O celular se tornou um item importante na vida dos usuários, mas hoje em dia não é preciso trocar de smartphone todo ano. Mesmo os telefones mais baratos fazem diferença no bolso do consumidor e por isso é fundamental tomar os cuidados necessários para que o aparelho dure mais e não precise ser substituído em pouco tempo.

Pensando nisso, o TechTudo separou sete dicas para te ajudar a fazer o celular durar mais tempo. As recomendações vão desde ações simples como uso de capas protetoras até a atualização do sistema operacional para estender a vida útil do telefone e garantir que ele não te deixe na mão.

Nota de transparência: Shoptime e TechTudo mantêm uma parceria comercial. Ao clicar no link da loja, o TechTudo pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação.

1. Usar capinha

Por mais que se tome cuidado, deixar o celular cair de vez em quando é quase inevitável. Quando isso acontece, a capa protetora pode fazer toda a diferença, já que ela promete evitar possíveis danos no aparelho.

As capinhas protetoras estão disponíveis em uma vasta gama de materiais, modelos e preços, podendo variar desde as mais baratas, encontradas a partir de R$ 10, até os itens originais da fabricante, que podem chegar a ultrapassar R$ 100. Além de proteger o dispositivo contra choques e arranhões, a capinha ainda pode adicionar estilo ao smartphone.

2. Usar película

A película é responsável por proteger a tela do celular e garantir que ele permaneça com cara de novo mesmo após certo tempo de uso.

O acessório promete evitar trincos e arranhões no painel ocasionados por eventuais quedas ou contato com objetos pontiagudos, além de manter o bom funcionamento do touch screen ao oferecer uma camada que impede danos diretos no display.

3. Atenção ao ambiente

Os smartphones são dispositivos sensíveis e, por isso, não podem ser deixados em qualquer lugar. Portanto, é interessante prestar atenção nas condições do ambiente e espaço aos quais o telefone fica exposto. Temperaturas extremas, por exemplo, podem prejudicar a bateria e até mesmo causar danos permanentes ao aparelho.

É recomendado que o celular não seja exposto a ambientes muito frios ou quentes, sendo ideal locais com temperatura entre 15ºC e 30ºC. Lugares úmidos e empoeirados também devem ser evitados, já que tanto a umidade quanto a poeira podem estragar componentes internos. Além disso, é importante verificar se o smartphone oferece alguma proteção contra água para saber se ele pode entrar em contato com líquidos.

4. Carregador original

Usar o carregador original oferece segurança ao celular na hora do carregamento. O preço costuma ser mais elevado que outras opções, mas é uma boa dica para quem quer prolongar a vida útil do smartphone.

Os carregadores que não são autênticos costumam demorar mais para carregar e podem danificar não somente a bateria como também outros componentes internos do telefone.

5. Usar serviços de assistência técnica autorizada

O celular pode vir a apresentar algum defeito com o tempo que precisa ser reparado por um profissional. A assistência técnica autorizada existe para dar suporte em casos como esse, garantindo um conserto seguro.

Profissionais não certificados ou desconhecidos podem não ter o conhecimento técnico necessário para realizar o conserto. Sendo assim, algo que poderia ser simples pode acabar levando ao dano permanente do celular. Por isso, é recomendado optar sempre pela assistência autorizada.

6. Manter o celular atualizado

As fabricantes costumam liberar atualizações que oferecem mais eficiência ao sistema op

... eracional e trazem melhorias para a segurança do dispositivo. Por isso, verificar se as atualizações estão em dia é algo simples, mas que pode estender a vida útil do aparelho.

7. Desinstalar aplicativos que não são usados com frequência

Verificar os aplicativos presentes no celular e desinstalar aqueles que não são usados com frequência é algo interessante de se fazer de tempos em tempos. Ficar mantendo apps sem uso pode deixar o smartphone mais pesado e causar lentidão.

Por isso, tente manter no telefone somente aquilo que considerar mais importante, tentando deixar sempre um pouco de memória interna livre. Assim, o aparelho ficará mais leve e deve funcionar com maior fluidez por mais tempo.

Confira os vencedores do Prêmio Melhores do Ano 2020


>>> Veja o artigo completo no TechTudo