O Instagram está testando uma nova forma de ocultar o número de curtidas das publicações. A rede social pode permitir que o usuário decida se quer esconder as curtidas das publicações ou se prefere mostrar os números nos posts. A descoberta foi feita pelo desenvolvedor mobile italiano Alessandro Paluzzi, que publicou as imagens do experimento no Twitter nesta quarta-feira (13). Vale lembrar que a plataforma deixou de mostrar esses dados no Brasil em 2019.

Segundo as imagens reveladas pelo desenvolvedor, seria possível ocultar ou exibir a quantidade de curtidas em fotos e vídeos específicos já publicados no feed do usuário. Para isso, basta apenas acessar as configurações do post. Também seria permitido determinar que um novo post não mostre a contagem, por meio da seção de “configurações avançadas” durante a criação da publicação. Sendo assim, a nova postagem já seria publicada sem mostrar os números.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O desenvolvedor também descobriu uma alteração no menu “Privacidade”, localizado dentro das configurações do perfil do usuário. Nos testes, a atual seção “Tags” foi substituída pelo novo campo “Posts”. Este novo local abriga uma opção que oculta a contagem de curtidas em postagens de outras pessoas em que o usuário foi mencionado.

Ainda não está claro se, a partir de uma possível efetivação do novo recurso, o Instagram voltaria a mostrar, por padrão, o número de curtidas para todos os usuários. Assim, os dados seriam escondidos apenas nas publicações previamente configuradas pelo dono do perfil. Além disso, também há chances de que a ferramenta não seja implantada de forma definitiva na rede social, já que é apenas um experimento.

O Instagram começou a esconder a contagem de curtidas dos posts em maio de 2019, durante testes no Canadá. Em julho daquele ano, a remoção chegou ao Brasil. Quatro meses depois, alguns usuários voltaram a ter acesso a essas métricas durante outra fase de testes no app, mas até hoje os números não são exibidos no aplicativo para celular. Atualmente, o número de curtidas de qualquer

... publicação ainda pode ser visto pelo Instagram Web.

Veja também: Como descurtir uma foto no Instagram

Como fazer reaparecer comentários da pessoa que você desbloqueou no Instagram? Confira no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo