Apps de realidade aumentada (AR) são capazes de trazer para o mundo real algum conteúdo criado digitalmente. A interação com a tecnologia pode ser bastante imersiva, já que é possível interagir com a animação em 3D utilizando apenas a câmera do celular. A ferramenta pode ser visualizada em diversos apps de jogos, nos filtros do Instagram, Snapchat e, até mesmo, em pesquisas no buscador do Google.

Na lista abaixo, o TechTudo traz cinco apps de realidade aumentada para visualizar e interagir. A seguir, você pode conferir como encontrar animais em 3D na busca do Google e como se transformar em uma pintura da Frida Kahlo com o app Google Arts & Culture, por exemplo. Além disso, também é possível visualizar como os tênis do Michael Jordan ficam em você utilizando a câmera do celular com o app Wanna Kicks.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Google

Com uma simples pesquisa no Google é possível usar a tecnologia de realidade aumentada, isso porque o Google vem liberando animações em 3D como um dos resultados de busca desde o início do ano. A tecnologia foi apresentada na conferência anual da companhia Google I/O em 2019 e, desde então, podemos encontrar animações de animais, insetos, dinossauros e figuras de datas comemorativas como o coelhinho da páscoa e as abóboras sorridentes do Halloween.

A realidade aumentada do Google pode ser acessada ao pesquisar por "Tartaruga", "Leão", "Coala", "Mariposa" e "T-Rex", por exemplo. Após uma seção com informações gerais sobre o animal, é possível ver um quadro com a animação e, logo abaixo de seu nome, a opção "Veja em 3D". Ao tocar sobre o botão você pode visualizar o bicho na tela do seu celular enquanto ele faz movimentos típicos e emite seu som característico.

Você também pode modificar o ângulo de observação para ver detalhes sobre o animal em questão. Além disso, a realidade virtual aumentada também permite visualizar a animação em 3D no seu ambiente, basta clicar sobre a opção "Veja no seu espaço". Assim, você pode reposicionar o bichinho em cima de uma cadeira para tirar uma foto, por exemplo.

2. Wanna Kicks

O Wanna Kicks é um aplicativo que permite escolher um par de tênis para experimentá-lo utilizando a tecnologia de realidade aumentada no Android e iPhone. Para usar o app, basta tocar sobre um par de tênis do seu interesse e posicionar a câmera em direção aos seus pés. Assim, é possível visualizar como os sapatos ficariam em você e, além disso, é possível ver os detalhes do calçado bem de perto.

O app ainda traz informações sobre os tênis, com links de redirecionamento para lojas online. Ou seja, se você gostar de um par, mas estiver em dúvidas de como ele ficaria em você, pode experimentá-lo por meio da realidade aumentada e, se gostar, também é possível concluir a compra e adquiri-lo sem precisar ir a uma loja.

3. Paint Space AR

O Paint Space AR permite desenhar sobre a tela do smartphone em tempo real, utilizando a câmera do celular para decorar espaços por meio da tecnologia de realidade aumentada. O app está disponível para Android e iOS e tem funções bem legais, com efeitos que simulam chuva, neve e soltam fogos em tempo real.

O ponto negativo do aplicativo é que as funcionalidades e opções avançadas de AR são bloqueadas e é necessário desembolsar US$ 0,99 para liberá-las. No entanto, a função gratuita ainda permite desenhar com pincéis coloridos sobre a tela para interagir com o ambiente em tempo real para fazer reali

... dade aumentada.

4. Google Arts&Culture

O aplicativo Google Arts & Culture está disponível para Android e iPhone, e possui uma série de funcionalidades que utilizam a tecnologia de realidade aumentada. Pelo app, você pode visitar museus e andar por corredores das galerias usando a câmera do celular. Também pode observar os detalhes do traje do cientista Neil Armstrong, primeiro homem a pisar na Lua. Ou, ainda, pode experimentar filtros inspirados em pinturas famosas e se transformar em uma obra de arte, como a pintura "Moça com Brinco de Pérola" de Johannes Vermeer ou, então, nos autorretratos de Van Gogh e Frida Kahlo.

Pelo app, também é possível visualizar detalhes de pinturas famosas e, com o "Art Projector", você também pode posicioná-las em uma parede da sua casa utilizando a câmera do smartphone. Além disso, o Google Arts & Culture também traz animações em 3D de artefatos antigos e animais pré-históricos, e você pode modificar o ângulo de visualização para explorar e observar minuciosamente cada uma delas.

5. Snapchat

Além de aplicativos dedicados a explorar a tecnologia de realidade aumentada, também podemos vê-la em ação quando utilizamos um filtro para uma foto ou vídeo em apps como o Snapchat, TikTok e Instagram, por exemplo. Na rede social do Facebook, a tecnologia pode ser percebida em filtros que adicionam maquiagens em tempo real ou os que acrescentam objetos nas imagens, como borboletas e flores. Um dos filtros mais populares com essa proposta foi o Sasha Dog, o filtro de um cachorro vira-lata caramelo que chamou atenção por ser bastante convincente.

No Snapchat, os filtros da galeria Lenses também utilizam a tecnologia. Dentre os mais famosos, podemos destacar o filtro que muda de rosto e o que Thanos, de Os Vingadores, aparece dançando. Além deles, o filtro que mostrava obras do artista Jeff Koons espelhadas por pontos turísticos ao redor do mundo também fez bastante sucesso.

Realidade aumentada não funciona no Pokémon Go? Veja dicas para resolver no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo