Fones de ouvido totalmente sem fio estão cada vez mais comuns no Brasil. Há diversas opções para comprar, desde os mais simples, como Redmi AirDots, da Xiaomi, e o SHB2505, da Philips, até os modelos premium, caso de AirPods, da Apple, e Galaxy Buds Live, da Samsung. Os acessórios podem ser conectados a celulares, computadores ou até mesmo TVs por meio de Bluetooth, permitindo escutar músicas, podcasts ou assistir a filmes e séries de forma privada.

Esses fones costumam trazer um botão de cada lado ou até mesmo superfície sensível ao toque, o que pode causar certa confusão na hora de pareá-los a um novo dispositivo. Pensando nisso, o TechTudo traz a seguir um passo a passo de como usar os earbuds totalmente sem fio em diferentes tipos de aparelho. Confira.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Conectando ao celular

Fones em geral

Passo 1. Para conectar um fone totalmente sem fio a um celular Android, comece ativando o Bluetooth do aparelho. Abra a cortina de atalhos acima das notificações e toque no ícone correspondente, ou abra a função diretamente nas configurações;

Passo 2. Em seguida, retire os fones sem fio da caixinha. Se eles estiverem carregados, o usuário provavelmente verá um LED piscando para indicar modo de pareamento;

Passo 3. Em seguida, no celular, procure pelo fone na lista de itens encontrados e toque para conectar. É possível que cada lado do fone apareça de forma independente no smartphone, mas, em geral, basta conectar um dos lados para atrelar o telefone ao par de uma só vez. No caso do Redmi AirDots, por exemplo, a Xiaomi recomenda selecionar o lado direito para o pareamento.

Fone de ouvido Samsung (Galaxy Buds, Buds+ ou Buds Live)

A Samsung oferece um meio de pareamento rápido entre fones de ouvidos da marca e smartphones da linha Galaxy. Segundo a fabricante, o usuário que tiver um Galaxy Buds, Galaxy Buds+ ou Galaxy Buds Live precisa apenas abrir a caixinha ao lado do celular e esperar uma janela de configurações aparecer na tela. A partir daí, basta tocar em “Conectar” para começar a usar;

Para usar os fones da Samsung em celulares de outras marcas, é preciso adotar o passo a passo completo de pareamento acima, além de instalar manualmente o aplicativo Galaxy Wearables.

Fone de ouvido Apple (AirPods ou AirPods Pro)

O iPhone também oferece pareamento facilitado com os AirPods. Alguns segundos após abrir o estojo carregador ao lado do celular, o sistema iOS exibe um pop-up com todas as orientações para realizar a configuração. Nos AirPods de primeira geração, por exemplo, basta o toque de um botão para começar a usar. Já nos earbuds de segunda geração ou no AirPods Pro, o iPhone também guia o usuário na configuração do comando “Hey, Siri” para acionar a assistente de voz.

Os AirPods também são compatíveis com smartphones Android. Mas, aqui, a conexão deve ser realizada de modo tradicional, via pareamento Bluetooth nas configurações – a exemplo de fones em geral.

Conectado ao PC

Windows

Passo 1. Em um computador com Windows 10, acesse as configurações e selecione a opção “Dispositivos”;

Passo 2. Na primeira seção, “Bluetooth e outros dispositivos”, clique no botão na parte superior para iniciar uma nova conexão. Na janela pop-up, escolha a opção “Bluetooth”;

Passo 3. Nesse momento, retire o fone de ouvido da caixinha e certifique-se que as luzes de pareamento estão acendendo. Caso contrário, talvez seja necessário

... reiniciar o acessório – o que vai variar de acordo com o modelo. Normalmente, o procedimento é simples e acontece ao pressionar as laterais sensíveis ao toque por alguns segundos, mas vale seguir o que sugere o manual do produto. Se tudo der certo, os fones deverão aparecer na tela. Basta clicar para parear;

Passo 4. Uma vez pareado, o usuário poderá conectar ou remover o fone na seção “Áudio” do mesmo menu de configurações do PC.

MacOS

  • AirPods

A maneira mais simples de parear os AirPods ao Mac é realizando o procedimento primeiramente no iPhone. Feito isso, o acessório aparecerá automaticamente no menu de Bluetooth da barra superior do macOS. Caso não tenha um iPhone, o usuário deve realizar o pareamento manualmente.

  • Outros fones (ou AirPods sem iPhone)

Passo 1. Acesse as preferências do sistema e selecione “Bluetooth”;

Passo 2. Certifique-se de que o fone está em modo de pareamento. Em geral, basta retirar os fones da caixinha. Já nos AirPods, ocorre o contrário: é preciso mantê-los no estojo e manter pressionado o botão na parte traseira até a luz começar a piscar na cor branca;

Passo 3. No computador, certifique-se de que o Bluetooth está ligado para ver o fone na lista. Clique em “Conectar”.

Conectando à TV

Nenhuma TV vendida no Brasil oferece pareamento facilitado para fone de ouvido totalmente sem fio. No entanto, qualquer modelo é compatível com o acessório, desde que conte com conexão Bluetooth em qualquer versão. O padrão 5.0 é o melhor por garantir mais estabilidade na conexão, mas versões anteriores também funcionam bem, embora com maior possibilidade de queda.

Para conectar, é preciso buscar pelas configurações de Bluetooth e adicionar um novo dispositivo. Assim como em outros aparelhos, é preciso tirar os fones da caixa e se certificar de que estão em modo de pareamento – com exceção do AirPods, que precisam ficar no estojo e ter um botão traseiro pressionado para iniciar a conexão.

Se a TV não tiver Bluetooth, é possível conectar fone de ouvido em media centers ligado à televisão via HDMI para assistir a filmes e séries com áudio privado.

Via Apple (1,2) e Samsung

Qual é o melhor fone de ouvido por até R$ 100? Tire suas dúvidas no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo