Apesar de ser ainda o estágio inicial da atualização, já é possível conferir algumas mudanças esperadas para o novo Android, como melhorias em privacidade, suporte para novos formatos de mídia e novos aprimoramentos em notificações de apps. A expectativa é que a edição estável do sistema comece a ser liberada para todos os usuários em meados de setembro.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Dentre as novidades confirmadas pelo Google para a primeira prévia do Android 12 estão mudanças voltadas para segurança, principalmente para usuários de smartphones de empresas, com recursos capazes de simplificar senhas de perfis de trabalho e outras funções de gerenciamento.

Segundo testes do site especializado 9to5Google, serão introduzidas melhorias nas notificações dos apps, que devem abrir mais rapidamente os aplicativos, além de trazerem mais informações. Também serão suportados novos formatos de mídia, capazes de garantir melhor definição e compressão de imagens.

Uma série de vazamentos noticiados por sites especializados apontam que o update trará uma interface completamente nova para o Android, além da possibilidade de customizar áreas do sistema, modificando cores de painéis como as Configurações Rápidas. Especula-se que o Android 12 também vai trazer um recurso similar ao App Tracking Transparency da Apple, e os alertas na barra de notificações quando um aplicativo acessar a câmera e o microfone do aparelho — recurso trazido com o lançamento do iOS 14.

O Android 12 está disponível para download por desenvolvedores em celulares Google Pixel, incluindo modelos como o Pixel 3, 3 XL, Pixel 3A e 3A XL, Pixel 4 e 4 XL, Pixel 4A e 4A 5G e Pixel 5. Neste primeiro momento não é recomendado que usuários com dispositivos suportados testem o serviço, já que a prévia é voltada exclusivamente para desenvolvedores. O update também não é sugerido em celulares de uso pessoal, uma vez que o Android pode apresentar possíveis bugs e problemas neste estágio inicial.

Segundo o cronograma de lançamento do Android 12, serão disponibilizadas primeiramente três prévias para desenvolvedores nos meses de fevereiro, março e abril. Em maio, começa o período de testes de usuários da versão beta, que deve seguir até o mês de agosto. A versão estável do sistema operacional ainda não tem data prevista de lançamen

... to, mas é possível que o Android 12 esteja disponível para o público em geral em meados de setembro deste ano.

Com informações de 9to5Google (1 e 2), Google, The Verge, Audroid Authority (1 e 2) e CNET

Barra de notificações do Android sumiu, o que faço? Tire dúvidas no Fórum o TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo