iPhones do futuro podem ganhar câmera periscópica que permite zoom sem perda de qualidade em uma parceria com a Samsung. A nova tecnologia tende a aparecer na linha de celulares da linha de 2022 em um possível iPhone 14. A expectativa é que o componente permita aproximar a imagem em até 10 vezes, o que superaria o rival Galaxy S20 Ultra, que fornece zoom óptico de até quatro vezes sem afetar a resolução.

Informações do site especializado ETNews dão conta de que a empresa da maçã pode recorrer à gigante sul-coreana por esbarrar em problemas relacionados à patente do mecanismo. As empresas não confirmam os rumores.

Rumores de que o iPhone pode vir com câmera periscópica já vinham sendo noticiado há alguns meses. Além disso, um relatório divulgado recentemente aponta que a Apple têm buscado soluções melhores para o zoom oferecido nos aparelhos, o que reforça a chegada da nova tecnologia aos smartphones da empresa.

A colaboração com a Samsung deve ser um indicativo de que a fabricante sul-coreana pode entrar na lista de fornecedores da companhia de Steve Jobs. Atualmente a Apple já usa componentes da LG Innotek, Sharp e O-Film.

A câmera periscópica que também marca presença no Galaxy S20 Ultra e Huawei P40 Pro Plus é acoplada à lente teleobjetiva. Partindo do mesmo princípio do periscópio utilizado em submarinos, a câmera trabalha com a ajuda de um prisma responsável por refletir a luz entre a lente e o sensor para permitir aproximação sem perder qualidade de imagem.

No caso do celular mais parrudo da linha Galaxy S20, a tecnologia de câmera permite que ele combine zoom óptico com zoom digital para oferecer aproximação de até 100 vezes. No entanto, neste caso o arquivo final deve apresentar imagens pixeladas.

Veja o zoom de 100 vezes do Galaxy S20 Ultra em ação

Por mais que haja expectativa que a Samsung forneça a câmera periscópica ao conjunto fotográfico do iPhone em 2022, ainda não é possível afirmar que a empresa aceitará de fato a parceria.

Há suspeitas de que

... a fabricante sul-coreana pode não compactuar com a proposta para deixar a companhia rival sem o recurso que torna smartphones como o Galaxy S20 Ultra mais competitivos.

Com informações de Phone Arena, Apple Insider, TechRadar e 9to5Mac



>>> Veja o artigo completo no TechTudo