Oi Play é a plataforma de streaming de vídeo da Oi. O serviço oferece um catálogo extenso com filmes, séries, programas de entretenimento, além de TV ao vivo com a transmissão em tempo real de canais mesmo se o usuário não tiver contratado TV por assinatura. Apesar de ser voltado para clientes pós-pago da operadora, o streaming também pode ser assinado por consumidores avulsos, mediante pagamento de mensalidade. A plataforma está disponível em aplicativos para Android e iPhone (iOS) e na web. Confira a seguir como funciona o Oi Play.

O que é Oi Play?

O Oi Play é uma plataforma de streaming de vídeo desenvolvida e oferecida pela operadora Oi. O serviço tem visual e funcionamento semelhante a concorrentes famosos em que o usuário acessa um catálogo de filmes, séries e programas de TV e escolhe o que deseja assistir, reproduzindo os vídeos via internet quando e onde quiser.

Quem pode assinar

Qualquer pessoa maior de 18 anos pode assinar o Oi Play. A operadora permite, inclusive, que um CPF contrate quantas assinaturas quiser, mas ressalta que a ferramenta só funciona em território brasileiro.

Clientes Oi Fibra, Oi TV, Oi Móvel pós-pago ou Combo Oi Total já possuem acesso ao Oi Play incluso nos seus planos, sem pagar nada a mais nas suas contas. O conteúdo disponibilizado varia de acordo com o plano contratado.

Planos e Catálogo

O Oi Play possui três planos diferentes. Todos eles dão acesso ao catálogo principal de séries, filmes e programas, chamado de “Coleção Oi”, e também liberam a transmissão de canais de TV ao vivo, que varia de acordo com o pacote. Os planos superiores disponibilizam, ainda, conteúdos de TV on demand de canais como Paramount+, HBO Go e Discovery Plus.

A quantidade de canais ao vivo e de canais on demand depende do plano contratado pelo usuário de acordo com a tabela a seguir:

Durante os testes realizados pelo TechTudo, os canais ESPN Brasil, ESPN 2 e ESPN Extra também estavam disponíveis no plano Oi Play Básico, mesmo não aparecendo como opção no site da operadora. Vale lembrar também que clientes Oi TV podem assistir aos canais do seu pacote pelo Oi Play.

Já o "Coleção Oi", presente em todos os planos, conta com mais de 2 mil títulos, segundo a operadora, e apresenta grandes sucessos do cinema e da TV. No entanto, poucos deles são atuais ou lançamentos. Entre as produções famosas da biblioteca estão Shrek, Meu Malvado Favorito, O Legado Bourne, clássicos como E.T – O Extraterrestre, Jurassic Park, De Volta para o Futuro e Psicose, além de alguns filmes nacionais, como Flores Raras.

O Oi Play também permite alugar filmes pela própria ferramenta, no PC ou no aplicativo Android — a função não está disponível no iOS. Entretanto, após o aluguel, é possível assistir ao título no iPhone ou iPad. A cobrança é feita em cartão de crédito.

Os valores da assinatura dos clientes externos são cobrados mensalmente e podem ser pagos com cartão de crédito. Todos os planos podem ser experimentados de graça por 30 dias.

Plataforma e recursos

O acesso ao Oi Play é realizado com as credenciais da Minha Oi. O usuário pode acessar a plataforma pelo endereço oiplay.tv/oiplay e pelos aplicativos para Android e iPhone (iOS). O serviço não possui programas nativos para smart TVs, mas é possível assistir aos vídeos por meio de dispositivos como o Chromecast.

O catálogo do Oi Play é exibido de forma convencional e já conhecida pelos usuários, com as atrações organizadas em filmes, séries e gêneros, também permitindo que o usuário pesquise pelos títulos. No entanto, a interface

... se mostrou lenta nos nossos testes tanto no PC como no celular.

A plataforma possui alguns recursos também presentes em outros serviços, como a criação de perfis individuais para cada membro da família, a opção de perfil infantil somente com conteúdos para crianças, controle parental e controle de compras por meio de código PIN.

Além disso, há uma seção chamada “Pra Trocar” que permite que o usuário troque os canais do seu plano por opções disponíveis em pacotes mais caros, utilizando uma moeda própria da plataforma, chamada de “plays”. É possível, por exemplo, trocar o Discovery Kids On e o Watch ESPN, que valem 10 plays cada, pelo Esporte Interativo Plus, que vale 20 plays. Entre os conteúdos disponíveis para troca, estão: Telecine Play, HBO Go, Fox+, Watch ESPN, CN Já!, Discovery Kids On!, entre outros.

Cada plano possui uma quantidade de “plays” pré-estabelecida:

  • Básico – 5 Plays
  • Avançado – 35 Plays
  • Top – 85 Plays

Concorrência

A principal vantagem do Oi Play em relação aos concorrentes é destinada aos assinantes dos planos da operadora, que contam com um serviço de streaming com um catálogo razoável sem pagar nada a mais na mensalidade dos seus respectivos planos. Um ponto negativo é a falta de títulos mais atraentes e atuais, constantemente incorporados a serviços rivais, que alimentam a plataforma diária, semanal ou mensalmente.

A falta de app para smart TV e a interface lenta também podem ser desvantagens da ferramenta. Contudo, para quem deseja um streaming com bons filmes para crianças e para assistir em família, aliado a um preço baixo, o Oi Play pode ser uma boa opção para contratar.

Com informações da Oi (1/2/3)

Confira os vencedores do Prêmio Melhores do Ano 2020


>>> Veja o artigo completo no TechTudo