A prática de trocar mensagens picantes, o chamado sexting, cresceu durante o período de isolamento provocado pela pandemia de Covid-19 no país. Uma pesquisa realizada pelo aplicativo de paquera Happn revela que 31% dos brasileiros já enviaram conteúdos eróticos na quarentena. Apesar de comum, o envio de mensagens e fotos de sexo precisa de atenção e cuidado, já que as imagens pessoais e mensagens íntimas podem ser usadas para chantagem e como forma de vingança por parceiros ciumentos.

Abaixo, o TechTudo preparou uma lista com cinco dicas de segurança que podem ajudar na hora de fazer sexting. Dentre elas estão enviar mensagens e fotos apenas para pessoas confiáveis, optar por plataformas de troca de mensagens com foco em privacidade e proteger o celular com senhas e antivírus para evitar que o conteúdo compartilhado com o parceiro ou parceira seja interceptado por terceiros ou por hackers.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Fazer sexting apenas com pessoas confiáveis

É importante que a troca de mensagens seja consensual e que o sexting ocorra entre pessoas confiáveis, porque não há como prever os riscos que podem vir acompanhados com a prática. O parceiro ou parceira pode trair sua confiança e enviar as mensagens, imagens e vídeos trocados durante as conversas para terceiros, e essa violação de privacidade pode causar danos irreversíveis em quem teve sua intimidade exposta. Por isso, é essencial que a troca de mensagens seja feita com alguém que te traga confiança e te deixe confortável e seguro.

2. Tomar cuidado na hora de tirar e enviar nudes

Uma dica importante e válida na hora de tirar e enviar nudes — como são chamadas as fotos íntimas — é evitar fotos em que apareçam seu rosto inteiro ou parte dele, ou marcas que sejam fáceis de identificar, como as de nascença, tatuagens e cicatrizes. Além disso, também é interessante evitar tirar fotos em cenários que possam ser reconhecidos por outras pessoas.

Por exemplo, se você tem fotos publicadas nas redes sociais em algum cômodo da sua casa com um quadro identificável ao fundo, fique atento para que o mesmo quadro não apareça quando for tirar um nude. Assim, você evita que terceiros descubram sua identidade mesmo nos piores casos, como quando uma foto sensual cai na rede.

3. Escolher um aplicativo seguro para o sexting

A escolha de um mensageiro com foco em privacidade também é um ponto relevante na hora de fazer sexting. Alguns recursos podem ser bastante úteis ao enviar mensagens e fotos picantes, como a autodestruição das imagens, por exemplo.

Além disso, existem aplicativos de mensagens que não exigem número de celular ou e-mail do usuário para realizar cadastro. Outros apps não permitem captura de tela de forma nativa e bloqueiam o uso de softwares terceiros de recuperação, caso o receptor tente resgatar mensagens, fotos e vídeos apagados, o que garante ainda mais privacidade e segurança.

Entre os apps com essa proposta estão o Signal, Wickr, ChatSecure, Dust, Gleeden e o próprio chat secreto do Telegram. O WhatsApp, apesar de ter a tecnologia de criptografia de ponta-a-ponta, não oferece os mesmos recursos com foco em privacidade como os mensageiros citados acima.

4. Apagar fotos e mensagens do celular

Apagar fotos e vídeos após receber e enviar as imagens é fundamental para evitar que elas sejam interceptadas por terceiros. Além disso, quando for enviar a foto para o parceiro ou parceira, certifique-se de manter o controle da cópia da imagem. As opções são desativar o back-up automático do celular para evitar que o nude fique armazenado na nuvem e esteja exp

... osto à ação de hackers, excluir a foto do dispositivo após enviá-la e pedir para o parceiro apagá-la após visualizá-la ou, caso queira manter a foto, escolher armazená-la em um local seguro por senha e criptografado.

5. Proteger o celular para evitar invasões

Outras dicas também podem ajudar usuários que insistem em manter as mensagens e imagens salvas no celular. Dentre elas estão o bloqueio do dispositivo por senha e a autenticação em dois fatores de contas, como as do e-mail e mensageiro, por exemplo. Além disso, é fundamental usar antivírus e soluções de segurança capazes de identificar vulnerabilidades no celular, já que, assim, é possível evitar que pessoas mal intencionadas e hackers invadam sua conta e interceptem as imagens.

WhatsApp bloqueia nudes? Deixe sua opinião no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo