O PlayStation 5 (PS5) chegou oficialmente ao Brasil nesta quinta-feira (19), com uma semana de atraso no lançamento em comparação a países como Estados Unidos, Canadá e Japão. Na hora da compra, os consumidores podem optar por duas edições: uma com leitor de Blu-ray, pelo preço sugerido de R$ 4.699, e outra totalmente digital, sem o driver de discos, por R$ 4.199. Os consoles ficaram mais baratos após aprovação de uma redução de 10% no IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), uma das taxações que incidem sobre a comercialização de videogames no Brasil.

Quer comprar consoles, jogos e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Um dos grandes destaques do PS5 está no seu controle, o DualSense, que investe nas tecnologias de feedback háptico e gatilhos adaptáveis para oferecer uma experiência tátil única, variável conforme o que acontece nos games. A ideia é que o joystick transmita diversas sensações, como, por exemplo, o tipo de textura em que um personagem pisa e a resistência de um arco e flecha. Uma demonstração do uso do DualSense está em Astro’s Playroom, um game desenvolvido pela Team Asobi que já vem pré-instalado em todas as unidades do console.

Além do hardware mais potente se comparado ao PlayStation 4 (PS4), o PS5 tem um SSD de alta velocidade. A novidade promete melhor carregamento dos games e é retro-compatível com quase toda a biblioteca do console antecessor – exceto dez títulos que não rodam no videogame.

Alguns jogos seletos do PS4, quando rodados no PS5, podem aproveitar o chamado Game Boost. O recurso oferece suporte a uma maior velocidade de carregamento, além de melhores taxas de quadros por segundo e resolução dinâmica até 4K.

Lançamento marcado pela falta de estoque

Em razão da alta demanda e dos problemas logísticos impostos pela pandemia do coronavírus (Covid-19), o PS5 já se encontra indisponível não apenas nas principais lojas do Brasil, mas também do mundo. Além disso, para evitar aglomerações, filas e acampamentos, comuns aos lançamentos de consoles, a Sony determinou que apenas lojas online poderiam comercializar a sua nova plataforma.

Grandes redes, como Amazon, Americanas, Magazine Luiza, Ponto Frio e Casas Bahia, iniciaram a pré-venda do console no fim de setembro, e as unidades vendidas começaram a ser enviadas já nesta semana. A Amazon, inclusive, chegou a antecipar a data estimada de entrega para vários consumidores, que foram contat

... ados via e-mail.

Em entrevista ao site BBC, Jim Ryan, CEO da Sony Interactive Entertainment, garantiu que a empresa está empenhada em reabastecer o mercado antes do Natal. Porém, ainda não há uma previsão exata de quando os novos lotes chegam ao Brasil.

Via BBC

Quais são os 10 melhores jogos na sua opinião? Comente no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo