O Galaxy Buds Live é o fone de ouvido Bluetooth totalmente sem fio mais recente da Samsung. Vencedor do prêmio Melhores do Ano TechTudo 2020 pelo voto popular na categoria, o fone aparece com preços mais baixos em virtude da Black Friday e já é possível encontra-lo partindo de R$ 799. O preço é bem mais baixo se comparado com o lançamento de R$ 1.299 em agosto.

Com cancelamento de ruído ativo, pareamento rápido e uma proposta curiosa de design, o modelo promete som caprichado e boa ergonomia. Apesar disso, seu formato no encaixe pode decepcionar, assim como a autonomia – pelo menos em relação a outros produtos concorrentes. Confira a seguir alguns pontos positivos e negativos do Galaxy Buds Live.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

PONTOS POSITIVOS

1. Recursos premium

O fone de ouvido sem fio da Samsung tem recursos de top de linha e integração com produtos da marca. Entre as funções, se destaca a oferta de cancelamento ativo de ruídos, ausente nos demais Galaxy Buds. O aparelho permite, ainda, iniciar o Spotify com um toque prolongado sobre a superfície do fone, tem conectividade Bluetooth 5.0, dois microfones em cada lado e capacidade de interagir com a assistente virtual Bixby.

É possível também criar um tipo de audição em rede para compartilhar o som com os amigos. Além disso, o produto tem suporte a codec SBC, usado pela Samsung, e o AAC, especialmente útil para quem pretende usá-lo com um iPhone, por exemplo.

2. Pareamento rápido

Usando Bluetooth 5.0, o Galaxy Buds Live conta com suporte ao pareamento rápido que facilita a conexão do fone com dispositivos compatíveis. Com isso, basta abrir o estojo para que o fone envie um sinal e se conecte automaticamente ao celular, por exemplo.

Essa capacidade de conexão instantânea facilita a configuração do fone e torna a tarefa de usá-los tão simples como conectar o fone com cabo na saída P2. A Samsung promete também que a funcionalidade não é exclusiva de celulares, já que há suporte a um recurso parecido de conexão rápida para computadores com Windows 10.

3. Ergonomia

A Samsung defende o formato dos fones, que lembram feijões, pela ergonomia, afirmando que o desenho segue com maior naturalidade o formato da orelha e as curvas do rosto do usuário. Segundo a fabricante, isso torna o produto mais confortável e com melhor encaixe na orelha.

A ideia é que os fones se ajustem melhor ao ouvido e fiquem mais apoiados, mesmo com o usuário se movimentando o tempo todo. Outro benefício do design seria experiência de uso mais confortável, mesmo depois de horas ouvindo música ou assistindo um filme.

PONTOS NEGATIVOS

1. Encaixe

Apesar de ter o formato mais "ergonômico e confortável", segundo a Samsung, o Buds Live não é intra-auricular, como o Galaxy Buds+, e tampouco earbud, como os AirPods. O design externo pode até garantir um bom encaixe em algumas orelhas, mas não há, por exemplo, alternativas de ponteira para uma melhor adaptação por parte do usuário.

Por isso, é necessário um cuidado extra ao colocar o dispositivo na orelha. Um encaixe ruim pode tornar o uso desconfortável e fazer com que os fones caiam o tempo todo. Além disso, pode comprometer a qualidade de som e a performance do sistema de cancelamento de ruídos.

2. Autonomia

A autonomia de bateria é uma limitação perceptível do Galaxy Buds Live na comparação com outros fones. A Samsung promete 6 horas de uso nos fones e mais 15 horas po

... r meio do estojo que tem a capacidade de recuperar uma hora de som com apenas cinco minutos de carregamento. Enquanto isso, o Galaxy Buds+ da Samsung promete 11 horas nos fones e outras 11 horas com o estojo. Outro rival, o AirPods Pro, tem 5 horas de bateria e outras 19h com o estojo, totalizando 24 horas.

A diferença pode não ser muito grande, mas pode fazer diferença no uso do dia a dia. Vale ressaltar que essa menor capacidade está diretamente ligada ao recurso de cancelamento de ruído ativo, ausente no outro acessório da gigante sul-coreana. No caso dos fones da maçã, a função fica disponível e, ainda assim, a autonomia é superior no total.

Que entrada azul é essa no meu PC? Tire essa e outras dúvidas no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo